27.7 C
São Paulo
sábado, maio 21, 2022
- Publicidade -
-Publicidade-
Inicio Revistas Grãos Pó Secante é aliado no tratamento de sementes

Pó Secante é aliado no tratamento de sementes

 

 Crédito Laborsan
Crédito Laborsan

Com a crescente demanda do setor em obter tecnologias que ofereçam mais viabilidade técnica e funcional em um curto prazo de tempo, as empresas fabricantes de agroquímicos mobilizam constantemente suas áreas de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) para que os esforços estejam voltados sempre para o campo, isto é, que os produtos e suas finalidades possam oferecer retorno direto para o produtor.

Foi desta forma que surgiu e ganhou mercado o Pó Secante. A tecnologia rapidamente obteve a confiança do produtor, sendo considerado um aliado ao tratamento de sementes, mostrando-se bastante eficaz e entrando definitivamente na composição do tratamento de grandes sementeiras e cooperativas.

O destaque para aceitação e viabilidade do produto está em sua flexibilidade, isto é, pode ser inserido tanto no tratamento de sementes industrial (mais conhecido), como no tratamento convencional.

Com total compatibilidade aos defensivos e culturas, a tecnologia procura atender a necessidade dos produtores em obter uma melhor fluidez das sementes pós- tratamento, onde a semente naturalmente encontra-se com alto índice de umidade e porosidade.

A evolução do pó secante no tratamento de sementes

Ao buscar um tratamento de semente específico para sua região e clima, o produtor encontra à disposição uma extensa linha de opções de inseticidas e fungicidas que, positivamente, entram como um seguro da semente. Os defensivos têm por natureza uma viscosidade e densidade variadas, sendo este o fator crucial para o sucesso do Pó Secante.

O produto foi criado sob o olhar técnico do processo que (em tempos de crise logística e escoamento no mercado nacional) precisa ser cada vez mais acelerado. Do contrário essa “linha do tempo“ sem uma semente tratada de forma eficiente e com secagem assegurada, seria em vão.

A aplicação do Pó Secante no processo de ensaque e plantio das sementes tratadas substitui, inclusive, a utilização de outros lubrificantes convencionais.

“O produto, por ser extremamente fino, oferece, com uma dosagem reduzida, o principal desejo do produtor: secagem e fluidez. Desta forma, o reflexo de uma semente com superfície lisa pode ser identificado também em um melhor escoamento da semente no plantio, evitando a utilização descontrolada do grafite“, diz Leonardo Ribeiro, do departamento comercial da divisão de Agronegócios da Laborsan Brasil, empresa nacional e fabricante de Polímeros e Pó Secante.

Características

Leonardo destaca que, além dos pontos técnicos obtidos com o Pó Secante, a característica comercial das sementes também é um fator importante para a aquisição do produto. “Além da absorção de umidade, o Pó Secante proporciona um excelente efeito visual, pois sua fórmula dispõe de componentes químicos que promovem brilho, realçando e identificando ao produtor que ali foi realizado um tratamento de sementes eficiente“, garante.

 

Inicio Revistas Grãos Pó Secante é aliado no tratamento de sementes