27.6 C
Uberlândia
sábado, abril 20, 2024
- Publicidade -
InícioArtigosNovas tendências na horticultura

Novas tendências na horticultura

Hortaliças com tamanhos e cores diferentes são apreciadas pela alta gastronomia.

Os hábitos alimentares dos consumidores vêm se transformando e a procura por alimentos mais saudáveis vem aumentando exponencialmente.

Créditos: Yuksel

E um nicho do mercado da horticultura é um aliado à essa tendência: as hortaliças e vegetais diferenciados: miniaturas e coloridos; os chamados: “Especialidades”.

Nos últimos anos, os minitomates (tomates tipo cereja, grape e coquetel) ganharam as prateleiras dos supermercados e hortifrútis. Porém, avalia Cristiane Nucci, gerente administrativa e logística da Yuksel Seeds, embora eles sejam o grande destaque desse nicho de mercado, outros produtos vêm se destacando e ganhando espaço: tomates de outros formatos e outras cores; mini berinjelas, mini abobrinhas, mini pimentões, pimentões coloridos; berinjelas coloridas e com novos formatos, cenouras coloridas, pepinos diferentes…

Esses produtos diferenciados têm um grande apelo comercial, pois despertam o interesse tanto dos consumidores, que buscam novidades, praticidade e sabor, quanto dos agricultores, que buscam aumentar o valor agregado de seus produtos.

“Hortaliças com tamanhos e cores diferentes são apreciadas pela alta gastronomia, pois, além de conferirem valor nutricional aos pratos, os deixam mais bonitos e sofisticados”, pontua Cristiane.

Diferenciais

Para Carlos Herbach, gerente de área das Américas da Yuksel Seeds, as especialidades, em relação aos vegetais convencionais, se diferenciam pelas suas características organolépticas (cor, sabor, aroma, crocância…) e, é comum, nos vegetais coloridos e miniaturas, haver maior concentração de nutrientes: algumas vitaminas importantes (A; E, etc.), minerais, licopeno e outros.

“O licopeno, por exemplo, possui propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias que protegem as células do organismo do dano causado pelos radicais livres, prevenindo algumas doenças importantes, como alguns tipos de câncer e doenças cardiovasculares”, esclarece.

Pessoas que moram sozinhas e famílias pequenas também têm preferido os legumes em miniatura, para a composição de porções individuais, visando evitar o desperdício de alimentos.

E, ainda, esses produtos têm despertado o interesse de pais, com o intuito de estimular a educação alimentar dos filhos, uma vez que crianças tendem a se interessar mais por alimentos visualmente mais bonitos e de tamanho reduzido.

Assim, confirma Cristiane Nucci, as especialidades contribuem para tornar a alimentação infantil mais nutritiva, divertida e espontânea.

A empresa

A Yuksel Seeds, empresa turca de pesquisa, produção e melhoramento genético de sementes de hortaliças, com grande preocupação para com a produção de sementes de vegetais de extrema qualidade, disponibiliza ao mercado uma grande variedade e diversidade de produtos de especialidades nos cultivos de tomate, berinjela, pimentão, pepino…

A Yuksel Seeds vê nesse nicho das especialidades um grande potencial de crescimento. Com o objetivo de levar novidades para o mercado de hortifrúti brasileiro, contribui, oferecendo ao consumidor produtos diferenciados, nutritivos e saborosos e, ao produtor, diversidade em sua linha de produtos e maior valor agregado à sua produção.

Dessa forma, agrega valor para toda a cadeia produtiva.

ARTIGOS RELACIONADOS

Produção de maracujá: tendências de mercado

A produção de maracujá é uma atividade de grande importância social e econômica, por ter demanda tanto para o consumo in natura quanto indústria, em todas as regiões e Estados do Brasil, sendo o maior exportador do mundo.

Baby leaf: um mercado promissor

Baby leaf é o termo designado para hortaliças folhosas onde a colheita é antecipada em relação ao tempo que tradicionalmente se costuma colher para o consumo.

Hidroponia permite aumento de 50% na produtividade

A automação dos sistemas de hidroponia pode ser citada como uma das principais inovações, ou seja, por meio de sensores de concentração de fertilizantes e de volume de água tem se conseguido atender mais tecnicamente a demanda das plantas, refletindo em economia e produtividade ao produtor.

II Série Hortaliças PANC

Esta é a segunda matéria de uma série em coprodução entre o Canal do Horticultor e a Revista Campo & Negócios. A temática desta edição é referente às Hortaliças PANC (Plantas Alimentícias Não Convencionais). 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!