28 C
Uberlândia
terça-feira, junho 25, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioArtigosGrãosNova forma de cultivo promete revolucionar a agricultura

Nova forma de cultivo promete revolucionar a agricultura

     

Sistema que avisa com precisão qual semente plantar em cada parte do terreno pode ser a maior mudança na agricultura desde as plantas geneticamente modificadas - Créditos Shutterstock
Sistema que avisa com precisão qual semente plantar em cada parte do terreno pode ser a maior mudança na agricultura desde as plantas geneticamente modificadas – Créditos Shutterstock

Os agricultores fazendeiros podem estar entre os gestores mais limitados de todos, portanto, não surpreende o fato de que eles estão nervosos em relação a uma nova ideia chamada plantação prescritiva, que deve revolucionar o seu setor.

Em essência, trata-se de um sistema que avisa com maior precisão qual semente plantar e como cultivá-la em cada parte do terreno. Essa pode vir a ser a maior mudança na agricultura desde as plantas geneticamente modificadas. E ela está se revelando quase tão controversa, já que traz à tona questões profundas sobre quem é o proprietário das informações nas quais se baseiam o serviço.

Conheça o sistema

O sistema de plantação prescritivo da Monstanto, o FieldScripts, foi testado pela primeira vez no ano passado e agora está à venda em quatro estados americanos. Sua história começa em 2006 com uma startup do Vale do Silício, a Climate Corporation.

Criada por dois ex-funcionários do Google, utilizava-se de sensoriamento remoto e outras técnicas cartográficas para mapear todas as 25 milhões de plantações dos EUA e sobrepor a elas todas as informações climáticas que pudessem ser encontradas. Em 2010, essa base de dados já continha 150 bilhões de observações do solo e 10 trilhões de pontos de simulação climática.

A plantação prescritiva está finalmente se estabelecendo. Em novembro do ano passado, a produtora de sementes DuPont Pioneer se uniu aos fabricantes de máquinas agrícolas John Deere para distribuir informações sobre sementes e fertilizantes para os agricultores.

Uma cooperativa de fornecedoras de materiais de agricultura, a Land O’Lakes, comprou a Geosys, uma empresa de geração de imagens de satélite, em dezembro de 2013, para incrementar o seu braço de dados agrícolas.

Vantagens

Os benefícios são claros. Os fazendeiros que experimentaram o sistema Monsanto afirmam que ele aumentou os resultados em cerca de 5% ao longo de dois anos, uma façanha que não pode ser equiparada por nenhuma outra intervenção única.

As empresas de sementes acham que fornecer mais dados para os produtores poderia aumentar o rendimento do milho americano de 10 toneladas por hectare para 12,5 toneladas por hectare ” o que daria um enorme aumento às parcas margens dos agricultores.

Como funciona

Todo agricultor sabe que a produtividade do milho varia consideravelmente em diferentes partes da propriedade. Uma área do campo pode produzir 10 ton/ha, enquanto que uma área vizinha pode estar produzindo apenas 7 ton/ha. Essas variações de produtividade em pontos próximos são resultantes de muitos fatores, além do tipo de solo e a densidade de plantas na área exercer um papel fundamental nessa variação.

Identificar as variações recorrentes em pontos próximos e determinar como otimizar a população de plantas para cada caso isolado numa propriedade é uma proposta extremamente complexa.

Com isso, os produtores acabam por tomar uma das seguintes decisões: empregar a mesma densidade populacional em toda a área; ou explorar densidades variáveis sem o conhecimento profundo das variações ao longo das glebas, ou desconhecendo como a produtividade dos híbridos pode ser impactada pelas variações ambientais ou populacionais.

Cada híbrido de milho reage de forma distinta às variações das características da área e da densidade populacional.

O sistema FieldScripts integra inovações da tecnologia de sementes, análise de dados e agricultura de precisão para fornecer aos produtores combinações ideais entre os melhores híbridos e diferentes taxas de semeadura que aumentem a produtividade da cultura.

 

Essa matéria completa você encontra na edição de outubro da revista Campo & Negócios Grãos. Clique aqui e adquira já a sua.

ARTIGOS RELACIONADOS

Dia do Agricultor

No dia 28 de julho é comemorado o Dia do Agricultor. O setor é importante para a economia do Brasil, que é o terceiro...

Rivulis leva tecnologia de irrigação à SIC 2019

Evento é o principal da cadeia produtiva da cafeicultura do país A israelense Rivulis, player referência em fertirrigação e microirrigação no mundo, está presente na...

DEMONSTRAÇÕES DE AGRICULTURA DE PRECISÃO DÃO SHOW DE TECNOLOGIA NA AGRISHOW

Demonstrações de campo, uma das marcas da feira, começam nesta terça junto com outras atrações, como a Rodada de Negócios, entrega do Prêmio Trator...

Inovações em adubação e agricultura de precisão oferecem otimização de recursos e desempenho para a produção

Jacto apresenta na 40ª Expointer nova adubadora que permite maior precisão na dosagem, com erro máximo de dosagem de até 2%, além de tecnologias...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!