Telados e os parâmetros climáticos

0
39

Vivyan Justi ConceiçãoCoordenadora de P&D – Ginegarvivyan@ginegar.com.br

Tela – Foto: Ginegar do Brasil

A produção em ambiente protegido permite o manejo adequado de parâmetros climáticos, tais como temperatura, radiação solar, umidade relativa e níveis de CO2 presente no ar, para criar um microclima favorável ao desenvolvimento das mais diversas espécies vegetais.

Como resultado, temos a possibilidade de atingir incrementos de produtividade e melhorias importantes na qualidade final, bem como reduzir os custos e despesas com insumos e mão de obra.

Os telados são uma ótima alternativa de modelo de projeto de cultivo na relação custo/benefício, pois propiciam menores oscilações microclimáticas possibilitando incrementos de produtividade de até 40%.

Simultaneamente, permitem que o produtor rural continue colhendo, mesmo nos períodos de sazonalidade comuns no cultivo em campo aberto. Assim, o produtor programa melhor a sua oferta no mercado, obtendo retornos financeiros mais altos.

A caminho do sucesso

É importante destacar que o sucesso no cultivo em telados depende de alguns fatores: escolha correta da variedade, espaçamento entre ruas e plantas, tratos culturais e, obviamente, os tipos de telas que serão utilizadas no topo (sombreamento) e nas laterais.

Caso o produtor rural erre nessa etapa da escolha das telas, certamente as plantas não expressarão todo o seu potencial genético e, por consequência, o produtor deixará de obter lucros adicionais e aumentará as suas perdas.

Comumente, na produção de hortaliças, a faixa de luminosidade necessária é entre 60.000 e 80.000 luxes, parâmetro que é controlado pelo emprego da tela correta no projeto de telado. Portanto, a escolha correta da tela de sombreamento e das laterais, além de permitir o manejo correto da radiação solar incidente, também permite que o empresário rural obtenha mais controle da temperatura, umidade relativa, ventilação e incidência de insetos.

Conversão de luz por meio da tela Chromatinet®

As telas fotoconversoras Chromatinet® convertem “faixas de luz“ menos aproveitadas pelas plantas no processo fotossintético em comprimentos de onda com maior efetividade, como azul, vermelho e vermelho distante, estimulando o fitocromo, responsável pela germinação de sementes, alongamento do caule, expansão das folhas, desenvolvimento do sistema radicular, síntese de antocianina e carotenoides, ou seja, as plantas têm maior desenvolvimento, crescimento e produção por receberem maior quantidade de radiação PAR, na faixa de 400 a 700 nm.

A Chromatinet combina tecnologia e aditivos especiais extrusados em multicamadas, disponível em diferentes cores e níveis de sombra. Pode ser confeccionada em fitas (raschel) ou fios (monofilamento). A escolha correta depende da cultura e condições climáticas de cada região.

Controle microclimático pelo uso da tela Aluminet®

A tela termorrefletora Aluminet®, assim como a Chromatinet, também pode ser usada para a cobertura de telados para hortaliças. Esta tela de sombreamento aluminizada reflete parte da radiação solar e reduz a entrada de calor para o ambiente, promovendo a redução da radiação em excesso e diminuindo a temperatura.

Além disso, a maior parte da luz transmitida é na forma difusa, reduzindo o “efeito sombra e aumentando o aproveitamento de luz pelas plantas, principalmente pelas folhas baixeiras.

A redução da temperatura em até 8ºC e o aumento da luz difusa reduz o estresse das plantas em condições de alta incidência luminosa. Assim, aumenta a taxa fotossintética e, consequentemente, a produtividade. Outro benefício da tela Aluminet é a redução na queima de folhas e frutos, distúrbios comuns em hortaliças cultivadas em campo aberto.

Assim como a redução de temperatura durante o dia, o Aluminet proporciona a redução na perda de calor durante a noite em condições de baixa temperatura, pois a radiação que entra durante o dia demora mais a se dissipar pela reflexão da energia no interior do telado.

Como benefício, pode-se evitar prejuízos decorrentes de geadas de inversão térmica, bem como reduzir a presença de condensação de água sobre as folhas e frutos evitando, principalmente, perdas ocasionadas por doenças fúngicas.

A tela termorrefletora Aluminet® é fabricada em diferentes porcentagens de sombreamento (35 a 80%), o que permite controlar a intensidade luminosa de acordo com as necessidades de cada cultura.


Quatro razões para o uso de Aluminet e Chromatinet em projetos de telado:

Œ O uso de telas adequadas com resultados comprovados em projetos de telado promove incremento de produtividade e aumento da qualidade de folhas e frutos: as hortaliças cultivadas sob as telas Aluminet e Chromatinet produzem folhas maiores e mais macias, além de mais saborosas. Esse resultado é devido ao aumento da área foliar para otimizar a captação da luz, que é uma resposta fisiológica da planta ao mecanismo de sombreamento. As plantas cultivadas sob intensa radiação solar (pleno sol) apresentaram folhas mais espessas e menores, mecanismo de proteção e redução da transpiração. Ambas as situações são respostas fisiológicas ao alívio do estresse, tanto de temperatura quanto de luminosidade, se for o caso.

 As telas fotoconversoras promovem melhor performance do material genético: estudos realizados demonstram que o uso da Chromatinet Vermelha com 20% de sombreamento aumentou em 5% o peso dos frutos e 20% o número de frutos por planta, comparado com a tela preta de 30%, que corresponde ao aumento de 12% na produção por planta. Além de melhor produtividade, o uso das Chromatinets em substituição à tela preta promove redução do problema de queima de frutos, aumentando a qualidade dos produtos; o que garante melhor classificação de qualidade no momento da comercialização.

Ž As telas fotoconversoras possuem difusão da luz enquanto as telas pretas não: a tela Chromatinet difunde a luz que entra na estrutura de forma que incide nas plantas de maneira mais uniforme e por todas as direções. Já a tela preta não possui essa capacidade, o que faz com que a planta ocasionalmente sofra queimaduras. Quando a parte comercial da planta sofre essa queimadura, a comercialização do produto pode ser prejudicada.

 As telas termorrefletoras auxiliam no controle de temperatura, reduzem doenças de sistema radicular e a incidência de distúrbios fisiológicos: dentre os maiores benefícios do uso da Aluminet estão o melhor desenvolvimento das plantas, redução da temperatura na solução nutritiva em sistemas hidropônicos (menor ocorrência de doenças do sistema radicular, como Pythium, e distúrbios fisiológicos, como deficiência de cálcio (“tipburn“)) , melhor pegamento e redução na queima de frutos para tomate e pimentão, menor ocorrência de frutos tortos de pepino, dentre outros.


Tecnologias de ponta

A Ginegar, empresa israelense com mais de 50 anos, especializada em tecnologias de plásticos e telas para o mercado agrícola de forma geral, possui em seu portifólio inúmeras soluções que atendem diferentes condições climáticas nas mais variadas regiões produtoras de hortaliças no Brasil e no mundo.

Para saber qual a melhor tela para o seu cultivo, a Ginegar possui uma equipe técnica especializada em controle de microclima em ambiente protegido. Dessa maneira, o produtor rural obterá um diagnóstico criterioso das necessidades fisiológicas da cultura, das condições climáticas ideais e, por fim, quais tipos de telas de sombreamento serão mais efetivos, de modo que as melhores produtividades, qualidade e rentabilidade final sejam alcançadas.