24.6 C
Uberlândia
quinta-feira, abril 24, 2025
- Publicidade -spot_img
InícioArtigosHortifrútiMulching: Sanidade do morangueiro garantida

Mulching: Sanidade do morangueiro garantida

Autor

Mário Calvino PalombiniEngenheiro agrônomo e proprietário da Vermelho Naturalvermelhonatural@hotmail.com

Plantação de morango – Crédito: Electro Plastic

O mulching impede com que o morango toque diretamente o solo e esteja mais sujeito a podridões, inclusive as podridões de solo

Como proteção de solo, o mulching deveria ser adotado como uma prática usual. Seus benefícios são incontestáveis. Existe vários materiais para serem utilizados, mas o mais comum é filme plástico.

O plástico preto tem a vantagem de aquecer o solo em locais frios, e assim acelerar o desenvolvimento das plantas. Neste caso, deve-se ter o cuidado de um bom preparo de solo para que não fiquem bolsões de ar embaixo do plástico, os quais podem superaquecer o solo e prejudicar o desenvolvimento das raízes, além de acumular água acima destes e prejudicar os frutos. Este plástico pode causar queimaduras nas folhas iniciais que o tocam em períodos quentes.

O plástico branco com fundo preto é mais indicado para regiões quentes, pois promove um desenvolvimento menos acelerado da planta.

Mais que vantagens

O mulching traz outras vantagens, como permitir maior conservação da água, diminuindo a evaporação e, em caso de áreas descobertas, reduzir o encharcamento do solo em períodos chuvosos.

Mas, o que mais se destaca são as vantagens fitossanitárias, principalmente em relação ao fruto, pois o mulching impede com que ele toque diretamente o solo e esteja mais sujeito a podridões, inclusive as podridões de solo, como Colletotrichum, que pode ser C. acutatum, C. gloeosporioides e C. fragariae, Phytophthora cactorum, todos doenças de solo que podem atacam o fruto.

Além destas, há ainda a Rhizoctonia fragariae (antera e ferrugem do pistilo), Mycosphaerella fragariae e Sclerotinia sclerotiorum (podridão do fruto da esclerotinia).

O mulching pode minimizar a incidência dessas doenças e muitas outras, tornando-se uma técnica vantajosa na cultura do morango.

ARTIGOS RELACIONADOS

Novidades no controle biológico do ácaro-rajado do morango

Túlio Vieira Machado Engenheiro agrônomo e mestrando em Fitotecnia - ICIAG-UFU tuliovmachado@gmail.com Ernane Miranda Lemes Engenheiro agrônomo, fitopatologista e doutor em Produção Vegetal ernanelemes@yahoo.com.br João Ricardo Rodrigues da Silva Engenheiro agrônomo...

Planejamento dos negócios pode minimizar impactos do clima

Os efeitos do clima na agropecuária, que abriu o ano com seca no Sul do Brasil e fortes chuvas nas regiões ..

Como garantir a alta produção com qualidade?

AutorGilberto Rostirolla Batista de Souza Departamento de Pesquisa e Desenvolvimento – Ginegar Brasil gilberto@ginegar.com.br A Ginegar é uma empresa especializada em materiais para o agronegócio...

Produção de pimentão em estufas

O pimentão é cultivado por todo o Brasil, sendo os principais Estados produtores Minas Gerais e São Paulo, com 40% de todo o volume nacional.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!