24.9 C
Uberlândia
sexta-feira, abril 12, 2024
- Publicidade -
InícioDestaquesQuais os principais tipos de tributação que impactam o agronegócio?

Quais os principais tipos de tributação que impactam o agronegócio?

Créditos Pixabay

O Agronegócio segue firme e consistente quando se refere à economia brasileira. Afinal, a atividade agropecuária é responsável por quase 1/3 do PIB (Produto Interno Bruto) do País.

E para ter uma atividade rural bem sucedida, é imprescindível saber como funciona o regime tributário e o que é dever do produtor rural arcar com tributos ou não.

1 – ITR (Imposto Sobre a Propriedade Territorial Rural): é um imposto semelhante ao IPTU e está relacionado às propriedades rurais. Ele está presente tanto para pessoas físicas, como para pessoas jurídicas, e é calculado com base na área total do imóvel e o grau de utilização para as atividades rurais.

2 – FUNRURAL (Fundo de Assistência ao Trabalhador Rural): é um tributo semelhante ao INSS, que pertence a pessoas físicas e jurídicas. Entretanto, ele está relacionado às atividades rurais.  Dessa forma, esse imposto deve ser feito com base na folha de pagamento ou na receita bruta da comercialização de produtos rurais. 

Leonardo Amara/Divulgação

3 – ICMS (Imposto Sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços): é um tributo que não é exclusivo ao produtor rural e está relacionado à circulação das mercadorias. Ele varia de estado para estado e é cobrado tanto da pessoa física, quanto da pessoa jurídica. 

Entendendo como a tributação funciona e quais tributos incidem ao seu tipo de produção, o produtor rural pode, então, realizar um melhor planejamento tributário, bem como gestão de sua propriedade.

Autor: Leonardo Amaral é advogado tributarista, com atuação no agronegócio desde 2005; Mestre em Direito Tributário e professor no Curso de Especialização de Direito Tributário do IBET-GO; Sócio-fundador do escritório Amaral e Melo Advogados (www.amaralemelo.com) e da empresa de consultoria agrícola AgriCompany (www.agricompany.com.br). 

ARTIGOS RELACIONADOS

Exportações do agro têm volume recorde

As exportações do agronegócio brasileiro seguem demostrando excelente desempenho ao longo deste ano. Entre janeiro e setembro de 2020, o volume exportado pelo setor cresceu mais de 16% frente ao mesmo período de 2019, atingindo recorde da série histórica.

Balança comercial do agronegócio brasileiro

A balança comercial do agronegócio brasileiro fechou o ano de 2021 com saldo positivo de US$ 105,1 ...

Estratégias sustentáveis: a bioeconomia e o agronegócio

A preocupação com o manejo dos recursos naturais exige pensar novas abordagens na relação com a natureza

Novas soluções para fazendas no agronegócio

Melhorias em infraestrutura transformam a fazenda e potencializam o setor do agronegócio

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!