A família Pauletto chegou ao Brasil no ano de 1895, sendo proveniente da região de Vêneto, na Itália. Luiz Pauletto chegou ao município de Jarinu (SP), no ano de 1954, iniciando a produção de uva da variedade Niágara Rosada, sendo considerado um dos maiores produtores de uva do País na década de 70.
Seu filho Lauro continuou com a produção de uva e a fabricação de vinhos coloniais, e seu neto Dário Pauletto manteve a tradição familiar na agricultura e em 1987 ingressou em Agronomia na Universidade de Taubaté (Unitau) e em 2000 concluiu seu mestrado na Esalq (USP) na área de Fitotecnia.
![](https://revistacampoenegocios.com.br/wp-content/uploads/2023/06/Foto-01-Telefone-1.jpeg)
De geração em geração
Atuando como produtor rural, Dário se dedicou aos cultivos de uva, morango e outras frutas de clima temperado até o início dos anos 2000. Fundou então a Vivaz Consultoria, iniciando sua carreira comercial como representante e consultor na cultura do morango na região sul do estado de Minas Gerais.
Com quase 30 anos de vivências no campo, conseguiu entender a necessidade do produtor e passou a buscar soluções para os principais problemas que observava. Por mais de uma década desenvolveu e aprimorou técnicas de produção de morango suspenso e por meio de parcerias com empresas e produtores, desenvolveu ao longo dos anos linhas de substrato, projetos de irrigação, acessórios para agricultura, sistemas de plantio suspenso e se especializou em nutrição de plantas.
Foco no produtor
Com o passar dos anos, Dário percebeu que os dois maiores desafios na produção do morango eram a nutrição e a qualidade das mudas. Sendo assim, passou a se dedicar a busca por soluções, e foi nesse momento que surgiu uma oportunidade de parceria com o também agrônomo e companheiro de faculdade Altair Zotti, que por meio do contato com a Viveros California fez o convite para que conhecessem a produção de mudas na Espanha.
Pela qualidade do que encontraram, decidiram fundar em sociedade uma empresa de importação e distribuição de mudas, que já atua no mercado desde 2017, a AgroVivaz. Já tendo encontrado as mudas que atendiam as necessidades dos produtores, o foco do empresário passou a ser o desenvolvimento de fertilizantes líquidos, foliares e sais.
Em 2020, depois de anos de desenvolvimento e estudos, foi fundada a Pauletto Fertilizantes. Com o objetivo de atender as demandas de cada cultura, foram criadas diversas linhas: uma linha de fertilizantes líquidos para fertirrigação, uma para aplicação foliar e uma focada nos sais.
Hoje, atuando como Pauletto Agronegócios, a empresa também atende revendas como distribuidor de insumos agrícolas, executa projetos de irrigação e fabrica fertilizantes.
Parcerias de sucesso
A distribuição de insumos agrícolas e materiais de irrigação tem foco principal em atender os distribuidores com variedade de produtos e eficiência logística. Na cidade de Estiva, no Sul de Minas Gerais, está localizada a distribuidora que é coordenada por Cristina Ferrari, esposa de Dário.
A empresa conta com uma relação comercial consolidada com a Petroisa Irrigação e outras grandes empresas do ramo do agronegócio. Os projetos de irrigação têm sido desenvolvidos com uso de novas tecnologias de automação e com métodos que garantam a eficiência produtiva e uma maior capacidade de controle do plantio por parte do produtor.
Somada à experiência no desenvolvimento dos projetos, a empresa também atende os produtores com a linha completa de nutrição, substratos e materiais de irrigação.
Com a Pauletto Fertilizantes, a empresa continua desenvolvendo suas linhas de produtos específicas para cada uma das etapas da produção, sempre com foco na otimização do uso e eficácia nutricional.
A empresa atende clientes de todo país e conta com uma linha com mais de 30 produtos. Em Jarinu, no interior de São Paulo, se localiza a fábrica onde são produzidos os fertilizantes e são desenvolvidas as novas linhas. Os destaques são para o NPK fertilizante líquido para fertirrigação e o molibdênio em embalagem de 250mL, que atende aos produtores na medida certa.
Além disso, por meio da parceria comercial com a Nutriplant, consegue atender 100% das necessidades nutricionais das culturas, tendo produtos para fertirrigação via solo, para nutrição semi-hidropônica e uma linha completa de macro e microelementos foliares. Foi desenvolvida também uma tecnologia de nutrição na produção de substratos com uma fórmula exclusiva para cultivo de morango e hortaliças, em parceria com a Terra Nutri.
A parceria com a AgroVivaz, empresa focada na comercialização de mudas importadas de morango, é gerenciada por sua filha Aline, que coordena os processos administrativos, financeiros e de logística. Na cidade de Atibaia, no interior de São Paulo, a empresa conta também com um escritório central, administrado por seu filho Danilo, que cuida das atividades relacionadas às áreas de comunicação e marketing.
![](https://revistacampoenegocios.com.br/wp-content/uploads/2023/06/Pauletto-Fertilizantes_compressed_page-0001-Telefone.jpg)