25.6 C
Uberlândia
terça-feira, junho 18, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioArtigosO setor florestal em números

O setor florestal em números

Ilustração

Duas importantes associações de base florestal, ambas da região sul do Brasil, lançaram no fim do ano passado estudos setoriais. A Associação Paranaense de Empresas de Base Florestal (APRE) publicou o Estudo Setorial APRE 2022, um documento com os principais dados do setor de florestas plantadas do Paraná.

Além das versões física e digital, a APRE disponibilizou também, em seu site, um painel interativo. Interessados podem acessar de forma intuitiva e interativa os principais dados contidos no Estudo Setorial.

Panorama

O mapeamento realizado pela APRE apontou que existe 1,17 milhão de hectares plantados com árvores para fins comerciais no estado paranaense. O gênero Pinus é o principal, são aproximadamente 714 mil hectares, o equivalente a 60,6% do total.

O Paraná é o Estado com a maior área plantada com pinus no Brasil. A área com eucalipto é de quase 450 mil hectares, correspondendo a 38,2% dos plantios florestais do estado.

No Rio Grande do Sul, a Associação Gaúcha de Empresas Florestais (Ageflor) lançou relatório de dados e fatos sobre setor de base florestal do Rio Grande do Sul em 2022 (ano-base 2021).

De acordo com o documento, o Rio Grande do Sul é responsável por 935 mil hectares com florestas plantadas, sendo 592 mil hectares com eucalipto, 289 mil hectares com pinus e 50 mil hectares com acácia-negra.

Os plantios florestais estão presentes em quase todos os 497 municípios gaúchos, sendo que 492 deles contam com cultivos de eucalipto, 329 de pinus e 75 de acácia. Os municípios que se destacam são: Encruzilhada do Sul, São Francisco de Paula e Piratini.

ARTIGOS RELACIONADOS

Certificação de florestas no Brasil: mudanças de cenário

Recentemente o FSC (Forest Stewardship Council, traduzido para Conselho de Manejo Florestal) realizou sua assembleia de membros, instância onde são tomadas decisões de mudanças no sistema.

Calculadora dimensiona área de plantio de bambu

A calculadora tem o objetivo de auxiliar no cálculo de dimensionamento da área de plantio de bambu necessária para capturar determinada quantidade de CO2 a ser compensada.

Mosaicos florestais

O conceito de sustentabilidade tem sido recorrente em todo mundo, pois o que antes era visto como ...

Crise ou oportunidade?

Enquanto o mercado global restringe insumos, produtores inovadores já visualizam alternativas viáveis

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!