Comprometida em promover o avanço do campo por meio de tecnologias de proteção sustentáveis e inovadoras, a FMC, empresa de ciências para agricultura, participa do maior evento do Vale do Araguaia, o DINETEC – Dia de Negócios e Tecnologias. A feira, que acontece entre 10 e 12 de janeiro, em Canarana (MT), receberá os principais lançamentos da indústria de defensivos para as culturas de soja e milho e, também, uma palestra com a pesquisadora Alana Tomen.
No portfólio, um dos destaques é o Onsuva®, fungicida com alta performance e seletividade superior. “Esse produto é indicado para alternância dos ingredientes ativos utilizados no manejo e consequente redução da pressão de seleção dos patógenos. A formulação, balanceada com uma carboxamida inédita e de amplo espectro e um triazol altamente seletivo, proporciona um melhor manejo e rotação com outras soluções existentes no mercado, promovendo a sustentabilidade”, diz Fábio Lemos, gerente de culturas da FMC.
Na cultura da soja, o Onsuva® é indicado para mancha parda (Septoria glycines), crestamento (Cercospora kikuchii), oídio (Microsphaera diffusa) e ferrugem asiática (Phakopsora pachyrhizi).
Outra novidade lançada em 2023, que será demonstrada em campo, é o inseticida Premio® Star. Inovadora e revolucionária, a solução oferece proteção para 50 alvos biológicos em mais de 50 culturas. “Este é o único produto do mercado que oferece controle simultâneo contra as principais pragas da soja e do milho, como as lagartas Spodoptera, helicoverpa e falsa-medideira, e dos percevejos, e outros alvos secundários das plantações”, explica Fábio.
Com alta tecnologia, o Reator® é um herbicida seletivo pré-emergente que pode ser utilizado inclusive com a soja emergida, pois possui alta seletividade e a tecnologia microencapsulada, exclusiva do produto da FMC, que proporciona flexibilidade operacional ao agricultor, pois permite estender a janela de aplicação. O produto é indicado para o manejo de plantas daninhas, como capim-pé-de-galinha (Eleusine indica) e picão-preto (Bidens pilosa) na soja.
O gerente destaca que todos os atributos e inovações dos produtos da FMC poderão ser constatados durante o Dinetec: “as áreas de campo demonstrarão a utilização de todos esses produtos e os resultados em cada cultura. Ou seja, poderemos verificar, na prática, o aumento de produtividade e rentabilidade”.
Palestra
Na quarta-feira (10), às 8h30, o estande da FMC receberá Alana Tomen, pesquisadora, engenheira agrônoma e sócia-proprietária da Proteplan. Ela ministrará a palestra “Doenças na cultura da soja: resultados e conceitos para rentabilidade no controle”. O evento é gratuito e aberto ao público participante do Dinetec.
O Dinetec é promovido pela Meta Consultoria Agrícola, com apoio do Sindicato dos Produtores Rurais de Canarana e da Prefeitura Municipal. A edição deve promover a interação entre produtores rurais e empresas do setor agropecuário e acesso à exposição e à comercialização de produtos agrícolas, inovações, equipamentos e tecnologias relacionadas ao campo, tendo a possibilidade de fechar seus negócios de forma satisfatória diante do grande leque de oportunidades, além de ser um dos maiores palcos de networking.