27.1 C
Uberlândia
quinta-feira, novembro 21, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioArtigosHortifrútiFertilizantes + aminoácidos = mais tuberização da batata

Fertilizantes + aminoácidos = mais tuberização da batata

Aldeir Ronaldo Silva
Engenheiro agrônomo e doutorando direto em Fisiologia e Bioquímica de Plantas – ESALQ/USP
aldeironaldo@usp.br

A batata é considerada uma cultura-chave na produção agrícola mundial, sendo a terceira cultura alimentar mais importante do mundo. Grande parte da produção é consumida na forma in natura e em torno de 10% da produção é destinada para industrialização na forma chips e batata palha pré-frita congelada.
Com relação a essa produção brasileira, é de aproximadamente 3,5 milhões de toneladas nos Estados de Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Goiás e Bahia. Nisto, é cada vez mais importante a associação de técnicas com a finalidade de aumentar a produtividade ou evitar a perda em virtude de fatores ambientais causadores de estresse.
O uso de fertilizante com aminoácidos, aplicado de forma conjunta ou individual, propicia uma maior produção de fotoassimilados e direcionamento dos mesmos para os órgãos-drenos da planta durante a fase de tuberização.
Os fertilizantes aplicados via foliar são também importantes para a alta produtividade, pois, em geral, suas composições são compostas tanto por macro como micronutriente, que estão envolvidos em vários processos de crescimento e desenvolvimento.
Já os aminoácidos são importantes na síntese de proteínas, compostos intermediários da biossíntese de hormônios vegetais. Em ambos os casos, a deficiência de fertilizantes ou a não suplementação de aminoácidos resulta em diminuição da tuberização das batatas e também promove uma menor resistência aos estresses abiótico e biótico.

Benefícios comprovados

Entre os benefícios dos fertilizantes, em destaque os foliares, para a cultura da batata, estão a maior absorção dos micronutrientes e plantas de batata mais resistentes ao ataque de fungos e bactérias, rápida absorção dos nutrientes, sendo que, quando aplicados via solo, podem ocorrer perdas quanto aos processos de volatilização ou lixiviação, diminuindo as perdas quando aplicados nas folhas e aumentando a eficiência da técnica.
Os aminoácidos promovem vários benefícios para a cultura da batata, entre os quais o equilíbrio no metabolismo vegetal e contribui para a regulação de vários processos fisiológicos em todas as fases da cultura, como emergência, fase vegetativa, floração e maturação dos grãos.
Outro benefício é referente ao aumento da atividade fotossintética, por meio da glutamina e glutamato que, juntos, atuam na biossíntese de clorofila, resultando na produção de carboidratos que serão translocados para o processo de tuberização na batata.
Os aminoácidos também promovem a redução da toxicidade de defensivos agrícolas pelo estímulo na síntese de proteínas, facilitando as reações químicas celulares. Outro benefício dos aminoácidos é seu efeito quelante, que possibilita que macro e micronutrientes catiônicos agreguem aos aminoácidos, promovendo uma maior penetração na membrana cuticular.
A associação entre fertilizante e aminoácidos promove um maior fluxo de nutrientes e e fotoassimilados através do floema, levando a uma maior tuberização das batatas, possibilitando maior produtividade e lucratividade para os produtores.

Detalhes do manejo

[rml_read_more]

