23.1 C
São Paulo
quinta-feira, janeiro 20, 2022
- Publicidade -
- Publicidade -
Inicio Revistas Grãos Inoculante brasileiro traz ganho de produtividade

Inoculante brasileiro traz ganho de produtividade

Créditos: shurtterstock

O uso de fertilizantes é essencial para o desenvolvimento das culturas. O fósforo é um dos nutrientes importantes, pois é responsável pela produção de energia nas plantas. O mineral auxilia o sistema radicular e, com raízes bem formadas, a cultura consegue suportar melhor os estresses do campo, como a seca, por exemplo.

Além do fósforo, outros dois minerais são fundamentais: nitrogênio e potássio. Os três formam a conhecida mistura NPK (nitrogênio, fósforo e potássio), amplamente utilizada no País. Entretanto, a maior parte dos fertilizantes aplicados nas culturas é importada.

O poder dos microrganismos

Diante da demanda do setor agrícola por novos produtos, pesquisadores da Embrapa Milho e Sorgo desenvolveram um inoculante – produto biológico formado por microrganismos – para melhorar a absorção de fósforo pelas plantas.

A pesquisa, que durou 18 anos, analisou 450 bactérias e duas delas foram escolhidas para desenvolver o produto: Bacillus subtilis (B2084) e Bacillus megaterium (B119). Estas bactérias são usadas na composição de um biofertilizante que ajuda na absorção do fósforo retido no solo e, também, aumenta a eficiência do adubo fosfatado que o agricultor aplica nas culturas.

A coordenadora da pesquisa, Christiane Paiva, explica que “cerca de 70% do fósforo que aplicado no solo não é utilizado. Ele vai acumulando ano a ano, vai formando uma poupança e a gente tem que recuperar isso de alguma forma”.

As bactérias liberam ácidos e enzimas que quebram as moléculas do mineral que está indisponível. “Cada bactéria apresenta um mecanismo diferente e, quando são colocadas juntas, esses mecanismos se somam e o efeito é melhor. As cepas das bactérias conseguem fazer com que uma maior quantidade de fósforo seja absorvida, recebendo em troca compostos para o crescimento delas, como fontes de carbono: ácidos orgânicos e açúcares.

Inicio Revistas Grãos Inoculante brasileiro traz ganho de produtividade