21 C
Uberlândia
segunda-feira, dezembro 2, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioDestaques"Selo Azul" certificará a produção de flores e plantas

“Selo Azul” certificará a produção de flores e plantas

Parceria foi firmada entre o Ibraflor e a Embrapa durante a Hortitec.

Créditos: Divulgação

Uma parceria, celebrada entre o Ibraflor – Instituto Brasileiro de Floricultura – e a Embrapa durante a Hortitec, realizada na semana passada, em Holambra, permitirá o desenvolvimento e a implementação de protocolos e de critérios técnicos para a introdução de um selo de uso eficiente da água para o Setor de Flores e Plantas Ornamentais. O “Selo Azul” objetiva certificar em três categorias os produtores de flores e plantas ornamentais que fazem o uso responsável da água: Bronze (autodeclaratório) e Prata e Ouro (a pedido dos interessados). A assessora técnica do Ibraflor, Ana Paula Sá Leitão, e Fernando Ruiter, produtor de flores da região de Holambra (SP) e representante do Instituto na RENAI – Rede Nacional da Agricultura Irrigada -, e o pesquisador Lineu Neiva Rodrigues, chefe de Pesquisa & Desenvolvimento da Embrapa Cerrados, são os responsáveis pela coordenação do projeto.

Nesta primeira etapa estarão envolvidos somente o Ibraflor e a Embrapa. Posteriormente, haverá a participação de uma empresa certificadora. O início dos trabalhos durante a Hortitec permitirá a percepção de respaldo dos associados. Diante do cenário de preocupação e da realidade que cerca o tema em todo o mundo, o Ibraflor pretende conscientizá-los sobre esse processo que, muito em breve, será exigido pelo mercado e sobre a necessidade do uso correto da água – um recurso finito -, de forma racional, responsável e adequada.

ARTIGOS RELACIONADOS

Técnicas para evitar a ocorrência da deriva

A agricultura evolui a cada dia no que diz respeito às novas tecnologias utilizadas na cadeia produtiva dos principais alimentos cultivados no Brasil.

Carvão vegetal: benefícios ao desenvolvimento de plantas

Confira a origem, os benefícios e aplicação do biocarvão.

Dia dos namorados em 2024 deve ter aumento em venda de flores

A data representa 8% do comércio anual de flores e plantas ornamentais. As rosas continuam sendo as preferidas e, como em todos os anos, as exportações são necessárias para abastecer do mercado, já que a chegada do Inverno, geralmente, reduz a produção.

Entendendo o papel dos aminoácidos e sua importância para a agricultura

As plantas são consideradas organismos sésseis e, portanto, não podem se mover, e como estratégia de sobrevivência, desenvolveram complexos mecanismos capazes de lidar com as mudanças impostas ao longo de seu ciclo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!