26.6 C
Uberlândia
quarta-feira, maio 1, 2024
- Publicidade -
InícioArtigosNovas tendências na horticultura

Novas tendências na horticultura

Hortaliças com tamanhos e cores diferentes são apreciadas pela alta gastronomia.

Os hábitos alimentares dos consumidores vêm se transformando e a procura por alimentos mais saudáveis vem aumentando exponencialmente.

Créditos: Yuksel

E um nicho do mercado da horticultura é um aliado à essa tendência: as hortaliças e vegetais diferenciados: miniaturas e coloridos; os chamados: “Especialidades”.

Nos últimos anos, os minitomates (tomates tipo cereja, grape e coquetel) ganharam as prateleiras dos supermercados e hortifrútis. Porém, avalia Cristiane Nucci, gerente administrativa e logística da Yuksel Seeds, embora eles sejam o grande destaque desse nicho de mercado, outros produtos vêm se destacando e ganhando espaço: tomates de outros formatos e outras cores; mini berinjelas, mini abobrinhas, mini pimentões, pimentões coloridos; berinjelas coloridas e com novos formatos, cenouras coloridas, pepinos diferentes…

Esses produtos diferenciados têm um grande apelo comercial, pois despertam o interesse tanto dos consumidores, que buscam novidades, praticidade e sabor, quanto dos agricultores, que buscam aumentar o valor agregado de seus produtos.

“Hortaliças com tamanhos e cores diferentes são apreciadas pela alta gastronomia, pois, além de conferirem valor nutricional aos pratos, os deixam mais bonitos e sofisticados”, pontua Cristiane.

Diferenciais

Para Carlos Herbach, gerente de área das Américas da Yuksel Seeds, as especialidades, em relação aos vegetais convencionais, se diferenciam pelas suas características organolépticas (cor, sabor, aroma, crocância…) e, é comum, nos vegetais coloridos e miniaturas, haver maior concentração de nutrientes: algumas vitaminas importantes (A; E, etc.), minerais, licopeno e outros.

“O licopeno, por exemplo, possui propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias que protegem as células do organismo do dano causado pelos radicais livres, prevenindo algumas doenças importantes, como alguns tipos de câncer e doenças cardiovasculares”, esclarece.

Pessoas que moram sozinhas e famílias pequenas também têm preferido os legumes em miniatura, para a composição de porções individuais, visando evitar o desperdício de alimentos.

E, ainda, esses produtos têm despertado o interesse de pais, com o intuito de estimular a educação alimentar dos filhos, uma vez que crianças tendem a se interessar mais por alimentos visualmente mais bonitos e de tamanho reduzido.

Assim, confirma Cristiane Nucci, as especialidades contribuem para tornar a alimentação infantil mais nutritiva, divertida e espontânea.

A empresa

A Yuksel Seeds, empresa turca de pesquisa, produção e melhoramento genético de sementes de hortaliças, com grande preocupação para com a produção de sementes de vegetais de extrema qualidade, disponibiliza ao mercado uma grande variedade e diversidade de produtos de especialidades nos cultivos de tomate, berinjela, pimentão, pepino…

A Yuksel Seeds vê nesse nicho das especialidades um grande potencial de crescimento. Com o objetivo de levar novidades para o mercado de hortifrúti brasileiro, contribui, oferecendo ao consumidor produtos diferenciados, nutritivos e saborosos e, ao produtor, diversidade em sua linha de produtos e maior valor agregado à sua produção.

Dessa forma, agrega valor para toda a cadeia produtiva.

ARTIGOS RELACIONADOS

Sakata iField promove troca de experiências entre horticultores

Plataforma digital oferecerá uma ampla gama de produtos e serviços, além de conteúdos técnicos e atendimento em tempo real.

Setor de FFLV fecha ano estável e projeta crescimento em 2024

A IFPA (International Fresh Produce Association), entidade mundial que representa setor de frutas, flores, legumes e verduras, termina 2023 com o setor otimista pelos números no mercado interno, o aumento das exportações da fruticultura e o enfrentamento dos impactos climáticos.

Arbolina: Novo estimulante mais resistente à seca

O uso de bioestimulantes na agricultura acarreta ganhos nas maiorias das culturas em que ...

Consumo de brócolis avança no Brasil

Dados mostram que a cultura movimenta em torno de R$ 1,2 bilhão no varejo, com uma produção de 290 mil toneladas, e crescimento médio de mercado entre 4 e 5% ao ano.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!