31.6 C
Uberlândia
terça-feira, setembro 17, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioNotíciasIntensidade do El Niño impacta o agro brasileiro

Intensidade do El Niño impacta o agro brasileiro

Fenômeno ganha força e coloca o setor em alerta.

De acordo com a Administração Oceânica e Atmosférica (NOAA), o fenômeno climático conhecido como El Niño está ganhando cada vez mais força e a previsão é que atinja sua maior intensidade entre outubro e novembro. Há ainda a probabilidade de mais de 95% de persistir até o final do ano e acima de 90% para o trimestre de janeiro a março de 2024.

Créditos: Divulgação

Com a sua intensidade, surgem desafios significativos para o setor agrícola brasileiro. As irregularidades nas chuvas podem afetar o planejamento das safras e a antecipação do fim das chuvas de verão pode prejudicar a produção de safrinhas. Regiões agrícolas importantes, como o Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia), podem enfrentar chuvas abaixo da média, enquanto o Sul do Brasil, principalmente na primavera, corre o risco de fortes tempestades com ventos e granizo. Além disso, as condições climáticas favoráveis ao surgimento de pragas e doenças podem afetar negativamente as plantações.

Uma outra preocupação que deve ser levada em consideração é o impacto que isso terá na inflação dos alimentos, principalmente nos hortifruti, cuja produção está concentrada nas regiões Sul e Sudeste do país. Romário Alves, CEO e Fundador da Sonhagro, uma rede especializada em crédito rural, alerta para a importância de os produtores estarem atentos às previsões climáticas e investirem em ferramentas estratégicas, para minimizar os riscos e os impactos do El Niño. Segundo ele, um planejamento cuidadoso é fundamental para enfrentar os desafios que o fenômeno climático traz para o setor agrícola brasileiro.

“Frente a essa situação desafiadora, a colaboração e cooperação entre os produtores rurais, especialistas e autoridades se revelam fundamentais para encarar os obstáculos ocasionados pelo fenômeno El Niño, elaborando estratégias eficazes e sustentáveis com o intuito de proteger o setor e assegurar a continuidade da produção no Brasil” conclui Alves.

ARTIGOS RELACIONADOS

El Niño “dos extremos” prejudica planejamento da safra de grãos

Excesso de chuvas no Sul e precipitações abaixo do esperado no Centro-Oeste atrasam a semeadura da soja e podem prejudicar a janela ideal de cultivo de milho safrinha.

Tecnologia reduz perdas causadas por El Niño

Especialistas explicam como modernas ferramentas presentes em maquinários agrícolas e nos sistemas de irrigação estão prevenindo prejuízos maiores com fenômeno climático que atinge todo o país.

El Niño impõe mudanças na estratégia de plantio de milho

Equipe da Stoller do Brasil aponta para atenção no momento da semeadura e cuidados em práticas preventivas que devem ser intensificadas.

El Niño provoca alterações na circulação geral da atmosfera

Essa anomalia foi uma descoberta de pescadores na costa oeste da América do Sul, próximo do litoral do Peru.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!

66130 64797