14.6 C
Uberlândia
quinta-feira, maio 30, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioNotíciasInstituto Agronômico e Coopercitrus lançam Programa Drones SP

Instituto Agronômico e Coopercitrus lançam Programa Drones SP

A união de esforços pretende levar a pequenas e médias propriedades a tecnologia de aplicação de defensivos agrícolas por drones

Divulgação

A Coopercitrus – Cooperativa de Produtores Rurais, firmou parceria com o Centro de Engenharia e Automação (CEA), do Instituto Agronômico (IAC), para lançar o Programa Drones SP. A iniciativa tem como objetivo assegurar que a pulverização por drones seja realizada com assertividade, fornecendo indicadores de qualidade que permitam um entendimento aprofundado do funcionamento eficaz da tecnologia.

O diretor do Centro de tecnologia e automação do IAC, Hamilton Ramos, enfatiza a importância dos drones para os agricultores, proporcionando um manejo de lavouras mais preciso, eficiente e sustentável. “Isso facilitará a transferência de conhecimento essencial para técnicos e agricultores que utilizam drones em suas atividades”.

“Somos referência na comercialização, no treinamento e no suporte técnico para o cooperado que adquire o drone e mais uma vez saímos na frente com essa parceria. O nosso propósito não é apenas vender o drone, mas dar todo suporte, apoio, informação para pequenos e médios produtores para que eles façam bom uso da ferramenta”, salienta Fernando Camarim, gerente de serviço de tecnologia agrícola da Coopercitrus.

André Rossi, gerente de Desenvolvimento Técnico de Mercado da Coopercitrus, enfatiza a importância da eficiência nas aplicações para o avanço agronômico. “O Drone é uma ferramenta excepcional, que oferece um vasto leque de possibilidades aos produtores. No entanto, uma aplicação criteriosa é fundamental. Por isso, buscamos a parceria com o IAC para assegurar essa eficácia.”

Rossi destaca que, com essa parceria, os produtores rurais terão informações para otimizar a aplicação de insumos via drone, como o melhor horário, a vazão ideal, a velocidade apropriada, a altura exata de pulverização e os produtos mais adequados. “Estamos diante de uma série de avanços agronômicos que impulsionam o desenvolvimento da tecnologia de aplicação por drones. Assim, honramos nosso compromisso de aumentar a produtividade dos cooperados, usando insumos de maneira eficiente e maximizando a rentabilidade dos produtores.”

O secretário Guilherme Piai destaca a importância dessa parceria. “A agricultura de precisão traz lucratividade para o produtor, melhorando o manejo e diminuindo o desperdício”. Piai ressalta a Coopercitrus como um pilar de credibilidade, com seus 40 mil associados e uma equipe de centenas de técnicos, que fornecem o suporte necessário para que os pesquisadores possam assegurar resultados efetivos nas aplicações.

Parceria que transforma o campo
Ramos explica que o resultado deste trabalho chegará ao produtor rural de diferentes formas: “Dentre elas, queremos desenvolver um curso focado para aqueles que já realizaram o CAAR (Curso para Aplicação Aeroagrícola Remota) com foco na regulagem do equipamento e como usar esse produto na agricultura, trabalhando as boas práticas de tecnologia de aplicação. Queremos com esse projeto gerar economia, eficácia, reduzir problemas de resistência, contaminação na produção e custos, além de garantir aumento de lucro ao produtor”.

A Coopercitrus acompanhou a evolução da tecnológica dessas aeronaves que permitem que os agricultores alcancem mais eficiência no campo e é pioneira no mercado de drones agrícolas, oferecendo as melhores soluções em venda, manutenção, assistência técnica e capacitação para operação dessas aeronaves.

ARTIGOS RELACIONADOS

Corteva Agriscience leva à Coopercitrus Expo 2022 soluções e inovações

A Corteva Agriscience participa, de 25 a 29 de julho, em Bebedouro (SP), da Coopercitrus Expo 2022.

Drones se tornam aliados de produtores rurais

Custo benefício do equipamento pode ser 70% menor do que um pulverizador com a mesma capacidade de aplicação

Drones são capazes de melhorar pulverização

Em testes de pulverização, drones conseguiram atingir melhor a parte interior das plantas de soja em comparação aos tratores e aos borrifadores costais.

Coopercitrus inaugura unidade em Boa Esperança

Nova loja conta com completo portfólio de produtos e serviços da cooperativa para proporcionar ao produtor rural tudo o que for necessário para sua produção agrícola em um único lugar.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!