28.6 C
Uberlândia
sábado, setembro 7, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioArtigosHortifrútiMétodos de controle protegem batata de plantas daninhas

Métodos de controle protegem batata de plantas daninhas

Autores

Antonio Santana Batista de Oliveira Filho Mestrando em Produção Vegetal – FCAV/UNESPa15santanafilho@gmail.com

Adriana Araujo Diniz Professora adjunta II – Universidade Estadual do Maranhão (UEMA/CESBA)adrisolos2016@gmail.com

Myrelly Nazaré Costa NoletoGraduanda em Engenharia Agronômica – UEMA/CESBA – myrellynoleto11@gmail.com

Lavoura – Fotos: Shutterstock

As plantas daninhas são consideradas quaisquer plantas que estejam na lavoura que não fazem parte da cultura principal, consequentemente competem por água, nutrientes, espaço e também luz, portanto, se não controladas, podem causar prejuízos expressivos de crescimento e desenvolvimento da cultura, frisando o fato de que as mesmas também causam efeitos alelopáticos, dificultam a colheita, diminuem a qualidade do produto e aumentam o custo da produção.

Os efeitos com danos mais expressivos na produção da batata, oriundos da presença de plantas daninhas, são verificados principalmente na primeira metade do desenvolvimento da cultura, pois nessa fase a parte vegetativa ainda não conseguiu cobrir suficientemente a superfície.

Desse modo, a presença das daninhas com rápido crescimento e desenvolvimento pode se sobressair ao crescimento da cultura, levando à interferência na produção. Indiretamente, algumas ervas daninhas podem ser local de propagação de nematoides ou abrigo para doenças e pragas.

Sintomas e regiões mais afetadas

A presença de plantas daninhas pode influenciar principalmente na qualidade dos tubérculos, tornando-os menores e alterando sua densidade, portanto, diminuem seu valor no mercado. Ou seja, por meio do espaço ocupado, a presença das daninhas pode causar um menor desenvolvimento do tamanho dos tubérculos, já que competem com as raízes da planta, tanto por espaço como por água.

Como as plantas invasoras competem por nutrientes, água, espaço e luz solar, alguns sintomas podem aparecer nas folhas, como consequência da deficiência nutricional, dentre estes clorose, necrose e murchamento das folhas. O amarelecimento também pode aparecer, devido à falta da luz solar, causada pela presença da parte aérea das ervas daninhas que sobrepõem a cultura principal, provocando dificuldade na realização do processo fotossintético das plantas.

Os principais fatores que causam o surgimento de daninhas são as condições favoráveis de crescimento e desenvolvimento que as mesmas encontram no ambiente em que está implantada a cultura da batata, fatores estes que vão desde a nutrição, disponibilidade de água, até a luz solar.

O aparecimento das plantas daninhas também é condicionado ao banco de sementes existentes no solo. Estas sementes possuem capacidade de dormência e adequação às condições do ambiente, com elevado poder germinativo quando expostas às condições favoráveis.

Outro fator responsável pelo aparecimento das daninhas é o rápido crescimento e desenvolvimento destas, que levam a disseminação em todo o ambiente em curto espaço de tempo.

Formas de controle

As plantas daninhas podem ser controladas por métodos preventivos e curativos, sendo os principais: químicos, físicos, mecânicos e culturais.

O método preventivo é aquele em que se tomam decisões a fim de evitar a presença/entrada de plantas que não sejam a cultura principal, onde se introduzem tratos culturais, ou seja, medidas para evitar a presença de daninhas no local.

[rml_read_more]

No caso da batata, é comum a aquisição de tubérculos-sementes para o plantio, cultivadas em diferentes locais. A partir disso, pode haver a contaminação por meio do transporte por maquinários, portanto, necessita-se da lavagem dos tratores e implementos agrícolas com o intuito de retirar o solo aderido aos mesmos, evitando assim a contaminação.

Outra maneira de controle preventivo se faz com o uso de sementes certificadas, de procedência fitossanitária e limpas, evitando assim a presença de sementes de plantas invasoras no plantio (Blanco, 2008).

