20.6 C
Uberlândia
sexta-feira, abril 18, 2025
- Publicidade -spot_img
InícioNotíciasSafra de grãos 2022/2023 em Minas Gerais caminha para novo recorde

Safra de grãos 2022/2023 em Minas Gerais caminha para novo recorde

Divulgação

Em Minas Gerais, a safra de grãos de 2022/23 caminha para um novo recorde. Segundo o levantamento da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a estimativa é de 18,4 milhões de toneladas, um crescimento de 9,8% em relação à safra de 2021/22. Destaque para a produção de soja, que deve crescer 5,4%, alcançando 8 milhões de toneladas.

O aumento da produção no Estado se deve ao crescimento de 3,9% da área de plantio, que agora alcança 4,2 milhões de hectares. Além disso, também foi registrada alta da produtividade, com expectativa de colheita de 4,3 toneladas por hectare, aumento de 5,7%.

De acordo com o especialista Leonardo Sodré, CEO da GIROAgro, uma das maiores empresas de fertilizantes do país, “mesmo com muitas irregularidades de chuvas durante o ano, a produção total conseguiu se manter. Os plantios e as áreas de cultivo são diretamente afetados pelo clima. É necessário manter pesquisas no radar para se adaptar cada vez melhor às inconveniências que o clima pode gerar nas plantações”, comenta Sodré.

Para a primeira safra de feijão do estado, a estimativa é de um volume de 197,8 mil toneladas, um aumento de 1,4%. Para o algodão, é esperado um aumento de 5,6% na produção, chegando a 116,9 mil toneladas. Já a safra de milho, é estimada queda de 5,9% na produção, que pode chegar a 5,18 milhões de toneladas.

“Nos últimos anos, o agronegócio brasileiro tem se destacado. Internamente, os Estados vêm protagonizando suas especialidades e técnicas de produção, gerando novos recordes que impactam na nossa visibilidade agronômica internacional. Mantendo o ritmo de investimentos, aprimorando técnicas agrícolas e desenvolvendo tecnologia, como o manejo, controle de pragas e doenças e a utilização de fertilizantes líquidos, continuaremos produzindo alimentos em alta performance pelos próximos anos”, conclui Sodré.

ARTIGOS RELACIONADOS

Adjuvantes atuam na proteção dos defensivos

  Carlos Gilberto Raetano Doutor e professor - FCA/UNESP " Campus de Botucatu raetano@fca.unesp.br Diego Miranda de Souza Doutorando em Proteção de Plantas " FCA/UNESP -Botucatu Matheus MerebNegrisoli Mestrando em...

Agricultura 4.0 – Tecnologia digital ao alcance do agricultor

Silvia Massruhá Chefe-geral da Embrapa Informática Agropecuária A Agricultura 4.0 (Agro 4.0), também chamada de agricultura digital, é uma era na qual a produção estará cada...

A fase de enchimento de grãos requer atenção e manejo adequado da soja

Sabemos que até o início do enchimento de grãos cerca de 80 a 90% de todo o investimento na lavoura de soja já foi instalado e está alocado nas folhas, hastes e raízes, porém, é comum observarmos situações onde a cultura apresenta sua estrutura vegetativa muito bem desenvolvida e sadia, mas que muitas vezes não expressa na colheita todo este potencial visual.

Energia solar é destaque em Minas Gerais

Minas Gerais é o 2° estado com a maior geração de energia solar do país no último ano, aponta pesquisa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!