26.6 C
Uberlândia
quarta-feira, fevereiro 21, 2024
- Publicidade -
InícioEventosPrêmio "Coffee of The Year" tem recorde de amostras inscritas

Prêmio “Coffee of The Year” tem recorde de amostras inscritas

Divulgação

Nos últimos anos a comunidade cafeeira do país ganhou uma importante vitrine para produções de qualidade e o Prêmio Coffee of The Year,  ajudou a alavancar ainda mais os pequenos produtores. A próxima edição, anunciará seus vencedores durante a Semana Internacional do Café, que acontecerá entre os dias 16 e 18 de novembro em Belo Horizonte (MG), celebrará não só esse longo período de conexão com o mercado, mas também o alcance de 500 amostras inscritas, das 32 regiões produtoras, o que reflete a crescente diversidade, qualidade e tecnologia dos cafés brasileiros. 

A primeira fase do concurso, que inclui as inscrições e envio dos materiais por produtores de todas as regiões, foi encerrada no início de outubro. Agora, as amostras estão sendo torradas e provadas por profissionais Q-Graders e R-Graders licenciados pelo CQI (Coffee Quality Institute). Na segunda etapa, já na Semana Internacional do café, as amostras selecionadas serão provadas por compradores e as 15 melhores, sendo 10 do tipo arábica e 5 de canéfora, serão degustadas às cegas pelo  público.

“O COY é um grande incentivador do desenvolvimento e aprimoramento da produção nacional, divulgação de novas origens do café e dos pequenos produtores. Se transformou em uma referência para o mercado nacional e apesar de todo esse tempo de realização, as expectativas sempre se renovam a cada edição, quando somos surpreendidos por cafés incríveis e que carregam sempre uma grande história”, explica Caio Alonso Fontes, cofundador da Café Editora, uma das realizadoras da SIC.

LEIA TAMBÉM:

Manejo nutricional garante diferencial para produtividade do cafeeiro 
Pesquisadores sequenciam genoma do bicho mineiro do cafeeiro

Novidades 2022

Tradicionalmente, o anúncio dos vencedores era feito no encerramento da SIC. Nesta edição de 10 anos será implementado um novo formato, com revelação dos resultados ainda no último dia de evento, mas na parte da tarde, às 14h, para que assim, os vencedores possam se conectar com compradores e o público durante o evento. Na sequência, haverá um bate-papo com os grandes campeões e, às 17h, um cupping com os cafés que levaram o título (necessária inscrição prévia).

Outro ponto importante no COY 2022 é o “SIC IN THE BOX”, projeto em que compradores de cafeterias, torrefações, traders, provadores e outros interessados podem receber caixas com os cafés premiados. Uma oportunidade para ampliar o envio dos grãos premiados presentes na SIC. Como os pacotes são montados de acordo com o perfil do solicitante, é preciso preencher um questionário que ajuda a identificar e atender interesses específicos. Em breve o formulário estará disponível. 

Premiados de 2021

A diversidade de regiões marcou a entrega do ano passado, sendo que os quatro primeiros lugares eram de diferentes origens. Na categoria arábica, o título ficou com Elmiro Alves do Nascimento, da Fazenda Santiago, no Cerrado Mineiro. Para o arábica fermentação Induzida, a grande vencedora foi Sandra Lelis da Silva, do Sítio Caminho da Serra, em Matas de Minas.

Nos cafés canéfora, Luiz Claudio de Souza, do Sítio Grãos de Ouro, no Sul do Espírito Santo, levou o prêmio e é tricampeão da categoria. Já para o canéfora fermentação induzida, os três primeiros lugares ficaram com o estado de Rondônia, sendo o primeiro deles com Poliana Perrut, da Chácara Paraná, nas Matas de Rondônia. Nesse ano a premiação contará apenas com as categorias arábica e canéfora, sendo que os cafés fermentados puderam ser inscritos nas categorias citadas.

A programação completa da SIC 2022, incluindo informações sobre o COY, está disponível em: www.semanainternacionaldocafe.com.br.

ARTIGOS RELACIONADOS

Tributun – Primeira cultivar da UFES

A Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) teve recentemente seu primeiro registro de cultivar, no Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento " MAPA, sendo...

Espécies potenciais para Minas Gerais

A mesorregião do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba é um importante polo cafeeiro, reconhecida ...

Indicações Geográficas de café terão plataforma com origem controlada

O projeto dará mais visibilidade e vai expandir as possibilidades do mercado de produtores de cafés especiais, tanto nacionalmente como internacionalmente

Colhedora de cana Case IH ganha prêmio nacional

A Case IH é a vencedora do Top List Rural 2015, pesquisa realizada pela Revista Rural, na categoria “Colhedora de Cana“. O prêmio, criado...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!