21.6 C
Uberlândia
quinta-feira, maio 30, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioArtigosSensores no manejo integrado de pragas: por que você deve começar a...

Sensores no manejo integrado de pragas: por que você deve começar a usar

Fotos: Shutterstock

Alessandra Marieli Vacari
Doutora, entomologista, pesquisadora nos Programas de Pós-graduação em Ciência Animal, Ciências e docente – Universidade de Franca (Unifran)
alessandra.vacari@unifran.edu.br
Josy Aparecida dos Santos
josysantoscosta15@gmail.com
Felipe Breda Alves
felipeb.alves@hotmail.com
Engenheiros agrônomos e mestrandos em Ciências – Unifan

Artrópodes pragas notoriamente podem causam bilhões de dólares em danos ao consumirem diretamente plantas cultivadas e, além disso, serem vetores de doenças. As empresas de controle de pragas tentam mitigar esses danos implementando abordagens de manejo de pragas para prevenir altas infestações.

No entanto, essas abordagens são trabalhosas, pois os técnicos de controle de pragas devem visitar as áreas afetadas para monitoramento e avaliação. As atuais tecnologias de sensoriamento remoto podem permitir a tomada de decisões com base em dados em tempo real carregados remotamente de armadilhas. Isso reduz a frequência de visitas de campo e melhora o processo de manejo de pragas.

Prevenção é sempre o melhor caminho

As amostragens de pragas em campo geralmente são contínuas, pois o monitoramento a longo prazo é a forma mais eficaz de prevenir uma reinfestação ou altas infestações. No entanto, a estratégia de manejo de pragas é baseada em informações sobre a última visita à área.

Isso significa que pode ocorrer aumento da praga desde a última visita, sendo que a tomada de decisão só poderá ser efetuada após a próxima visita ao local. Dependendo do tipo de praga e nível de infestação, as visitas ao local podem variar em intervalos semanais ou mensais.

Alerta para toxidez

Em segundo lugar, há um alto custo de mão de obra em andamento envolvido com o envio de técnicos para visitas ao local periodicamente. Finalmente, apesar da eficácia dos agrotóxicos no controle de pragas, eles têm um impacto negativo nas culturas e outras espécies não-alvo, quando usados em excesso.

Por exemplo, abelhas expostas a inseticidas neonicotinoides apresentam taxa de crescimento reduzida. Os agricultores têm, portanto, que monitorar constantemente a quantidade e os tipos de agrotóxicos utilizados em suas lavouras.

Tecnologias em prol da agricultura

Fotos: Shutterstock

Ao adicionar um sistema de detecção de pragas às armadilhas de pragas tradicionais, o processo de manejo de pragas pode ser significativamente melhorado, já que os dados em tempo real facilitam uma melhor resposta às infestações e menor frequência de visitas ao local.

Assim, além de melhorar a eficiência das amostragens, o produtor terá uma significativa redução de custos. Um dos sistemas inteligentes de detecção de pragas de maior sucesso é o Trapview, um sistema de monitoramento de pragas que chegou ao mercado em 2013.

O sistema padrão usa quatro câmeras para capturar imagens do interior de uma armadilha com feromônio. Essas imagens são, então, enviadas para um servidor em nuvem para processamento.

Cada armadilha tem um chip ativado para internet, que permite a comunicação sem fio com o servidor em nuvem. Um sensor GPS na armadilha fornece informações sobre a localização da armadilha para fins de mapeamento.

As pragas na imagem são, então, classificadas e contabilizadas por meio do uso de algoritmos de processamento de imagem, e esta informação é apresentada ao usuário por um aplicativo da web ou um aplicativo móvel.

Algumas das pragas que podem ser classificadas por este sistema incluem mariposas ou traças, por exemplo, desde que se tenha o feromônio sintético para a espécie-praga ou a disponibilidade de fêmeas para fixação na armadilha.

Os usuários também têm a opção de adquirir sensores de temperatura e umidade para as armadilhas. Outros sistemas Trapview disponíveis incluem Trapview AURA, que usa luz UV polarizada em vez de feromônio; e o Trapview FLY, que usa câmeras de alta resolução para monitorar pragas menores, como moscas-das-frutas.

Todos os sistemas Trapview vêm com painel solar e bateria de íon-lítio para gerenciamento de energia. Estes são alguns dos sistemas utilizados que auxiliam os produtores para tomada de decisão no MIP.

Viabilidade

As armadilhas inteligentes para monitoramento de pragas, juntamente com a análise de dados baseada em nuvem, serão essenciais para reduzir os custos de mão de obra envolvidos com o manejo tradicional e produzir abordagens de manejo de pragas mais otimizadas com base em informações em tempo real.

ARTIGOS RELACIONADOS

Batata-doce: Consumo em alta

A batata-doce (Ipomoea batatas (L.) Lam) é uma hortaliça que está em sublime alta, principalmente pelo público fitness e atletas por motivos de seus diversos benefícios à saúde, tanto por suas características nutritivas e funcionais.

Seis razões para rastrear e monitorar suas máquinas agrícolas

Os sistemas que permitem rastrear e monitorar máquinas agrícolas foram criados para atender algumas das principais demandas do agronegócio.

Inovações no manejo nutricional da alface

Novas técnicas de manejo nutricional estão revolucionando a produção de alface, garantindo plantas mais saudáveis e produtivas.

O que é o recrudescimento de nematoides?

uso de cultivares resistentes, plantas antagonistas e a aplicação de produtos químicos ou biológico, via tratamento de sementes ou sulco de semeadura, formam o complexo de ferramentas com grande potencial de utilização no manejo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!