23.6 C
Uberlândia
terça-feira, abril 16, 2024
- Publicidade -
InícioDestaques"Selo Azul" certificará a produção de flores e plantas

“Selo Azul” certificará a produção de flores e plantas

Parceria foi firmada entre o Ibraflor e a Embrapa durante a Hortitec.

Créditos: Divulgação

Uma parceria, celebrada entre o Ibraflor – Instituto Brasileiro de Floricultura – e a Embrapa durante a Hortitec, realizada na semana passada, em Holambra, permitirá o desenvolvimento e a implementação de protocolos e de critérios técnicos para a introdução de um selo de uso eficiente da água para o Setor de Flores e Plantas Ornamentais. O “Selo Azul” objetiva certificar em três categorias os produtores de flores e plantas ornamentais que fazem o uso responsável da água: Bronze (autodeclaratório) e Prata e Ouro (a pedido dos interessados). A assessora técnica do Ibraflor, Ana Paula Sá Leitão, e Fernando Ruiter, produtor de flores da região de Holambra (SP) e representante do Instituto na RENAI – Rede Nacional da Agricultura Irrigada -, e o pesquisador Lineu Neiva Rodrigues, chefe de Pesquisa & Desenvolvimento da Embrapa Cerrados, são os responsáveis pela coordenação do projeto.

Nesta primeira etapa estarão envolvidos somente o Ibraflor e a Embrapa. Posteriormente, haverá a participação de uma empresa certificadora. O início dos trabalhos durante a Hortitec permitirá a percepção de respaldo dos associados. Diante do cenário de preocupação e da realidade que cerca o tema em todo o mundo, o Ibraflor pretende conscientizá-los sobre esse processo que, muito em breve, será exigido pelo mercado e sobre a necessidade do uso correto da água – um recurso finito -, de forma racional, responsável e adequada.

ARTIGOS RELACIONADOS

Bioestimulantes proporcionam maior vigor à plântula

Bioestimulantes são compostos que incluem substâncias naturais e microrganismos que, quando aplicados à planta ou à rizosfera, promovem uma maior eficiência do uso de nutrientes e um incremento da tolerância a estresses bióticos e abióticos.

Oídio em morango

O cultivo de pequenas frutas vem inovando o mercado e chamando a atenção de produtores ...

Brasileiros apoiam alimentos à base de plantas

Mais da metade dos brasileiros defendem alimentos à base de plantas, aponta pesquisa realizada pela Ipsos para o programa EscolhaVeg.

Dessecação pré-plantio é essencial no planejamento agrícola

O planejamento agrícola é uma etapa essencial no processo de produção, realizado com base na avaliação de fatores que possam interferir na produção, sendo necessário planejar todos os insumos necessários para o pleno desenvolvimento da cultura, como as operações, adubos e defensivos agrícolas, sementes e maquinários.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!