Você, como produtor agrícola, sabe que o sucesso produtivo de uma lavoura depende de diversos fatores. O tipo de solo, o clima e a adubação são somente alguns pontos que você precisa se preocupar.
Porém, sem dúvida, aquele fator que apresenta maior importância é a utilização de sementes que apresentem qualidade e, principalmente, “alto vigor“. Estas sementes formarão futuras plantas com desempenho superior no campo.
Sementes com elevada qualidade permitem o acesso aos avanços genéticos de plantas, que garantirão a qualidade desejada, além de tecnologias de adaptação às diversas regiões, assegurando maior produtividade.
Mas, afinal, o que são sementes de alto valor?
Â
Sementes de alto valor são aquelas que apresentam “alto vigor“, ou seja, elevada qualidade fisiológica, alta germinação, com elevado vigor ou “vitalidade“.
Para o diretor financeiro da ABRATES (Associação Brasileira de Tecnologia de Sementes) e pesquisador da Embrapa Soja, José de Barros França-Neto, essas sementes se caracterizam por apresentar melhor desempenho no campo, facilitando o enfrentamento da fase mais crÃtica de todo o processo de produção de uma lavoura, que é a sua instalação durante a semeadura.
“O sucesso da produção se inicia com o uso de sementes de alto vigor, semeadas com uma semeadora de alta precisão e bem ajustada“, garante o pesquisador. De fato, a utilização de sementes de alto valor propiciará a obtenção de população de plantas adequada, que estejam bem espaçadas, sem aglomerados ou falhas, sendo essas plantas de “alto desempenho“.
Segundo França-Neto, essas sementes trarão um incremento de produtividades de até 10% a mais em comparação às sementes de médio vigor. Há estudos que indicam que este incremento na produtividade pode chegar a até 30%.
Sementes de alto valor e suas vantagens
Como já dito, as sementes de alto valor trarão facilidade da instalação da lavoura, mediante a obtenção do estande de plantas ideal, gerando incremento em produtividade.
Ademais, o uso de sementes mais vigorosas possibilita uma rápida germinação, com emergência de plântulas e crescimento melhor em campo, mesmo sob condições de estresse.
A ocorrência de seca após a semeadura, de baixas temperaturas do solo (situação essa comum no Sul do Brasil), a compactação superficial do solo, erros na profundidade de semeadura ou assoreamentos da linha de semeadura, após uma chuva intensa, são alguns destes fatores estressantes que podem ser mais bem enfrentados com as sementes de alto valor.
“Essa já é uma grande vantagem e, por si só, seria suficiente para justificar a utilização de lotes de sementes mais vigorosas“, afirma o pesquisador.
Rastreabilidade
Outra grande vantagem das sementes de alto valor é a possibilidade de rastreá-las. Hoje em dia existem sistemas de rastreabilidade cujos resultados podem ser acessados por meio de aparelhos celulares de qualquer lugar do mundo.
Com estes sistemas, o produtor, por meio de um código, terá acesso às informações completas da sacaria de sementes, como: o que foi utilizado na semente, local de produção, além de vigor, pureza, germinação e confiabilidade.
França-Neto indica que todo esse sistema de rastreabilidade de sementes é de extrema utilidade, tanto para o produtor de sementes quanto para o seu consumidor.
Segundo o pesquisador, para o produtor de sementes a rastreabilidade permite que todos os processos e operações referentes à produção sejam registrados, passando pelo campo e pela colheita e também durante a secagem, beneficiamento, armazenagem e transporte.
Já para o consumidor das sementes, a rastreabilidade permitirá conhecer todos os processos que levaram à produção das sementes que ele está adquirindo. “Conhecer em profundidade a qualidade desse produto é de extrema valia“, comenta França-Neto.
Neste sentido, o pesquisador da Embrapa explica que muitos produtores de sementes usam a rastreabilidade como uma forte ferramenta de marketing, visando oferecer um serviço diferenciado aos seus clientes.