A 46ª edição do Congresso Brasileiro de Pesquisas Cafeeiras, realizada de 18 a 21 de outubro em Poços de Caldas (MG), além de tradicional encontro para difusão de pesquisas e novas tecnologias para a cultura, é também um espaço importante para as empresas reforçarem a divulgação de seu portfólio junto aos produtores, parceiros e visitantes.
De acordo com o engenheiro agrônomo da Satis, César Pirajá, que acompanha o comportamento dos cafeeiros, a empresa mineira especialista em nutrição vegetal registrou uma excelente movimentação em seu estande, com destaque para a busca de informações sobre o Tatic. “É um produto que veio para revolucionar o mercado”, salienta Pirajá.
Resultado de pesquisas coordenadas pela Satis, o produto foi um dos principais lançamentos para a temporada 2021/22. Trata-se de um fertilizante mineral complexo elaborado a partir do cobre (Cu) em suspensão concentrada para fortalecer as defesas naturais da planta e otimizar o manejo de lavouras.
Até chegar à formulação final, foi feita uma série de estudos científicos e desenvolvida a molécula principal em conjunto com pesquisadores acadêmicos. O Tatic contém a técnica ‘indução de resistência’, que estimula ativa o sistema imunológico das plantas contra doenças e aumenta a eficiência de outros produtos combinados.
Mais novidades
Outro produto divulgado no estande da Satis foi o Mathury, já bastante conhecido pelos produtores. Pesquisas já demonstraram que pode provocar um aumento na quantidade de fruto cereja, quando o grão atinge o estágio de maturação fisiológica completa e está no ponto ideal para colheita.
Mathury contém aditivos específicos que contribuem para uma série de processos fisiológicos importantes da planta, como concentração de açúcares, melhora da cor e do sabor e amadurecimento de ramos e frutos.
Pirajá informa que também houve busca de informações pelo Fulland, formulação desenvolvida com componentes que promovem a produção de substâncias de autodefesa das plantas, sendo indicado para várias fases de desenvolvimento da planta, e pelo Sturdy, fonte de fósforo enriquecida com extrato de algas que oferece melhor desempenho, especialmente sob condições adversas nas quais a demanda energética da planta é maior.
“A linha de biológicos e a de tecnologia de aplicação Aplik+ também foram bem trabalhadas no congresso”, complementa.