O método cultural é considerado aquele em que se altera o manejo na lavoura, de modo que desfavoreça a presença de daninhas. Na batata, é realizado o preparo prévio do solo, de modo que favoreça o primeiro fluxo de germinação das sementes, e a partir daí realiza-se a gradagem e aração, eliminando as plantas.

Também são adotados espaçamentos menores no plantio da batata e cultivares mais precoces. Assim, há um sombreamento rápido das linhas de cultivo, desfavorecendo a germinação das daninhas (Embrapa, 2018). Os métodos mecânicos com o uso de capinas, tanto manual quanto mecanizada, também podem ser utilizados para controle das ervas, bem como o amontoamento de terra ao redor da planta.

Quanto aos métodos físicos, a utilização do sistema de mulching orgânico vem sendo adotado atualmente com eficaz proteção. Essa técnica envolve a cobertura do solo a fim de proteger o cultivo e, consequentemente, prevenindo as ervas daninhas, controle de temperatura e umidade do solo, já que evita grande perda de água por evaporação.

O método químico é um dos mais utilizados, pela sua praticidade e eficiência, porém, utilizá-lo somente como controle pode ser um erro, prejudicando sua eficiência e sendo necessária a aplicação de doses maiores, portanto, é recomendável a utilização deste método de controle atrelado a outros métodos de controle.

Erros mais frequentes no combate

Os erros mais frequentes no combate às plantas daninhas se dão principalmente pela eliminação parcial delas, haja vista que as mesmas possuem diversos mecanismos de propagação. A retirada incompleta de partes reprodutivas pode fazer com que estolões, rizomas, entre outras partes reprodutivas, voltem a se propagar rapidamente na área.

O uso de maquinários contaminados com partes vegetativas e sementes/propágulos de plantas daninhas também é outro problema que propicia a disseminação rápida das ervas por toda a área de cultivo. 

A utilização excessiva de produtos químicos é outro erro comum, em virtude da adaptação da planta daninha com consequente resistência, o que faz com que o produto perca sua eficiência rapidamente.

Os erros podem ser evitados com a adoção dos métodos de controle adequados, utilizando-os de forma correta. É necessária a utilização de controle cultural para impedir a entrada de propágulos na área, utilizando tubérculos-sementes certificados e maquinários limpos e livres de propágulos.

Quando já notada a presença das ervas na área, é necessário adotar métodos para impedir a germinação das sementes com a utilização de técnicas como o sistema mulching orgânico e a utilização de produtos químicos. 

Técnicas e produtos inovadores

Uma das técnicas mais inovadoras utilizadas no controle de daninhas na cultura da batata se faz pela cobertura do solo pelo sistema mulching orgânico, evitando crescimento e desenvolvimento das mesmas, principalmente por desfavorecer as condições ambientais para germinação, impedindo que as sementes de daninhas recebam luz para emergir.

Atualmente, também tem se utilizado produtos como os adjuvantes, que melhoram a eficiência dos produtos químicos no controle das plantas daninhas, com maior cobertura e uniformidade.

Atualmente, o manejo integrado de plantas daninhas (MIPD) também é essencial para o desenvolvimento agrícola sustentável, pois reduz os impactos ambientais e contribui para a eficiência do controle.

ARTIGOS RELACIONADOS

Como evitar prejuízos durante geadas?

Autores Marcela Caetano Lopes Bióloga e Doutoranda em Agronomia/Horticultura – FCA/UNESP macaetano20@hotmail.com Mayumi Nagayama Alboléa Engenheira agrônoma e produtora de hortifrúti mayalbolea@gmail.com A geada...

Biolchim – Líder em fertilizantes especiais

Desde 2009 a Biolchim participa da Hortitec, um evento de relevância nacional e internacional que proporciona aos participantes um maior contato com as recentes...

Broca-do-abacate – O que fazer para manter a lavoura saudável

Givago Coutinho Doutor em Fruticultura e professor efetivo do Centro Universitário de Goiatuba (UniCerrado) givago_agro@hotmail.com   O abacateiro é uma fruteira originária de regiões de clima subtropical, com...

Manejo nutricional da abobrinha italiana

A abobrinha é muito apreciada pelo seu sabor, boa digestão, textura leve e por ser um alimento de baixo valor calórico, além de fornecer sais minerais, fibras e vitaminas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!