21.6 C
Uberlândia
sábado, maio 25, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioDestaquesPlanejamento tributário é fundamental

Planejamento tributário é fundamental

Especialista alerta que ao definir a forma de contribuição o produtor rural deve analisar a previsão de faturamento anual e os custos com a folha de pagamento.

O início de um novo ano para o produtor rural sempre traz uma importante escolha arelacionada ao Fundo de Assistência ao Trabalhador Rural (Funrural). Para isso, o planejamento tributário bem feito aliado ao suporte de uma contabilidade especializada são fundamentais na hora de definir qual a melhor opção para contribuir.

Lavoura
Crédito: Divulgação

Desde a lei 13.606 de 2018, é possível optar por recolher o Funrural aplicando uma alíquota de 1,3% sobre a receita bruta do produtor ou 23% sobre a sua folha de pagamento. O sócio da Guapo Sucessão Familiar e Governança, Giuliano Vendrusculo, chama a atenção, porém, que essa decisão precisa ser tomada antes do pagamento da primeira folha salarial do ano ou da primeira venda da produção. “E uma vez tomada, não tem volta, vale para o ano todo”, explica, colocando que se a opção for recolher sobre a folha de salários, é necessário enviar uma declaração para as empresas compradoras, informando essa escolha.

O especialista destaca, no entanto, que existe um modelo padrão dessa declaração conforme a legislação. “Assim, só será descontado os 0,2% correspondentes ao Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), independentemente da opção escolhida. Essa última contribuição, permanece sobre o valor da receita”, informa.

Vendrusculo afirma que para o produtor rural tomar a melhor decisão, é importante analisar a previsão de faturamento anual e os custos com a folha de pagamento. “Dessa forma, será possível saber qual das opções é a mais vantajosa”, observa.

ARTIGOS RELACIONADOS

Primeiro passo para sucesso do morango

No campo do morangueiro, cada planejamento é um passo mais próximo da colheita perfeita.

Hora de contribuição do Funrural

Produtor tem até o final deste mês para optar por qual regime recolherá a contribuição do Funrural.

Planejamento da área de exploração e plantio

A escolha do local de plantio é tarefa das mais criteriosas, pois dela depende diretamente o sucesso da

Oito dicas para fazer o planejamento da safra

Como tradição em todo começo de ano, o planejamento das metas, sejam elas pessoais ou ...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!