27.6 C
Uberlândia
segunda-feira, abril 22, 2024
- Publicidade -
InícioNotíciasInvestimento em água de reuso é iniciativa de sucesso do setor industrial

Investimento em água de reuso é iniciativa de sucesso do setor industrial

80% de toda água consumida por multinacional alemã é de reaproveitamento; uso eficiente do recurso é uma das metas globais de sustentabilidade da companhia.

Conforme a Confederação Nacional da Indústria (CNI), 2,3 milhões de litros de água são retirados dos rios para uso industrial. Responsável por 21% de participação no Produto Interno Bruto (PIB), o setor industrial aparece em segundo lugar no ranking de utilização do recurso hídrico no país, representando 22% do total. Os números comprovam que a utilização da água na indústria é indispensável, assim como as ações sustentáveis por parte dessas empresas. Por isso, o comprometimento com a gestão hídrica eficiente já é uma realidade adotada por boa parte das indústrias no Brasil, como a Kärcher, especialista em limpeza doméstica, profissional e industrial.

“A Kärcher atua para solução de desafios globalmente relevantes como parte de sua atividade principal. Nosso objetivo é reduzir ao mínimo os impactos ambientais das nossas atividades”, destaca Marco Dutra, Managing Director da Kärcher no Brasil.

Referência no segmento de limpeza, a multinacional alemã desenvolve soluções e cria produtos com foco na economia de água e redução da pegada ambiental. O investimento em água de reúso é uma das iniciativas de sucesso da companhia e integra o seu compromisso global com a gestão hídrica eficiente. “A prática representa, primeiramente, o cuidado com esse recurso essencial para as atividades industriais, mas também gera redução de custos em vários processos”, explica.

Em 2022, a Kärcher consumiu 28.000m³ de água de reúso para a realização de testes de máquinas e limpeza do chão de fábrica. Essa economia é possível devido ao sistema fechado para alimentação de água da chuva, captada pelo telhado da unidade de tratamento da empresa em Vinhedo/SP.

Além desta ação, as lavadoras de alta pressão da marca economizam até 80% de água em comparação com a mangueira de jardim comum e possuem baixo gasto de energia. A tecnologia utilizada nas lanças das lavadoras foram patenteadas e possuem certificação do Instituto Fraunhofer por gerarem economia de tempo, água e energia. “Ainda é possível utilizar água de reúso na lavadora de alta pressão para limpar a casa, por exemplo, o que aumenta ainda mais a economia”, comenta Dutra.

Há dez anos, a Kärcher, em parceria com a Global Nature Fund, fundação internacional para o meio ambiente e a natureza, também trabalha para proteger mananciais de água em todo o mundo, com ações, como o apoio para projetos de água potável nos países do hemisfério sul. “Estas atividades incluem a construção de poços, bem como o uso de equipamentos Kärcher para tratamento de água. Todos os projetos melhoram o cotidiano das pessoas e conscientizam sobre o quão crucial é a água limpa para nossa qualidade de vida geral”, conclui.  

ARTIGOS RELACIONADOS

Por que o agronegócio é um pilar fundamental

Especialista em investimentos para o segmento agro comenta aspectos importantes do desempenho do setor.

Biorreguladores e o estresse hídrico na cenoura

Biorreguladores, os aliados silenciosos no cultivo de cenouras, desvendam seu potencial diante do estresse hídrico, garantindo uma produção resiliente.

Investimento do setor florestal chega a R$ 35,5 bilhões até 2023

O setor representado institucionalmente pela Indústria Brasileira de Árvores (Ibá), que reúne empresas que têm nas árvores cultivadas a base da sua produção, oferecendo bioprodutos e...

Recorde de importação de fertilizantes

Os primeiros cinco meses de 2021 apresentaram o maior volume importado de fertilizantes ...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!