Ocorre nos dias 24 e 25 de maio, na paulista Ribeirão Preto, a edição 2023 do evento Herbishow, focado em inovações, tecnologias e pesquisas associadas ao controle de plantas daninhas da cana-de-açúcar. Durante o encontro, o consultor de marketing da Sipcam Nichino Brasil, Sérgio Camargo, fará uma palestra com ênfase no portfólio da companhia voltado ao setor sucroenergético. Patrocinadora do Herbishow, a empresa figura no país entre as referências na oferta de soluções agroquímicas para os canaviais.
A Sipcam Nichino produz e distribui as soluções herbicidas Sirtaki® 360 CS e Leale® SC. “Safra após safra, os produtos recebem mais adesão de fornecedores de cana-de-açúcar e de unidades produtoras de açúcar, etanol e energia. Ambos integram um portfólio robusto, com vistas ao manejo seguro e efetivo de plantas daninhas nos canaviais”, ressalta Camargo.
Conforme Sérgio Camargo, Sirtaki® 360 CS mostrou em testes e pesquisas recentes ser mais eficaz comparado a outros tratamentos. Estudos realizados nas regiões de Araras, Piracicaba e Sertãozinho, no interior paulista, informa o executivo, “respaldam o desempenho superior do herbicida no controle de invasoras”, exemplifica.
Sirtaki® 360 CS é descrito pela Sipcam Nichino como um graminicida com ingrediente ativo Clomazone, seletivo, sistêmico e com ação pré-emergente.
“O herbicida é inserido em microcápsulas revolucionárias, menores do que as tradicionais”, diz Camargo. Ainda segundo ele, a microcápsula permite que o herbicida seja aplicado durante o ano todo, até mesmo na palha da cana, sem que haja perdas em desempenho sobre invasoras de difícil controle, tais como beldroega, capim-brachiaria, capim-colchão, capim-colonião, capim-marmelada, caruru, corda-de-viola e trapoeraba e outras.
Sobre o herbicida Leale® SC, o consultor da Sipcam Nichino enfatiza tratar-se de uma solução para cana planta e cana soca, nas épocas seca, semisseca e semiúmida. “Reúne diferenciais relevantes. Por exemplo: efeito residual prolongado e controle eficiente de daninhas que dificultam o pleno estabelecimento da cultura, sobretudo as chamadas ‘ervas-problema’ capim-colonião, capim-colchão, capim-brachiaria, cordas-de-viola e merremias. Age em pós-emergência inicial e pré-emergência”, finaliza Sergio Camargo.