21.6 C
Uberlândia
sábado, abril 26, 2025
- Publicidade -spot_img
InícioArtigosO setor florestal em números

O setor florestal em números

Ilustração

Duas importantes associações de base florestal, ambas da região sul do Brasil, lançaram no fim do ano passado estudos setoriais. A Associação Paranaense de Empresas de Base Florestal (APRE) publicou o Estudo Setorial APRE 2022, um documento com os principais dados do setor de florestas plantadas do Paraná.

Além das versões física e digital, a APRE disponibilizou também, em seu site, um painel interativo. Interessados podem acessar de forma intuitiva e interativa os principais dados contidos no Estudo Setorial.

Panorama

O mapeamento realizado pela APRE apontou que existe 1,17 milhão de hectares plantados com árvores para fins comerciais no estado paranaense. O gênero Pinus é o principal, são aproximadamente 714 mil hectares, o equivalente a 60,6% do total.

O Paraná é o Estado com a maior área plantada com pinus no Brasil. A área com eucalipto é de quase 450 mil hectares, correspondendo a 38,2% dos plantios florestais do estado.

No Rio Grande do Sul, a Associação Gaúcha de Empresas Florestais (Ageflor) lançou relatório de dados e fatos sobre setor de base florestal do Rio Grande do Sul em 2022 (ano-base 2021).

De acordo com o documento, o Rio Grande do Sul é responsável por 935 mil hectares com florestas plantadas, sendo 592 mil hectares com eucalipto, 289 mil hectares com pinus e 50 mil hectares com acácia-negra.

Os plantios florestais estão presentes em quase todos os 497 municípios gaúchos, sendo que 492 deles contam com cultivos de eucalipto, 329 de pinus e 75 de acácia. Os municípios que se destacam são: Encruzilhada do Sul, São Francisco de Paula e Piratini.

ARTIGOS RELACIONADOS

Fórum Pontes Pantaneiras

O evento vai integrar pantaneiros e representantes do Brasil e do mundo, dos setores público, privado e terceiro setor, para fortalecer a cooperação em prol do uso sustentável da região.

Manejo biológico de florestas: a aposta do setor

Pesquisas indicam que o mercado mundial de insumos biológicos deve alcançar um valor em torno de US$ 18,5 bilhões até 2026, com uma previsão de crescimento de 74% em 4 anos. A previsão para o mercado de produtos biológicos brasileiro é que atinja valores em torno de R$ 3,7 bilhões até 2030, o que representa um crescimento de 107 % com relação às vendas em 2021.

Floresta com Propósito: Instituto propõe investimento sustentável para transformar o futuro

Estratégia une investimentos que promovam impactos socioambientais e econômicos, alinhados aos valores pessoais e objetivos financeiros

Educação ambiental com ênfase em florestas

Luana Aparecida de Oliveira Rodrigues Especialista em Gestão Ambiental luanarodrigues19955@gmail.com Mariana de Aquino Aragão Mestra em Ciências Florestais - Universidade Federal do Espírito Santo...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!