21.6 C
Uberlândia
quarta-feira, abril 16, 2025
- Publicidade -spot_img
InícioNotíciasPlantio direto aumenta até 20% da produtividade na cultura de soja

Plantio direto aumenta até 20% da produtividade na cultura de soja

Créditos Pixabay

O Sistema de Plantio Direto (SPD), impulsionado pela rotação de culturas, consiste em manter as palhas e plantas de culturas anteriores, formando uma cobertura no solo onde somente a linha de semeadura é revolvida. Partindo desse princípio, a técnica dispensa a aração ou gradagem da terra e favorece a conservação e manutenção da saúde do solo, combinando produtividade com sustentabilidade.

A prática agrícola é utilizada no Brasil desde a década de 70 e, em grandes culturas de grãos, como a soja, pode gerar uma produtividade 20% maior do que a de culturas de manejo convencional. A longo prazo, além de preservar a saúde do solo, o plantio direto também gera mais estabilidade, auxilia no sequestro de carbono, diminui os impactos da chuva e a possibilidade de erosão evidenciando o papel do setor no combate aos efeitos gerados pelas mudanças climáticas.

LEIA TAMBÉM:

Fertilizantes organominerais: produtividade em soja e milho
Soja: importância do manejo de potássio

Pilar fundamental da evolução da agricultura, a saúde do solo também guia o posicionamento da Syngenta, lançado em julho deste ano, e mostra como a agricultura regenerativa e positiva pode beneficiar o setor, o meio ambiente e o nosso futuro como sociedade.

O quarto episódio da websérie Agricultura Regenerativa e Positiva, disponível no YouTube, explora o equilíbrio entre produtividade e preservação do solo, premissa do Sistema de Plantio Direto (SPD) e de outras práticas agrícolas, como a rotação de culturas, tema do terceiro episódio.

ARTIGOS RELACIONADOS

Programa de melhoramento genético de sementes eleva qualidade e rentabilidade do sorgo

A tecnologia Aphix fornece às sementes recursos importantes para combater os insetos, como Melanaphis sacchari, mais conhecido como pulgão da cana-de-açúcar.

Ferrugem na safra 2021/22 foi de baixo impacto

Considerada a doença mais agressiva da cultura da soja, a Ferrugem Asiática reduziu o prejuízo sobre a produtividade nas lavouras de Mato Grosso graças às estratégias integradas de combate ao patógeno.

Chuva impacta na colheita da soja no Paraná

A qualidade da soja está bastante comprometida no sudoeste do Paraná. É o que mostra pra gente o produtor rural Laercio Dalla Vecchia que está enfrentando muitas adversidades climáticas desde o início da safra.

Embrapa apresenta tecnologias na Hortitec 2017

Para a 24ª edição da Hortitec " Exposição Técnica de Horticultura, Cultivo Protegido e Culturas Intensivas que acontece em Holambra (SP), de 21 a...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!