Para implementação da técnica é necessário o acompanhamento de um profissional, para garantir o máximo de eficiência da técnica. Nisto, é importante a realização de análise de fertilidade e das folhas, com o objetivo de identificar carências nutricionais.
A partir dessas análises, é recomendável a escolha de fontes que priorizem os nutrientes que estão em deficiência para a cultura da batata. Dessa forma, é necessário cuidado quanto à escolha em função da variedade de produtos comerciais com composição diferente.
Em geral, essa técnica do fertilizante com aminoácidos é aplicada via foliar em virtude das facilidades de manejo na cultura da batata. Além disso, outros pontos que contribuem para esse fato são a possibilidade de aplicação com outros compostos químicos, como bioestimulantes, hormônios vegetais e defensivos agrícolas, possibilitando assim uma redução de custo.
Grande parte da aplicação ocorre durante a fase de crescimento vegetativo, com o objetivo de promover a máxima produção de carboidratos oriundos da fotossíntese, que serão direcionados para a fase de suberização da batata.
Com relação às dosagens, é recomendável a aplicação com base nas recomendações dos fabricantes ou, no caso de fertilizantes, a partir de manuais de adubação estabelecidos para cada região produtiva. Quanto à aplicação, deve ser realizada em dias com temperatura não elevada, períodos sem precipitação pluviométrica e dias com baixa velocidade do vento.

Mais produtividade

O uso de fertilizantes mais aminoácidos propicia ganhos produtivos na batata em virtude do aumento de translocação de nutrientes e reservas de carboidratos para as raízes, promovendo assim maior desenvolvimento e qualidades nutricionais.
Nisto, além do ganho produtivo, o uso dessa técnica permite o aumento da qualidade nutricional da batata, promovendo uma dieta mais saudável para o consumo humano. Como efeito indireto dessa técnica é observada a diminuição quanto ao uso de produtos químicos para defesa da planta ao ataque de patógenos e pragas, em virtude dos benefícios oriundos dos aminoácidos e fertilizante no sistema de defesa da batata. Resulta, assim, na redução de custo e perdas oriundas do ataque.
Estudos realizados no Estado do Espírito Santo com a aplicação de fertilizantes mais aminoácidos mostram aumento produtivo em torno de 20% em comparação com o controle. Em outro estudo realizado no Estado de Minas Gerais, também foi observado que a aplicação de fertilizantes promoveu o aumento da absorção de macro e micronutrientes durante o cultivo da batata, que resultou no aumento da produção de tubérculos de batata.

Consequências dos erros

Entre os erros mais recorrentes dessa técnica, destacam-se o uso de produtos sem garantia de procedência de fabricação e composição química, podendo acarretar em efeito de toxicidade e redução da produtividade. Outro erro também comum é a aplicação de fontes inadequadas para as necessidades nutricionais da batata, causando assim o desbalanceamento nutricional e efeito antagônico dos nutrientes.
A aplicação de doses elevadas também é um erro comum, causando assim a redução de absorção de outros nutrientes e a diminuição de processos como atividade fotossintética, resultando em perdas quanto à produção de carboidratos e tubérculos de batata menores.
A aplicação em dias com temperaturas elevadas e alta velocidade dos ventos resulta em perdas quanto à volatilização e perda por deriva.

ARTIGOS RELACIONADOS

Atuação dos aminoácidos em frutas e hortaliças

Paulo Roberto de Camargo e Castro Doutor em Agronomia e professor titular da ESALQ/USP prcastro@usp.br Bruno G. Angelini Engenheiro agrônomo e Mestrando em Fisiologia e Bioquímica de...

Cross Link – O diferencial na proteção de cultivos

São mais de 10 anos de participação da Cross Link na Hortitec. Para o gerente comercial José Gilberto Trigo, estar lá é fundamental para promover o posicionamento da Cross Link como empresa focada no segmento de HF e divulgar as novidades e lançamentos disponíveis.

Cálcio, boro e aminoácidos na proteção de anomalias fisiológicas do tomate

Danielle Perez Palermo daniellepalermo@ufrrj.br Carlos Antonio dos Santos carlosantoniods@ufrrj.br Engenheiros agrônomos e mestrandos em Fitotecnia na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) Margarida Goréte Ferreira do Carmo Engenheira...

Rigrantec – A combinação perfeita

Quando falamos em produção vegetal, mais importante que analisar variáveis isoladas é aproveitar a interação que os diferentes elementos possui. Pensando nisto, a Rigrantec...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!