20.6 C
Uberlândia
sexta-feira, março 29, 2024
- Publicidade -
InícioEventosInsumos como sementes são destaque na AgroBrasília 2022

Insumos como sementes são destaque na AgroBrasília 2022

Crédito Divulgação

A Feira reflete o potencial de produção de sementes do próprio Distrito Federal, principalmente sementes de soja – a exportação local chega atualmente a 40 mil toneladas. Estima-se que o mercado distrital de sementes da cultura movimente em torno de R$ 20 milhões por ano-safra. Nos anos de 2017 e 2018, mais de 30%, ou cerca de 27 mil hectares da área plantada total da região eram destinados ao segmento, de acordo com levantamento da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

A AgroBrasília 2022 ocorre de 17 a 21 de maio, retomando o formato presencial, no Parque Tecnológico Ivaldo Cenci, no PAD-DF (no Km 5 da BR 251, sentido Brasília-DF/Unaí-MG), das 8h30 às 18 horas. Haverá ainda atividades virtuais, que poderão ser acompanhadas pela plataforma https://digital.agrobrasilia.com.br/.

Na Feira, são inúmeras as chances que os produtores têm de conhecer o potencial das cultivares, podendo escolher assim as sementes mais adequadas à sua região. No Parque, as empresas de genética vegetal demonstram seus produtos em plots, estruturas fundamentais para que o produtor entre em contato com a performance de diversas variedades de sementes.

Outra oportunidade que a Feira traz é a tradicional Competição de Cultivares de Soja, cujos resultados são divulgados sempre no primeiro dia da AgroBrasília (17 de maio). Por meio da competição, os agricultores podem ainda observar a qualidade de desenvolvimento da raiz e a variedade genética das sementes. “Esperamos para 2022 produtividades crescentes, que devem surpreender. E o produtor dessa macrorregião tem aguardado o resultado da competição para somente então escolher a melhor cultivar para a próxima safra”, afirma o presidente da AgroBrasília, Ronaldo Triacca.

O presidente da AgroBrasília acrescenta que todos os espaços destinados a insumos no Parque estão comercializados, mais um fato que mostra o peso do segmento nos resultados da Feira como um todo. “Além das empresas de sementes, temos as de defensivos, as de fertilizantes. Chegamos a abrir, para esta edição, uma nova rua para o setor, que vai comportar mais dessas empresas. A nossa expectativa é a de que a Feira em 2022 seja ainda maior e supere recordes.”

Engenheiro agrônomo da Cooperativa Agropecuária da Região do Distrito Federal (Coopa-DF) e responsável pela avaliação das etapas do ensaio da Competição de Cultivares de Soja, Lafayette Machado registra que o DF, desde os anos 1980, se destaca como região sementeira, pela sua altitude e clima e estação seca bem definidos, que naturalmente contribuem para a qualidade da semente.

As empresas que se inscrevem na competição somente têm que trazer seus respectivos materiais para o plantio, que nesta edição foi feito nos dias 26 e 27 de outubro de 2021. Depois disso, a equipe da AgroBrasília assume todos os cuidados com as lavouras, sob condições isonômicas. São 17 hectares destinados à competição, sendo 1,2 mil m² para cada um dos materiais inscritos. Uma prévia das cultivares e dos resultados foi apresentada no Dia de Campo da Competição de Cultivares, que ocorreu em 4 de fevereiro.

Participam da Competição de Cultivares 2021/2022 14 empresas – Dois Marcos, FT Sementes, Nidera Sementes, Soytech Basf, Corteva, Araguaia, Advanta, Embrapa, Credenz Basf, Syngenta Nidera, Triunfo, Brevant, Bayer e NK Seeds Syngenta. O concurso tem patrocínio da Bayer, da Koppert e da Dimicron.

A AgroBrasília é uma realização da Coopa-DF, com o apoio da Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento Rural do Distrito Federal (Seagri-DF), da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal (Emater-DF) e da Centrais de Abastecimento do Distrito Federal (Ceasa-DF).

ARTIGOS RELACIONADOS

Importância da amostragem de sementes

Acompanhar as características físicas, fisiológicas, genéticas e sanitárias da semente durante todas as etapas da produção é fundamental. Com isso, podemos ter maior assertividade na obtenção de sementes de alta performance, busca constante em um cenário cada vez mais competitivo e, portanto, exigente.

ABCSEM tem novos gestores à frente da entidade em 2022

Associação tem nova presidente no comando e será conduzida por um novo secretário executivo, que estará à frente das relações institucionais.

Produtor concilia inovação e tradição para obter bom resultado na produção

Uma das ferramentas utilizadas pelo agricultor João Puliezes Merlo é a tecnologia Advanced da Soesp que completa uma década e acaba de ganhar nova embalagem para as sementes forrageiras.

GDM consolida sua posição no mercado de genética de soja na África do Sul

Através da marca DONMARIO, o grupo lançará cultivares que impulsionarão a produtividade nas lavouras.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!