26.6 C
Uberlândia
terça-feira, abril 23, 2024
- Publicidade -
InícioArtigosPauletto Agronegócios é uma empresa de tradição familiar

Pauletto Agronegócios é uma empresa de tradição familiar

Pauletto Agronegócios revela que o sucesso é a família.

A família Pauletto chegou ao Brasil no ano de 1895, sendo proveniente da região de Vêneto, na Itália. Luiz Pauletto chegou ao município de Jarinu (SP), no ano de 1954, iniciando a produção de uva da variedade Niágara Rosada, sendo considerado um dos maiores produtores de uva do País na década de 70.

Seu filho Lauro continuou com a produção de uva e a fabricação de vinhos coloniais, e seu neto Dário Pauletto manteve a tradição familiar na agricultura e em 1987 ingressou em Agronomia na Universidade de Taubaté (Unitau) e em 2000 concluiu seu mestrado na Esalq (USP) na área de Fitotecnia.

Fotos: Pauletto Agronegócios

De geração em geração

Atuando como produtor rural, Dário se dedicou aos cultivos de uva, morango e outras frutas de clima temperado até o início dos anos 2000. Fundou então a Vivaz Consultoria, iniciando sua carreira comercial como representante e consultor na cultura do morango na região sul do estado de Minas Gerais.

Com quase 30 anos de vivências no campo, conseguiu entender a necessidade do produtor e passou a buscar soluções para os principais problemas que observava. Por mais de uma década desenvolveu e aprimorou técnicas de produção de morango suspenso e por meio de parcerias com empresas e produtores, desenvolveu ao longo dos anos linhas de substrato, projetos de irrigação, acessórios para agricultura, sistemas de plantio suspenso e se especializou em nutrição de plantas.

Foco no produtor

Com o passar dos anos, Dário percebeu que os dois maiores desafios na produção do morango eram a nutrição e a qualidade das mudas. Sendo assim, passou a se dedicar a busca por soluções, e foi nesse momento que surgiu uma oportunidade de parceria com o também agrônomo e companheiro de faculdade Altair Zotti, que por meio do contato com a Viveros California fez o convite para que conhecessem a produção de mudas na Espanha.

Pela qualidade do que encontraram, decidiram fundar em sociedade uma empresa de importação e distribuição de mudas, que já atua no mercado desde 2017, a AgroVivaz. Já tendo encontrado as mudas que atendiam as necessidades dos produtores, o foco do empresário passou a ser o desenvolvimento de fertilizantes líquidos, foliares e sais.

Em 2020, depois de anos de desenvolvimento e estudos, foi fundada a Pauletto Fertilizantes. Com o objetivo de atender as demandas de cada cultura, foram criadas diversas linhas: uma linha de fertilizantes líquidos para fertirrigação, uma para aplicação foliar e uma focada nos sais.

Hoje, atuando como Pauletto Agronegócios, a empresa também atende revendas como distribuidor de insumos agrícolas, executa projetos de irrigação e fabrica fertilizantes.

Parcerias de sucesso

A distribuição de insumos agrícolas e materiais de irrigação tem foco principal em atender os distribuidores com variedade de produtos e eficiência logística. Na cidade de Estiva, no Sul de Minas Gerais, está localizada a distribuidora que é coordenada por Cristina Ferrari, esposa de Dário.

A empresa conta com uma relação comercial consolidada com a Petroisa Irrigação e outras grandes empresas do ramo do agronegócio. Os projetos de irrigação têm sido desenvolvidos com uso de novas tecnologias de automação e com métodos que garantam a eficiência produtiva e uma maior capacidade de controle do plantio por parte do produtor.

Somada à experiência no desenvolvimento dos projetos, a empresa também atende os produtores com a linha completa de nutrição, substratos e materiais de irrigação.

Com a Pauletto Fertilizantes, a empresa continua desenvolvendo suas linhas de produtos específicas para cada uma das etapas da produção, sempre com foco na otimização do uso e eficácia nutricional.

A empresa atende clientes de todo país e conta com uma linha com mais de 30 produtos. Em Jarinu, no interior de São Paulo, se localiza a fábrica onde são produzidos os fertilizantes e são desenvolvidas as novas linhas. Os destaques são para o NPK fertilizante líquido para fertirrigação e o molibdênio em embalagem de 250mL, que atende aos produtores na medida certa.

Além disso, por meio da parceria comercial com a Nutriplant, consegue atender 100% das necessidades nutricionais das culturas, tendo produtos para fertirrigação via solo, para nutrição semi-hidropônica e uma linha completa de macro e microelementos foliares. Foi desenvolvida também uma tecnologia de nutrição na produção de substratos com uma fórmula exclusiva para cultivo de morango e hortaliças, em parceria com a Terra Nutri.

A parceria com a AgroVivaz, empresa focada na comercialização de mudas importadas de morango, é gerenciada por sua filha Aline, que coordena os processos administrativos, financeiros e de logística. Na cidade de Atibaia, no interior de São Paulo, a empresa conta também com um escritório central, administrado por seu filho Danilo, que cuida das atividades relacionadas às áreas de comunicação e marketing.

ARTIGOS RELACIONADOS

Agristar do Brasil anuncia novo gerente comercial

Matheus Scarpat possui 18 anos de atuação no mercado de sementes e tem como principal desafio trabalhar com os diferentes públicos das marcas.

Grupo Lavoro é uma das melhores empresas para se trabalhar no Brasil

A empresa conquistou o certificado Great Place to Work (GPTW) pelo segundo ano consecutivo.

A importância de medir a umidade do grão de café

Parceria entre a empresa paranaense Locsolution e a Emater de Minas Gerais quer ...

Novo investidor da Biotrop

Com esta operação, empresa brasileira passa a ter um parceiro de renome e conexões globais ...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!