35.6 C
Uberlândia
sexta-feira, outubro 4, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioArtigosQuais os critérios para o manejo do perfil de solo?

Quais os critérios para o manejo do perfil de solo?

Conheça os critérios essenciais para um manejo eficiente do perfil de solo e potencialize os resultados da sua produção agrícola.

Quando pensamos em solo, é preciso entendê-lo como um ambiente onde a planta se desenvolve. A partir deste conceito, percebemos que a planta possui a habilidade de interpretar as condições oferecidas pelo ambiente, o que é de extrema importância para o desempenho da lavoura.

Créditos: Shutterstock

No atual cenário na agricultura brasileira, nos encontramos em um momento em que a lucratividade está intimamente atrelada à sustentabilidade, e sendo assim, a eficiência dos fertilizantes e a produtividade da lavoura têm sido motivo de buscas constantes por pesquisas e desenvolvimento de novas soluções agrícolas.

Para obter estabilidade em altas produtividades ao longo das safras, é fundamental voltar o olhar para a construção de um perfil de solo que permita um melhor desenvolvimento radicular.

Vale ressaltar que a prática para construção de um perfil de solo deve ocorrer de forma gradual e continua em que, a combinação do manejo físico, químico e biológico, possibilita reduzir os impactos causados principalmente por fatores climáticos, além de proporcionar condições ideais para que as plantas possam expressar todo o seu potencial produtivo.

Práticas em prol do solo

Para o manejo dos solos brasileiros, são essenciais as práticas de correção e condicionamento, garantindo a melhoria do ambiente solo e promovendo a maior disponibilidade e eficiência de absorção dos macro e micronutrientes pelas plantas.

Tais práticas têm impacto direto no crescimento e desenvolvimento das lavouras, afetando, consequentemente, sua produtividade. Realizar a análise de solo em camadas abaixo de 0-20 cm é essencial para conhecer a fertilidade do solo e melhorar a condição para o desenvolvimento das raízes que irão permitir a sustentação das lavouras.

Prova disso é que, quando olhamos os resultados em áreas de altas produtividades, percebemos que estas possuem fertilidade também em subsuperfície, de 40-60 cm ou até 100 cm.

Diante disso, a Agronelli busca oferecer um portfólio de soluções agrícolas que otimiza o rendimento operacional, principalmente visando atender a realidade da janela de plantio dos produtores, além de oferecer toda assistência para atingir altas produtividades, aliando lucratividade com sustentabilidade.

ARTIGOS RELACIONADOS

Organomineral é opção sustentável

  Jorge Otavio Mendes de Oliveira Junek Mestre em Agronomia, professor da Uniaraxá, consultor e pesquisador jorge.junek@gmail.com   A produção agrícola é uma forma de geração de energia. Precisamos...

Ciclo de Desenvolvimento Agrícola aborda tratamento biológico de solo

  Ação visita 12 regiões brasileiras para apresentar a importância do controle de patógenos com ferramentas naturais   Considerados grandes desafios para a agricultura nacional, os...

Nutrientes essenciais para o desenvolvimento e formação de couve-flor

A couve-flor (Brassica oleracea var. botrytis) é uma hortaliça do tipo inflorescência, pertencente à família Brassicaceae, mesma à qual pertencem o repolho, o brócolis e a couve comum, sendo considerada uma espécie de clima temperado (Santos et al., 2011).

Produtividade – Como alcançar o teto na cana-de-açúcar

AutoresCamila Carvalho Mestre em Agronomia e sócia/pesquisadora da empresa KP Consultoria Ltda. camila_carvalho03@hotmail.com  Gustavo A. Santos Engenheiro agrônomo e doutor em Agronomia/Fertilidade...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!