21.3 C
Uberlândia
quarta-feira, novembro 27, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioDestaquesOs benefícios da energia solar para o agronegócio

Os benefícios da energia solar para o agronegócio

Créditos Pixabay

É possível imaginar que muitas atividades do agronegócio precisem de uso intensivo de eletricidade, como, por exemplo, a secagem de grãos, estufas, bombeamento de água e irrigação, resfriamento de tanques de leite, eletrificação de cercas e manutenção de tanques de peixes.

Mauricio Crivelin, CEO e fundador da Kinsol, empresa que oferece diversas soluções para o agronegócio, visando atender com qualidade e suprindo a alta demanda, diz que toda a energia representa um gasto que pressiona o orçamento do produtor. “A autoprodução por meio da geração solar fotovoltaica reduz esses gastos e garante maior competitividade ao agronegócio”, explica.

A utilização de máquinas modernas, como tratores e colheitadeiras, junto com a automatização e monitoramento por meio da digitalização dos processos produtivos, é uma das frentes essenciais para a melhoria da eficiência do agronegócio. Porém, isso só é possível com acesso à energia e internet de qualidade. Mais uma vez, a energia solar pode ser a solução. Além de garantir o abastecimento elétrico, a instalação fotovoltaica viabiliza o funcionamento da infraestrutura de telecomunicações em locais mais afastados de centros urbanos.

O bombeamento solar é uma técnica que permite a extração de água. O objetivo é garantir o acesso à água tanto nas zonas distantes da infraestrutura elétrica como nas áreas agrícolas e remotas. O ponto de partida do funcionamento são os raios solares que incidem sobre os módulos. Ao converter a luz solar em eletricidade, o sistema aciona a motobomba que puxa água dos poços, cursos de água ou lagoas.

Além disso, a energia solar no agronegócio é um ótimo case de sucesso para atrair novos clientes e investidores para a sua empresa rural.

O meio ambiente é uma questão cada vez mais importante no mundo de hoje. Portanto, é fundamental que os empreendedores sejam capazes de se comunicar com esses públicos e desenvolver estratégias para conquistá-los.

“Fica claro que os sistemas fotovoltaicos são uma boa escolha para os agricultores que desejam expandir suas marcas. Com a tecnologia, você pode modernizar seu negócio e se comunicar com os mais diversos clientes”, finaliza Maurício.

ARTIGOS RELACIONADOS

Agronegócio mineiro responde por 22% do PIB do Estado

Diversidade, qualidade da produção e geração de 1,2 mil novos postos de trabalho no último ano são indicadores positivos que marcam o Dia do Agro

iSolis Brasilis inova com energia solar

  A participação da iSolis Brasilis na primeira Feira Internacional de Irrigação atraiu os olhares do público. É que a empresa lançou uma tecnologia que...

Emergência hídrica

O Sistema Nacional de Meteorologia emitiu recentemente um alerta de emergência ...

Preparação para plantio de soja iniciará em breve

Para resultados positivos ao final da safra, cuidados com o manejo devem começar antes da semeadura O cultivo da soja tem grande importância em diversas regiões do Brasil...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!