27.7 C
São Paulo
quinta-feira, maio 26, 2022
- Publicidade -
-Publicidade-
Inicio Mercado Oportunidades de investimentos no agronegócio Brasileiro

Oportunidades de investimentos no agronegócio Brasileiro

Exportação – Crédito Shutterstock

Invest in Brasil, organizado pela Apex-Brasil, mostrará à comunidade internacional setores e oportunidades de investimento no País, com destaque para energia, agronegócios, infraestrutura e turismo. 

As oportunidades de negócios em diversos setores da economia brasileira serão apresentadas em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos (EAU), no fórum Invest In Brasil, iniciativa organizada pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) em parceria com a Confederação Nacional da Indústria (CNI), Dubai Chamber e Câmara de Comércio Árabe-Brasileira. O evento ocorrerá em 15 de novembro e terá abertura do presidente da República, Jair Bolsonaro e participação dos principais Ministros.  

Estarão em foco os setores de energia, agronegócios, infraestrutura e turismo, com a presença de quatro ministros de Estado do Brasil expondo as oportunidades de negócios em suas áreas. A partir das 10h15, o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, vai falar sobre as tendências da chamada “nova energia” e comentará sobre a perspectiva do setor no país.  

A ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, falará sobre os processos de produtividade no agro brasileiro, sustentabilidade e segurança.  

Os ministros da Infraestrutura, Tarcisio Gomes de Freitas, e do Turismo, Gilson Machado Neto, apresentarão as possibilidades de investimentos nas áreas em que estão à frente.  

A ministra de Mudanças Climáticas e Meio Ambiente dos Emirados Árabes Unidos, Mariam bint Mohammed Almheiri deverá falar sobre a importância da segurança alimentar para o país. A agenda de sustentabilidade da indústria brasileira e suas ações para a transição para a economia de baixo carbono serão o tema da apresentação do presidente da CNI, Robson Braga de Andrade.  

Implementado para dar maior visibilidade às possibilidades de investimentos no Brasil, o fórum faz parte da estratégia da Apex-Brasil para atrair o interesse dos países do Golfo Árabe no País e está integrado às várias ações promocionais do calendário da Expo 2020 Dubai que dura até março 2022. A expectativa é de que o evento promova mais de 140 oportunidades com potencial de atração de investimento de mais de US$ 10 bilhões ao Brasil.  

Para acelerar a busca de oportunidades de negócio e internacionalização de empresas brasileiras, a delegação de mais de 200 empresários brasileiros que irá participar do fórum Invest in Brasil também terá a oportunidade de realizar encontros com investidores árabes e indianos. Conforme o gerente de Investimentos da Apex-Brasil, Adalberto Netto, o portfólio de oportunidades de investimentos apresentadas no fórum é diferenciado e traz o melhor do Brasil para diferentes tipos de investidores do Golfo, de fundo soberanos a empresas familiares e fundos de private equity. “Além de mostrarmos o portfólio do setor público, como oportunidades de negócios na área da energia e petróleo e gás, vamos levar aos árabes as oportunidades no setor privado, como energia renovável e alimentos. Novas áreas de oportunidade como construção civil e a real estate agradam muito investidores dessa região”, ressaltou Netto.  

Todos os seminários programados serão apresentados no hotel Ritz-Carlton Dubai Financial Center Hotel. As boas-vindas aos participantes serão dadas pelo ministro das Relações Exteriores do Brasil, Carlos França, pelo ministro do Comércio Exterior dos EAU, Thani bin Ahmed Al Zeyoudi e pela ministra de Cooperação Internacional dos EAU, Sra. Reem Ebrahim Al Hashimy. Participarão da recepção o presidente da Câmara de Comércio Árabe Brasileira, embaixador Osmar Chohfi, o presidente da CNI, Robson Braga de Andrade e o presidente da Dubai Chamber, Hamad Buamim.  

Após a cerimônia de abertura, os ministros da Economia do Brasil, Paulo Guedes, e o dos Emirados Árabes, Abdulla bin Touq Al Marri, devem apresentar as perspectivas econômicas de seus países.  


Invest in Brasil irá inovar abrindo espaço para os programas de financiamento de bancos de desenvolvimento, apresentados pelo presidente do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Gustavo Montezano, e pelo presidente do New Bank Development (NBD), Marcos Troyjo. Montezano abordará o papel do BNDES no desenvolvimento da economia brasileira. Já Troyjo mostrará as áreas de cooperação no Brasil que podem ser exploradas pelo banco de desenvolvimento dos BRICS, do qual os Emirados Árabes foram recentemente admitidos.  

O presidente da Apex-Brasil, Augusto Pestana, encerra as atividades da manhã no fórum falando sobre a importância da parceria entre os brasileiros e os investidores árabes.   

Setores estratégicos 

Durante a tarde, o fórum Invest in Brasil preparou sessões diferentes em dois ambientes distintos para que novas oportunidades de investimentos sejam apresentadas de forma temática. Será possível participar de exibições rápidas realizadas por executivos de entidades e ministérios do Brasil.  

Entre os assuntos tratados estão oportunidades de investimentos em Energia Renovável, Petróleo e Gás, Infraestrutura, Real Estate, Inovação e Tecnologia e Turismo. Ainda haverá explanações sobre o mercado de negócios no setor Agro e o novo ambiente de negócios no Brasil, além de sustentações acerca do Instituto Amazônia +21.  

No dia 16 de novembro, autoridades e organizações brasileiras que participaram dos seminários no dia 15 estarão disponíveis para conversas em grupo ou individuais em salas reservadas.  

Sobre a Expo 2020 Dubai 

Invest In Brasil faz parte das agendas relacionadas à Expo 2020 Dubai e à Missão de Investimentos organizada pela CNI. A Expo é uma exposição universal itinerante que ocorre a cada cinco anos, cuja maior atração são os pavilhões dos países participantes. Este ano, está em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, entre os dias 1º de outubro de 2021 e 31 de março de 2022. A World Expo abrange diversos setores, tais como empresas privadas, ONGs e instituições governamentais, todas destinadas a discutir negócios, tecnologia, urbanismo, sustentabilidade, ciências, cultura, gastronomia e economia.  

O Brasil e outras 191 nações estão instaladas em pavilhões nacionais distribuídos por uma área de 4.380 m2, localizada entre Dubai e Abu Dhabi. A Apex-Brasil é a agência especializada em atração de investimentos e promoção de exportações responsável pela organização do Pavilhão do Brasil e pela execução do amplo calendário de atividades até março de 2022.  

Inicio Mercado Oportunidades de investimentos no agronegócio Brasileiro