26.6 C
Uberlândia
domingo, maio 19, 2024
- Publicidade -
InícioDestaquesMaturadores ajudam a aumentar teor de ATR da cana

Maturadores ajudam a aumentar teor de ATR da cana

Foto: DuPont

Angelo Lopes Pineda
Engenheiro de Processos Agrícolas e graduando em Agronomia – Centro Universitário das Faculdades Integradas de Ourinhos – Unifio
angelolpd@gmail.com
Davi Leonardo Ferreira
Graduando em Agronomia – Unifio
davileonardof@gmail.com
Aline M. S. Gouveia
Engenheira agrônoma, doutora e professora – Unifio
aline.gouveia@unifio.edu.br

A cana-de-açúcar se destaca como uma das principais culturas cultivadas no Brasil. Segundo a CONAB (Companhia Nacional de Abastecimento) na safra 2022/23 o Brasil apresenta capacidade produtiva estimada de 572,9 milhões de toneladas, com redução de 1% quando comparado com a safra 2021/22.

A área plantada atualmente corresponde a 8.127,7 milhões de hectares, com produtividade média de 71,34 toneladas por hectares. Na presente situação, o País terá uma produção de 33,89 milhões de toneladas de açúcar e 30,35 bilhões de litros de etanol.

A indústria sucroenergética depende não somente do volume de matéria-prima, mas da qualidade dela. É a partir da mensuração dos Açúcares Totais Recuperáveis (ATR) que se obtêm maiores retornos econômicos com a atividade sucroalcooleira.

Uso de maturadores

Neste caso, o uso dos maturadores são uma ótima ferramenta de gestão da safra agrícola, já que se pode flexibilizar a colheita, antecipando-a em determinadas situações que exijam entrega de matéria-prima na indústria para moagem.

O uso de maturador em cana-de-açúcar tem como principal objetivo a conversão dos fotoassimilados produzidos pela atividade fotossintética e utilizados para o crescimento vegetativo em reserva energética, potencializando a concentração de sacarose nos colmos.

Sua atuação promove maturação fisiológica da cana-de-açúcar e, consequentemente, condições ideais para a colheita, que promovem altas produtividades e altos teores de Açúcares Totais Recuperáveis (ATR) importante parâmetro para a indústria sucroalcooleira.

O indicador ATR corresponde à soma total dos açúcares contidos na cana de açúcar, que consequentemente será utilizado no processo de produção de açúcar e etanol pela indústria. O ATR é precificado a partir da quantidade do mesmo contido no colmo da cana-de-açúcar colhida e comparado diretamente com o preço de venda dos seus produtos, etanol e açúcar.

LEIA TAMBÉM:

Retorno econômico

A cana comercial presente na maioria dos canaviais brasileiros tem como objetivo entregar em final de ciclo o máximo de seu potencial energético presente nas suas reservas. Pensando em valores proporcionais, quanto maior a reserva energética de açúcar, maior o retorno econômico.

Com isso em mente, o uso dos maturadores é fundamental para potencializar o acúmulo de sacarose antes do ciclo natural da variedade. Dessa forma, consegue-se antecipar a colheita de cana em uma área, sem a necessidade de comprometer seu potencial produtivo e econômico.

Os maturadores

Os maturadores são produtos químicos que aceleram o acúmulo de açúcares nos colmos da cana e contribuem com a manutenção do ATR, minimizando as perdas ao final da safra. No início da safra os maturadores são utilizados em variedades precoces com o objetivo de acumular sacarose na cana e inibir o florescimento da planta.

No meio da safra, esses produtos são aplicados para explorar o máximo do potencial de sacarose das variedades. Já no final da safra, os maturadores são usados para manter o acúmulo de sacarose, permitindo a extensão do período de safra.

Sua aplicação deve atender condições adequadas e isso inclui: condições climáticas, condições do canavial, época do ano e variedade, que são os principais fatores que podem alavancar os valores de ATR do canavial.

Além disso, é uma alternativa na hora de programar a logística de colheita de uma usina, no qual pode-se optar por sua aplicação na ausência de um canavial em condições ótimas de maturação, principalmente para início e final de safra agrícola.

