31 C
Uberlândia
sexta-feira, julho 12, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioArtigosHortifrútiPlantio de cenoura exige critérios específicos

Plantio de cenoura exige critérios específicos

Douglas José Marques

Doutor e professor de Olericultura e Melhoramento Vegetal da Universidade José do Rosário Vellano (Unifenas)

douglasjmarques81@yahoo.com.br

Hudson Carvalho Bianchini

Professor de Fertilidade do Solo e Adubos e Adubação – Unifenas

hudson.bianchini@unifenas.br

 

Fotos Ana Maria Diniz
Fotos Ana Maria Diniz

O plantio de cenoura nas épocas corretas proporciona alta produtividade e maior qualidade final da hortaliça. Além de escolher a época, o produtor deve investir em sementes com alto potencial produtivo, agregando qualidade à raiz, além de obter, em campo, alto índice produtivo. O produtor também deve optar por variedades com pele lisa, formato cilíndrico e uniforme.

Período ideal para o cultivo de cenoura

A principal característica que deve ser levada em consideração na escolha da cultivar de cenoura é que ele tenha uma boa interação com o clima. Esse critério deve ser seriamente considerado, porque a passagem da etapa vegetativa do ciclo para a reprodutiva interessa apenas ao produtor de semente, não ao olericultor que produz raízes para mercado.

As cenouras europeias são exigentes em temperaturas amenas. Já as cultivares japonesas e brasileiras são selecionadas para adaptação a temperaturas mais altas. Assim, por meio da escolha criteriosa das cultivares, pode-se semear cenoura ao longo do ano nas muitas regiões produtoras.

Quando começa o plantio

Durante a década de 1950, a cenoura era uma cultura considerada tipicamente de outono-inverno nas condições do Centro-Sul. Atualmente, as cultivares podem ser agrupadas conforme sua adaptação termoclimática, graças ao notável trabalho de melhoramento genético desenvolvido a partir de então, inclusive no Brasil.

As cultivares semeadas no outono-inverno são, geralmente, de origem europeia. O grupo Nantes representa as cultivares cultivadas nessa época, produzem cenouras cilíndricas, de ótimo aspecto, coloração alaranjada intensa e sabor adocicado.

Apresentam raiz comercial padrão da cenoura no Brasil devido à preferência por raízes cilíndricas, lisas e de cor alaranjada intensa. São suscetíveis à queima-das-folhas causadapor Alternariadauci e Cercosporacarotae. Suas sementes são normalmente importadas da Europa e França.

Novidades

Atualmente, a principal inovação na cultura é a introdução de híbridos de inverno importados, que possibilitam ganhos em produtividade, uniformidade das raízes, sanidade foliar, redução do ciclo, qualidade comercial e retorno financeiro.

Outra inovação recente é a introdução de cenouras coloridas (roxas, vermelhas, creme e brancas). Tratam-se de materiais mais alongados e mais afilados que as cultivares usuais.

Condições para a cenoura

Com o desenvolvimento de cultivares de inverno, verão e com os diferentes híbridos disponíveis no mercado, não existem muitas restrições para o plantio da cenoura no Brasil.

No mercado de sementes as empresas oferecem uma grande variedade de cultivares para o produtor. No entanto, é importante escolher uma cultivar que tenha boa interação com o clima e o solo, como dito, e que as cenouras tenham padrão comercial (raiz cilíndrica, de ótimo aspecto, coloração alaranjada intensa e sabor adocicado).

Fotos Ana Maria Diniz
Fotos Ana Maria Diniz

Produtividade

Cada cultivar tem características próprias quanto ao formato das raízes, resistência às doenças e, principalmente, quanto à época de plantio. Essa última característica permite produzir cenoura durante o ano todo na mesma região, desde que se plante a cultivar apropriada às condições de clima predominante em cada época.

No cenário atual, o uso de cultivares híbridas, pela exigência de tecnologias de altos custos, somente é recomendado para grandes áreas, tendo em vista que esse sistema de plantio, preferencialmente, utiliza sementes peletizadas e semeadora de alta precisão, em virtude de gastar menos sementes por área, diminuindo o alto custo desse insumo agrícola.

A vantagem competitiva das sementes híbridas é a padronização das raízes, aliado a ganhos de produtividades na cultura da cenoura.

 

Potencial genético

O uso de sementes híbridas e cultivares produtivas aumentam a produção, a padronização das raízes e resistência à queima-das-folhas causadapor Alternariadauci e Cercosporacarotae na cultura da cenoura, o que irá propiciar um maior retorno econômico para o produtor.

Lembrando que o mercado consumidor brasileiro tem preferência por raízes de cenoura bem desenvolvidas, com coloração alaranjada intensa, lisas, uniformes, comprimento e diâmetro variando, respectivamente, de 15 a 20 cm e de 03 a 04 cm, e sem defeitos.

Essa matéria você encontra na edição de abril2018  da revista Campo & Negócios Hortifrúti. Adquira já a sua.

ARTIGOS RELACIONADOS

Irrigação evita replantio de mudas

Luana Keslley Nascimento Casais Graduanda em Agronomia pela Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA) luana.casais@gmail.com Luciana da Silva Borges Doutora, professora na Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA)...

Gessagem em cana proporciona melhoria do ambiente radicular

AutoresRenato Passos Brandão Gerente do Deptº Agronômico Rafael Bianco Roxo Rodrigues Gerente Técnico de São Paulo e Sul de Minas Gerais A cana-de-açúcar...

Cuidados do plantio à colheita garantem a melhor qualidade do café

Safra brasileira pode alcançar 49 milhões de sacas em 2017 A colheita do café já começou em vários estados brasileiros. O mês de maio é...

Silício: alternativa contra déficit hídrico em cebola

Descubra como o silício pode ser uma alternativa contra o déficit hídrico em cebolas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!