19.6 C
Uberlândia
sábado, julho 27, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioMercadoImportação movimenta $140 bilhões de janeiro a outubro

Importação movimenta $140 bilhões de janeiro a outubro

Por: Helmuth Hofstatter

Importação – Foto: Internet

A pandemia do Coronavírus impactou diversos setores da economia e a logística internacional não escapou desse cenário. Nos primeiros meses de pico da contaminação, a paralisação do comércio fez com que a Importação diminuísse seu ritmo expressivamente. Por isso, o primeiro semestre do ano trouxe um baque para muitas empresas que atuam no comércio exterior.

Já a segunda metade do ano chegou com um pouco mais de esperança e foi possível ver uma melhora nas previsões. Houve a reabertura do comércio e, em conjunto, a notícia do início do mês de outubro de que o Fundo Monetário Internacional (FMI) melhorou sua projeção para o Produto Interno Bruto (PIB) do país em 2020: de uma queda de 9,1%, a previsão passou a apresentar uma retração de 5,8%. Já para 2021, a previsão é de que haja um crescimento de 2,8%. Mesmo assim, o panorama geral ainda pede cautela e muito planejamento estratégico em 2021.

Números levantados pela equipe da LogComex em sua plataforma de inteligência mostraram que, em comparação ao mesmo período do ano anterior, a importação movimentou 140 bilhões de dólares em valor FOB — esse valor representa 18% a menos que nos 10 primeiros meses de 2019.

Coronavírus: quais foram os setores mais atingidos na Importação?

A Importação é, praticamente, um reflexo da produção interna do país. Portanto, com o impacto negativo da pandemia nas atividades produtivas, a queda nas importações é inevitável. Também em levantamento realizado pela equipe da LogComex, foram analisados os números de Importação de cinco setores:

  • Automotivo;
  • Alimentício;
  • Químico
  • Têxtil
  • Eletrônico.

Dos cinco setores estudados, os que apresentaram maior queda no valor FOB acumulado de 2019 para 2020 foram o automotivo, com queda 33%; e o têxtil, com queda de 23%. Para a indústria automobilística, os números negativos se devem à grande paralisação da atividade produtiva no Brasil nos primeiros meses de propagação da Covid-19.

O cenário para a indústria automotiva é repleto de desafios. O volume de produção aumentou nos últimos meses, mas os impactos econômicos foram muito acentuados — por isso, o ritmo de crescimento está lento e deve se manter assim por um tempo.

Na indústria têxtil, que também sentiu a crise com mais força, mais de 70 mil vagas de emprego foram fechadas segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). Esse panorama também se explica pela paralisação das linhas produtivas no início da pandemia. O número exemplifica de maneira triste e clara a crise enfrentada pelas indústrias.

Análise de mercado: vantagem competitiva em tempos de crise

Prever o futuro com 100% de assertividade, infelizmente, não é uma realidade possível quando se trata de negócios. Porém, é possível ter mais segurança ao se tomar decisões estratégicas por meio dos dados. Rever e repensar os planos não é uma tarefa que deve deixar de existir, mas a diminuição de riscos diante de crises como a que se enfrenta atualmente é possível com a análise de mercado.

A pandemia do Coronavírus chegou deixando explícita essa necessidade de maneira cruel para muitas empresas, que atualmente enfrentam as consequências de não terem se preocupado com o estudo de informações valiosas para o negócio. A LogComex é uma empresa que desenvolve soluções tecnológicas de estudo e análise de mercado, possibilitando que empresas atuantes no comércio exterior estejam preparadas mesmo em realidades caóticas como a de 2020.

Mensalmente, a LogComex produz um infográfico com os dados mais relevantes da Importação, exemplificando o poder da ferramenta e as possibilidades de análises disponíveis aos importadores. Neste material, além dos valores totais de importação, é possível observar um panorama sobre:

  • Os valores totais de frete;
  • Informações sobre rotas e fretes na Importação marítima;
  • Dados sobre a Importação marítima;
  • Dados sobre a Importação aérea;
  • Dados sobre a Importação de setores importantes para a economia global.

Sobre a LogComex
A Plataforma LogComex traz ao mercado maior transparência e automatização das operações de logística internacional, transformando a maneira como as empresas enxergam o mercado. Através de uma tecnologia desenvolvida a plataforma coleta e processa milhares de dados para gerar uma visão panorâmica, indicando previsibilidade e transparência para toda cadeia logística. São realizadas a automação e integração entre os fornecedores, garantindo transparência e eficiência. O programa tem como base as operações que ocorrem no Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai, EUA, a plataforma ainda é dividida em três módulos: Tracking Real Time, RPA Automação/Integração e Big Data Analitycs. Para saber mais, acesse – http://www.logcomex.com/
 
Sobre Helmuth Hofstatter
Empreendedor apaixonado por tecnologia e inovação, possui mais de 12 anos de experiência no segmento de logística internacional, fundador da LogComex, startup de big data, inteligência e automação para logística internacional. É especialista em gestão de produtos e nas mais diversas soluções voltadas ao universo do comércio exterior.

ARTIGOS RELACIONADOS

O que altera o preço da soja?

O preço da soja está alto (embora nunca o suficiente para o agricultor), mas bem acima das suas médias históricas.

STIHL apresenta lançamentos para o mercado florestal

Evento acontece em Guatapará (SP), região de Ribeirão Preto, a partir do dia 9 até 11 de agosto, com diversas atrações para profissionais do segmento.

Mercado do milho encontra sustentação pela frente

Segundo o relatório divulgado, maiores deteriorações da produção de milho tanto na Argentina quanto nos EUA podem acentuar esse cenário.

Produção de cana pode diminuir até 60%

A história brasileira passa pela cana-de-açúcar. A primeira muda da planta chegou ...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!