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Giratech traz panorama completo do mercado de girassol

Caramuru celebra recorde de área plantada – crescimento de 137%, totalizando 46.393 hectares – e de recebimento - 65.467 toneladas.

Na última semana, a Caramuru Alimentos S.A., empresa brasileira que é uma das líderes no mercado de processamento de soja, milho, girassol e canola, promoveu a terceira edição do Giratech, um evento de cunho educacional e gratuito. Na edição de 2023, que contou com mais 600 pessoas, a Caramuru trouxe um panorama completo sobre o mercado do girassol, formação de custos e resultados safrinha 23/23. E para este ano bons números não faltam: a Caramuru celebra um recorde de área plantada – crescimento de 137%, totalizando 46.393 hectares – e de recebimento – 65.467 toneladas.
 

“Queremos mostrar aos produtores os benefícios de investir no girassol, uma cultura de maior tolerância à seca e com menor risco de incidência de pragas e doenças. Estes fatores, somados à menor exigência de investimentos do que outros cultivos, torna este um negócio muito atraente”, explica Túlio Ribeiro, Gerente de Girassol da Caramuru.
 

A Caramuru é pioneira no negócio de girassol no Brasil e incentiva os produtores a apostarem nessa cultura, criando oportunidades e novas fontes de renda. A unidade da empresa de extração e refino de óleos especiais é a única no Brasil a usar girassol 100% nacional. As repercussões positivas do investimento na fábrica de girassol culminaram na substituição de importação e a inserção do Brasil no mercado exportador de óleo e farelo de girassol, exportação inusitada para o Brasil.
 

A empresa vem promovendo uma série de ações para ajudar no desenvolvimento da cultura do girassol: foram R$8,2 milhões de créditos realizados, mais de R$680 mil em aquisição de plataforma, além de R$6,5 milhões em fornecimento de sementes.
 

Durante o Giratech, os participantes contaram com palestras de engenheiros agrônomos que falaram sobre a importância e os benefícios do planejamento gerencial dos custos de produção e dos desafios macroeconômicos impactando o mercado das commodities agrícolas. Túlio Ribeiro apresentou também os desafios e oportunidades no momento, tais como: a importância do plantio ser realizado dentro da janela ideal, o avanço nas áreas de milho de baixa tecnologia, a importância de se agregar novos produtores – além de aumentar a área atual de produtores.

Durante o Giratech, alguns cases bem expressivos de produtores foram apresentados, mostrando como a produtividade tem melhorado ano após ano. Um exemplo é o produtor Walter Celso Brandtner, de Silvânia, Goiás. Tendo começado o seu plantio em março deste ano, ela já conta com 122 hectares plantados e alta produtividade: média superior a 51 sacas por hectare. Também foram apresentados casos de quem plantou menos hectares e, mesmo assim, obteve boa produtividade. Foi o caso do produtor Luciano Alves de Freitas, de Maurilândia, Goiás, que em 80 hectares plantados conseguiu uma média superior a 35 sacas.
 

“Esperamos continuar incentivando o cultivo do girassol, uma cultura que se desenvolve bem nos solos do Brasil e que pode ser cultivado praticamente em qualquer canto do País”, comenta Túlio Ribeiro.

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