19.6 C
Uberlândia
sábado, julho 27, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioArtigosQuais os critérios para o manejo do perfil de solo?

Quais os critérios para o manejo do perfil de solo?

Conheça os critérios essenciais para um manejo eficiente do perfil de solo e potencialize os resultados da sua produção agrícola.

Quando pensamos em solo, é preciso entendê-lo como um ambiente onde a planta se desenvolve. A partir deste conceito, percebemos que a planta possui a habilidade de interpretar as condições oferecidas pelo ambiente, o que é de extrema importância para o desempenho da lavoura.

Créditos: Shutterstock

No atual cenário na agricultura brasileira, nos encontramos em um momento em que a lucratividade está intimamente atrelada à sustentabilidade, e sendo assim, a eficiência dos fertilizantes e a produtividade da lavoura têm sido motivo de buscas constantes por pesquisas e desenvolvimento de novas soluções agrícolas.

Para obter estabilidade em altas produtividades ao longo das safras, é fundamental voltar o olhar para a construção de um perfil de solo que permita um melhor desenvolvimento radicular.

Vale ressaltar que a prática para construção de um perfil de solo deve ocorrer de forma gradual e continua em que, a combinação do manejo físico, químico e biológico, possibilita reduzir os impactos causados principalmente por fatores climáticos, além de proporcionar condições ideais para que as plantas possam expressar todo o seu potencial produtivo.

Práticas em prol do solo

Para o manejo dos solos brasileiros, são essenciais as práticas de correção e condicionamento, garantindo a melhoria do ambiente solo e promovendo a maior disponibilidade e eficiência de absorção dos macro e micronutrientes pelas plantas.

Tais práticas têm impacto direto no crescimento e desenvolvimento das lavouras, afetando, consequentemente, sua produtividade. Realizar a análise de solo em camadas abaixo de 0-20 cm é essencial para conhecer a fertilidade do solo e melhorar a condição para o desenvolvimento das raízes que irão permitir a sustentação das lavouras.

Prova disso é que, quando olhamos os resultados em áreas de altas produtividades, percebemos que estas possuem fertilidade também em subsuperfície, de 40-60 cm ou até 100 cm.

Diante disso, a Agronelli busca oferecer um portfólio de soluções agrícolas que otimiza o rendimento operacional, principalmente visando atender a realidade da janela de plantio dos produtores, além de oferecer toda assistência para atingir altas produtividades, aliando lucratividade com sustentabilidade.

ARTIGOS RELACIONADOS

Ácidos húmicos estimulam raízes secundárias

A capacidade do solo de estimular o crescimento das plantas depende da sua matéria orgânica e, especialmente, de sua fração de substâncias húmicas

Mamão orgânico: Como plantar?

O Brasil é responsável por 10,9% da produção mundial de mamão, o que equivale a 1,4 milhão de toneladas da fruta. Nos últimos anos, o Brasil arrecadou, só com exportações de frutos, um valor correspondente a US$ 42 milhões, mas a maior parte de sua produção é consumida no mercado interno.

Congresso Brasileiro de Pesquisas Cafeeiras 2019

Com um público superior a 600 pessoas, entre produtores, técnicos e demais elos ligados à cadeia cafeicultora, o 45º Congresso Brasileiro de Pesquisas Cafeeiras (CBPC), realizado...

Como o aumento da biodiversidade do solo gera impactos na indução de resistência vegetal e na supressão de pragas e doenças?

A necessidade de aprimoramento nos processos de produtividade e de eficiência das lavouras é crescente. Confira as dicas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!