22.6 C
Uberlândia
quinta-feira, abril 17, 2025
- Publicidade -spot_img
InícioArtigosHortifrútiPorta-enxertos: Como escolher o ideal para as videiras?

Porta-enxertos: Como escolher o ideal para as videiras?

Autor

Givago Coutinho
Doutor em Fruticultura e professor efetivo do Centro Universitário de Goiatuba (UniCerrado)
givago_agro@hotmail.com
Crédito Shutterstock

Os principais critérios a serem observados na seleção do porta-enxerto da videira são os seguintes: resistência a filoxera; a nematoides; adaptação aos solos ácidos, calcários ou salinos; adaptação à seca ou à umidade excessiva do solo; resistência a doenças fúngicas da folhagem; tolerância à deficiência nutricional; boa afinidade com a variedade produtora; compatibilidade na enxertia; facilidade de enraizamento e de pegamento na enxertia.

Passo importante

A escolha do porta-enxerto é essencial para a formação de um vinhedo e este deve ser adequado à região, bem como à condição de cultivo. Dessa forma, alguns fatores, como resistência à filoxera e nematoides, adaptação ao meio ambiente, facilidade de propagação, ter afinidade satisfatória com as cultivares copa, sanidade e desenvolvimento, de acordo com o destino da produção, são fatores essenciais a serem observados na escolha do porta-enxerto ideal para videira.

Opções

Encontram-se disponíveis na literatura sugestões de diversos porta-enxertos que podem ser empregados na propagação da videira. Dentre eles, os principais indicados pela Embrapa devido à sua qualidade fitossanitária superior são: ‘IAC 313 (Tropical)’, ‘IAC 572 (Jales)’, ‘IAC 766 (Campinas)’, ‘Paulsen 1103’, ‘SO4’, ‘VR 043-43’, ‘101-14 MGT’ e ‘420A MGT’.

ARTIGOS RELACIONADOS

Novas oportunidades no cultivo de passifloráceas

José Rafael da Silva Engenheiro agrônomo, MSc. j.rafael.silva@hotmail.com O maracujazeiro (P. edulis f flavicarpa " maracujá amarelo ou azedo) é uma planta bastante cultivada em vários países,...

Jambu – Hortaliça PANC da Amazônia

A família Asteraceae (compositae) apresenta algumas espécies cultivadas com grande aceitação mundial. Por outro lado, a família agrupa espécies com pouca expressão econômica, um grupo conhecido como hortaliças não tradicionais, em que a produção e comercialização limitam-se a mercados locais.

AgroBrasília – A Feira do Cerrado

A AgroBrasília – Feira Internacional dos Cerrados terá sua 12ª edição em maio, entre os dias 14 e 18. Realizada pela Cooperativa Agropecuária da Região do Distrito Federal (Coopa-DF), esta é uma vitrine das tecnologias para o agronegócio que deve reunir cerca de 450 expositores.

As inovações no campo nutricional da bananicultura

Manter um balanço nutricional no solo é fundamental para a maximização do desenvolvimento e produtividade na cultura da banana, aumentando a eficiência do uso dos fertilizantes e reduzindo o custo de produção.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!