23.6 C
Uberlândia
terça-feira, maio 21, 2024
- Publicidade -
InícioDestaquesPlanejamento tributário é fundamental

Planejamento tributário é fundamental

Especialista alerta que ao definir a forma de contribuição o produtor rural deve analisar a previsão de faturamento anual e os custos com a folha de pagamento.

O início de um novo ano para o produtor rural sempre traz uma importante escolha arelacionada ao Fundo de Assistência ao Trabalhador Rural (Funrural). Para isso, o planejamento tributário bem feito aliado ao suporte de uma contabilidade especializada são fundamentais na hora de definir qual a melhor opção para contribuir.

Lavoura
Crédito: Divulgação

Desde a lei 13.606 de 2018, é possível optar por recolher o Funrural aplicando uma alíquota de 1,3% sobre a receita bruta do produtor ou 23% sobre a sua folha de pagamento. O sócio da Guapo Sucessão Familiar e Governança, Giuliano Vendrusculo, chama a atenção, porém, que essa decisão precisa ser tomada antes do pagamento da primeira folha salarial do ano ou da primeira venda da produção. “E uma vez tomada, não tem volta, vale para o ano todo”, explica, colocando que se a opção for recolher sobre a folha de salários, é necessário enviar uma declaração para as empresas compradoras, informando essa escolha.

O especialista destaca, no entanto, que existe um modelo padrão dessa declaração conforme a legislação. “Assim, só será descontado os 0,2% correspondentes ao Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), independentemente da opção escolhida. Essa última contribuição, permanece sobre o valor da receita”, informa.

Vendrusculo afirma que para o produtor rural tomar a melhor decisão, é importante analisar a previsão de faturamento anual e os custos com a folha de pagamento. “Dessa forma, será possível saber qual das opções é a mais vantajosa”, observa.

ARTIGOS RELACIONADOS

Planejar a irrigação é fundamental

Organizar processos, além de intensificar a produção, aumenta os lucros do negócio.

Primeiro passo para sucesso do morango

No campo do morangueiro, cada planejamento é um passo mais próximo da colheita perfeita.

Estiagem e calor extremo exigem planejamento com soluções nutricionais

Períodos de estresse climático durante o verão podem afetar lavouras de ciclo curto, como a do milho, gerando perdas que podem ser evitadas com uma boa estratégia

A importância do planejamento de plantio para os agricultores

Gabriela Miranda, agrônoma da foodtech Diferente, explica como um planejamento bem estruturado é fundamental para auxiliar o produtor a evitar perdas bem como se profissionalizar para alcançar maior lucratividade no negócio.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!