Custo-benefício

Crédito: Miriam Lins

A transformação da energia de crescimento, isto é, a quantidade de exposição à luz e à amplitude térmica, são fatores que afetam a concentração de açúcar na planta. Nesse sentido, os maturadores podem ser utilizados para antecipar o processo de maturação, auxiliando o agricultor no planejamento da colheita e propiciando a ele um aporte no retorno líquido do seu capital investido, pois este tipo de manejo tem como benefício elevar o teor de sacarose presente nos colmos da cana.

Outro benefício está relacionado à flexibilização do planejamento de colheita, em que pode-se antecipar a colheita de cultivares precoces para o início do ano-safra com uma maior quantidade de sacarose, mesmo próximo de períodos de maiores índices pluviométricos e de altas temperaturas, período em que a planta se encontra em processo de crescimento vegetativo.

Já para as cultivares tardias, o incremento do maturador pode propiciar a antecipação da colheita, mitigando a ocorrência de chuvas e o aumento de temperatura característicos do período da primavera, em que posteriormente a soqueira da cultivar pode aproveitar este período para o seu desenvolvimento vegetativo do próximo ciclo da cultura.

Máximo potencial produtivo

Para a maximização do potencial produtivo, a utilização dos maturadores vem se tornando praticamente obrigatória devido às adversidades climáticas sofridas nos últimos anos agrícolas e assim garantir um maior retorno de capital investido para o produtor.

Mas, é necessário o manejo correto desta ferramenta e algumas premissas devem ser seguidas, como: o planejamento rigoroso, pois o período de atuação do maturador na planta pode variar de 30 a 60 dias, dependendo da variedade do canavial e o tipo de maturador.

Com isso, o processo de colheita deve respeitar o período de carência do produto para potencializar o aporte em sacarose na planta. Na aplicação, é importante se atentar para o modo de aplicação.

  • Via aérea: uso de aviões pulverizadores para grandes áreas e de drones para pequenas e médias áreas, respeitando sempre as áreas de restrições, como áreas de APP e perímetros urbanos. Dar preferência para a aplicação nas primeiras horas do dia, pois os fatores climáticos devem ser levados em consideração, como vento entre 3,0 a 15 km/h, temperatura do ar na faixa de 25 a 30°C e umidade relativa do ar em 55%.

Neste período, as plantas estão mais túrgidas, propiciando uma melhor absorção do produto. A aplicação do maturador não deve ser realizada durante períodos chuvosos pois, posterior à precipitação pode ocorrer lixiviação e a não eficiência do produto na fisiologia da planta.

Saiba mais

No Brasil, os maturadores químicos ethephon, trinexapac-ethyl e bispyribac-sodium são classificados como reguladores de crescimento, enquanto clethodim e glyphosate como herbicidas.

Particularmente, em doses recomendadas, proporcionam estresse químico às plantas e minimizam o crescimento dos colmos, sem prejuízos à gema apical. Dentre as classes de maturadores comerciais, o glyphosate é a opção mais barata e eficiente, entretanto, sua aplicação é recomendada em canaviais que serão reformados, pois pode comprometer a rebrota da cana para o ciclo posterior.

ARTIGOS RELACIONADOS

Tecnologia Acadian aumenta a produtividade da cana

Autores Dra. Lilian A. Saldanha Lima Engᵒ. Agr. Samir Geraigire Filho Engᵒ Agr. Daniel Gheller Dr. Marcos Bettini Acadian Plant Health é uma divisão...

Óxido nítrico recupera plantas em condição de seca

Você sabia que o óxido nítrico é uma molécula que regula o crescimento e desenvolvimento ..

Silício garante mais açúcar na cana

O silício não é considerado um elemento essencial, mas sim benéfico para as plantas, ou seja, sua ausência não levará a planta à morte, porém, em muitos casos ele aumenta o crescimento e a produção.

Organominerais – Sustentabilidade e nutrição para o solo

  Dalyse Toledo Castanheira Doutoranda em Fitotecnia " UFLA e membro do Grupo de Estudos em Herbicidas Plantas Daninhas e Alelopatia - GHPD Ademilson de...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!