18.1 C
São Paulo
quinta-feira, agosto 11, 2022
-Publicidade-
Inicio Revistas Hortifrúti Plantio de cenoura exige critérios específicos

Plantio de cenoura exige critérios específicos

Douglas José Marques

Doutor e professor de Olericultura e Melhoramento Vegetal da Universidade José do Rosário Vellano (Unifenas)

douglasjmarques81@yahoo.com.br

Hudson Carvalho Bianchini

Professor de Fertilidade do Solo e Adubos e Adubação – Unifenas

hudson.bianchini@unifenas.br

 

Fotos Ana Maria Diniz
Fotos Ana Maria Diniz

O plantio de cenoura nas épocas corretas proporciona alta produtividade e maior qualidade final da hortaliça. Além de escolher a época, o produtor deve investir em sementes com alto potencial produtivo, agregando qualidade à raiz, além de obter, em campo, alto índice produtivo. O produtor também deve optar por variedades com pele lisa, formato cilíndrico e uniforme.

Período ideal para o cultivo de cenoura

A principal característica que deve ser levada em consideração na escolha da cultivar de cenoura é que ele tenha uma boa interação com o clima. Esse critério deve ser seriamente considerado, porque a passagem da etapa vegetativa do ciclo para a reprodutiva interessa apenas ao produtor de semente, não ao olericultor que produz raízes para mercado.

As cenouras europeias são exigentes em temperaturas amenas. Já as cultivares japonesas e brasileiras são selecionadas para adaptação a temperaturas mais altas. Assim, por meio da escolha criteriosa das cultivares, pode-se semear cenoura ao longo do ano nas muitas regiões produtoras.

Quando começa o plantio

Durante a década de 1950, a cenoura era uma cultura considerada tipicamente de outono-inverno nas condições do Centro-Sul. Atualmente, as cultivares podem ser agrupadas conforme sua adaptação termoclimática, graças ao notável trabalho de melhoramento genético desenvolvido a partir de então, inclusive no Brasil.

As cultivares semeadas no outono-inverno são, geralmente, de origem europeia. O grupo Nantes representa as cultivares cultivadas nessa época, produzem cenouras cilíndricas, de ótimo aspecto, coloração alaranjada intensa e sabor adocicado.

Apresentam raiz comercial padrão da cenoura no Brasil devido à preferência por raízes cilíndricas, lisas e de cor alaranjada intensa. São suscetíveis à queima-das-folhas causadapor Alternariadauci e Cercosporacarotae. Suas sementes são normalmente importadas da Europa e França.

Novidades

Atualmente, a principal inovação na cultura é a introdução de híbridos de inverno importados, que possibilitam ganhos em produtividade, uniformidade das raízes, sanidade foliar, redução do ciclo, qualidade comercial e retorno financeiro.

Outra inovação recente é a introdução de cenouras coloridas (roxas, vermelhas, creme e brancas). Tratam-se de materiais mais alongados e mais afilados que as cultivares usuais.

Condições para a cenoura

Com o desenvolvimento de cultivares de inverno, verão e com os diferentes híbridos disponíveis no mercado, não existem muitas restrições para o plantio da cenoura no Brasil.

No mercado de sementes as empresas oferecem uma grande variedade de cultivares para o produtor. No entanto, é importante escolher uma cultivar que tenha boa interação com o clima e o solo, como dito, e que as cenouras tenham padrão comercial (raiz cilíndrica, de ótimo aspecto, coloração alaranjada intensa e sabor adocicado).

Fotos Ana Maria Diniz
Fotos Ana Maria Diniz

Produtividade

Cada cultivar tem características próprias quanto ao formato das raízes, resistência às doenças e, principalmente, quanto à época de plantio. Essa última característica permite produzir cenoura durante o ano todo na mesma região, desde que se plante a cultivar apropriada às condições de clima predominante em cada época.

No cenário atual, o uso de cultivares híbridas, pela exigência de tecnologias de altos custos, somente é recomendado para grandes áreas, tendo em vista que esse sistema de plantio, preferencialmente, utiliza sementes peletizadas e semeadora de alta precisão, em virtude de gastar menos sementes por área, diminuindo o alto custo desse insumo agrícola.

A vantagem competitiva das sementes híbridas é a padronização das raízes, aliado a ganhos de produtividades na cultura da cenoura.

 

Potencial genético

O uso de sementes híbridas e cultivares produtivas aumentam a produção, a padronização das raízes e resistência à queima-das-folhas causadapor Alternariadauci e Cercosporacarotae na cultura da cenoura, o que irá propiciar um maior retorno econômico para o produtor.

Lembrando que o mercado consumidor brasileiro tem preferência por raízes de cenoura bem desenvolvidas, com coloração alaranjada intensa, lisas, uniformes, comprimento e diâmetro variando, respectivamente, de 15 a 20 cm e de 03 a 04 cm, e sem defeitos.

Essa matéria você encontra na edição de abril2018  da revista Campo & Negócios Hortifrúti. Adquira já a sua.

Inicio Revistas Hortifrúti Plantio de cenoura exige critérios específicos