18.1 C
São Paulo
sexta-feira, agosto 12, 2022
-Publicidade-
Inicio Revistas Hortifrúti Plante suas pimentas e colecione sabores e ardências diferentes

Plante suas pimentas e colecione sabores e ardências diferentes

Crédito Isla Sementes
Crédito Isla Sementes

As pimentas são muito presentes na culinária brasileira e internacional, muitas vezes com papel de destaque como temperos e até mesmo como prato principal. Além da picância, elas são cheias de sabor e aromas diferentes que já se tornaram patrimônio das culinárias de diferentes regiões do Brasil e do mundo.

A Isla Sementes conta com grande variedade de sementes de pimentas, nacionais e importadas, que estão classificadas de acordo com seu nível de picância, baseando-se na Escala de Escoville, definida pela quantidade de capsaicina (substância que garante a sensação de ardência) no fruto.

Na linha de pimentas sem picância, a empresa oferece a Ibaté Doce Alongada e a BRS Moema Biquinho, por exemplo, muito apreciadas em saladas, risotos e pratos assados.

Com um nível um pouco mais elevado de pungência, há as jalapenhos (Ibiuna, Ibiraja, Jupira e Guaraciaba), a Grisú/dedo de moça e a malagueta, utilizadas em pratos como guacamole e pico de gallo.

Subindo ainda mais na escala de picância, encontram-se as pimentas legítimas brasileiras Arari Bode Amarela, Tupã Bode Vermelha e BRS Seriema, que são combinações perfeitas para pratos típicos brasileiros como a feijoada e a carne seca com arroz.

Já na linha de super picantes, a BoyraHabanero Vermelha é destaque, uma pimenta extremamente picante que pode atingir cerca de 4,5 cm.

Todas essas variedades podem ser cultivadas ao alcance das mãos em hortas caseiras, uma ótima solução para as pessoas que apreciam cozinhar em casa e ter as mais variadas picâncias e sabores frescos e recém-colhidos à disposição.

Cuidados

De acordo com Claudio Nunes, gerente de Desenvolvimento de Mercado da Isla, apenas alguns poucos cuidados precisam ser tomados na hora de ter a sua pimenteira em casa:

“A pimenta é uma planta de fácil cultivo, podendo-se produzir em vasos e jardins. Basta ter alguns cuidados com o manejo da água e poda. Ela não tolera temperaturas muito baixas, por isso, no cultivo em vasos dentro de casa coloque a planta em um local que receba luz solar direta. A pimenta prefere solo leve, fértil e bem drenado. A planta pode produzir frutos por um longo período. Após algumas colheitas, realize a poda da planta para estimular o rebrotamento e a produtividade“.

Além de muito sabor, as pimentas também trazem muitos benefícios para a saúde. De acordo comGlaucia Figueiredo, doutora e nutricionista da Policlínica Granato (RJ), a capsaicina, principal substância encontrada nas pimentas, possui propriedades expectorantes, descongestionantes e termogênicas.

No entanto, não é só de ardência que vivem as pimentas. As geleias feitas dessas frutas são famosas na culinária e podem ser feitas em casa. A Chef NatiTussi (Rambla, POA) ensina uma receita que utiliza a pimenta Grisú/dedo de moça, que possui baixo nível de picância:

Geleia de pimenta:

ü 80 g pimenta Grisú/dedo de moça picada e sem sementes;

ü01 maçã ralada;

ü 500 g açúcar;

ü 100 ml vinagre branco;

ü 30 g alho picado;

ü 600 ml água;

ü 80 g gengibre ralado.

Modo de fazer:

Coloque todos os ingredientes em uma panela, mexa algumas vezes durante o processo e deixe reduzir em fogo baixo até atingir consistência cremosa.

 Para quem quer conhecer as variedades existentes e comprar sementes para ter uma horta em casa, acesse o site da Isla: https://isla.com.br

Essa matéria você encontra na edição de Julho 2017  da revista Campo & Negócios Hortifrúti. Adquira já a sua.

Inicio Revistas Hortifrúti Plante suas pimentas e colecione sabores e ardências diferentes