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Marketplace voltado ao agronegócio movimentou US$28 bilhões em 2022

A plataforma argentina Agrofy registra quase dois terços dos acessos por dispositivos móveis.

Ecossistema de soluções digitais líder na América Latina e marketplace especializado em produtos e tecnologia para o agronegócio, a Agrofy registrou mais de US$ 28 bilhões (R$145 milhões) em oportunidades de negócios geradas em 2022. 

Brasil lidera o ranking de crescimento das compras mobile, com ampliação de 78% sobre o ano anterior
Divulgação/Agrofy

Atualmente, o Brasil lidera o ranking de crescimento, com ampliação de 78% no volume de compras em relação ao ano anterior (2021), enquanto a média na América Latina é de 68%. Por aqui, o marketplace já passou de mil lojas ativas, gerando 40 mil oportunidades de negócios mensais. Na análise da empresa, o grande impacto para o aumento das compras online foi a pandemia. Na Argentina, país de origem do marketplace, durante 2020, as transações online cresceram 124%, na maioria devido às restrições de circulação. Em 2021, a curva subiu em mais 68%. 

Desde que Agrofy entrou no mercado, há sete anos, as visitas a marketplaces relacionados ao agro aumentaram 15 vezes. Quase dois terços destas compras (59%) são realizadas no formato mobile. Entre as regiões brasileiras, pequenos e médios produtores localizados nas regiões Centro-Oeste, Sudeste e sul são maioria. 

Entre as categorias mais visitadas, estão máquinas e implementos agrícolas e veículos (caminhões, caminhonetes e  pick-ups). Mas o maior percentual de crescimento foi Insumos Agrícolas (Sementes, Defensivos e Fertilizantes), que contribuíram para 45% de aumento nas visitas. 

O futuro é digital

Aumentar a digitalização dos fornecedores e consumidores do mercado agrícola é o foco da Agrofy este ano no Brasil. “Queremos aumentar o número de acesso e transações concluídas pelos produtores rurais. Uma das etapas mais importantes no ciclo é o cadastro de produtos na plataforma, que exige clareza e objetividade, de modo a facilitar a tomada de decisão do produtor sobre a melhor opção ao seu negócio”, explica o Diretor de Negócios Brasil Diego Arruda. 

Para agregar a qualidade do atendimento presencial à agilidade da venda online, a marca criou o RTV Agrofy, versão digital do representante técnico de vendas, à disposição do comprador em tempo real para esclarecer dúvidas e ajudar nas melhores decisões. São agrônomos, veterinários e outros profissionais ligados ao agro disponíveis para facilitar a jornada de compra digital. “É nossa principal estratégia para 2023. A grande aposta está na mudança geracional e na digitalização dos tomadores de decisão na produção rural. Acreditamos no crescimento de forma exponencial das oportunidades que o digital vai gerar nos próximos anos”, finaliza. 

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