23.3 C
São Paulo
domingo, julho 3, 2022
- Publicidade -
-Publicidade-
Inicio Revistas Hortifrúti Silício - Aliado no controle da requeima em batata

Silício – Aliado no controle da requeima em batata

Angélica Araújo Queiroz

Engenheira agrônoma, professora e doutora no Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM)

angelica@iftm.edu.br

 

A ação benéfica do Si tem sido associada ao aumento da capacidade fotossintética dos

A forma de aplicação de Si depende da fonte que será utilizada e se esta será aplicada via foliar ou solo - Crédito Shutterstock
A forma de aplicação de Si depende da fonte que será utilizada e se esta será aplicada via foliar ou solo – Crédito Shutterstock

vegetais, ao desenvolvimento de plantas mais eretas, à redução da transpiração, ao aumento da resistência mecânica das células, à maior resistência das plantas a insetos e doenças, à diminuição do efeito tóxico de Mn, Fe e outros metais pesados, e ao aumento da absorção e do metabolismo de elementos, tais como o fósforo.

Na maioria das vezes, o Si é fornecido ao solo por meio do uso de escórias de siderurgia, na forma de silicatos de Ca e Mg, que são fontes de baixíssima solubilidade em água. No entanto, a absorção do Si é um processo ativo, com gasto energético mesmo quando as raízes estão em presença de altas concentrações do elemento, pois as plantas absorvem Si exclusivamente como ácido monossilícico, também chamado de ácido ortossilícico [Si(OH)4].

A aplicação

O fornecimento de silício pela pulverização foliar é considerado uma alternativa viável para o fornecimento às plantas, pois supre a necessidade de Si e estimula seus efeitos benéficos. A aplicação de Si via foliar também auxilia no controle de doenças, podendo, por exemplo, reduzir a severidade do oídio em trigo.

A aplicação de silício via foliar também pode reduzir significativamente o índice de esporulação, o número total de pústulas e a severidade da ferrugem em folhas de cafeeiro. Na cultura da batata, alguns resultados importantes já foram observados, como o aumento linear da produtividade total, comercial e da classe extra de tubérculos de batata, em consequência da aplicação de doses crescentes de silicato de potássio via foliar.

Redução de doenças

Na cultura da batata, a requeima [Phytophthora infestans (Mont.) de Bary] é uma das principais doenças que causam, entre outros problemas, a redução da produtividade de áreas produtoras. Em condições de temperatura amena e muita umidade, pode destruir completamente uma lavoura em poucos dias.

O silício pode reduzir a incidência da requeima e de outras doenças na bataticultura, como a canela-preta, pois auxilia no controle alternativo de doenças por meio de dois mecanismos: o físico e o bioquímico. O mecanismo físico compreende uma barreira física formada pela polimerização do Si na superfície foliar, que impede a penetração e o desenvolvimento do patógeno; ocorre também a deposição dentro da folha, que impede a germinação e a penetração do patógeno.

O mecanismo bioquímico ainda não foi elucidado; porém, acredita-se que a absorção de silício favoreça a formação de fitoalexinas que se acumulam nos sítios de infecção junto com o Si.

A aplicação de Si interfere significativamente na incidência de doenças e, mesmo quando a doença não está presente nas áreas, tal elemento pode aumentar a produtividade da batata, por interferir em processos fisiológicos da planta.

Em campo

Trabalhos já evidenciaram que a aplicação de silício via foliar na cultura da batata, na forma de ácido silícico estabilizado, proporciona uma redução na severidade da requeima e na incidência de canela-preta, e aumenta a produtividade e o teor de matéria seca dos tubérculos.

Independentemente do efeito do silício sobre a incidência de doenças, ele aumenta a produtividade de tubérculos na cultura da batata. Em alguns trabalhos já realizados com a aplicação de Si via foliar, notou-se que tal elemento proporcionou maior produtividade total e comercial de tubérculos.

Na cultura da batata, com a aplicação de crescentes doses de silicato de potássio via foliar, tal produto proporciona folhas mais eretas das plantas de batata.

 

Esse artigo completo está na edição de Julho da revista Campo & Negócios Hortifrúti. Clique aqui e faça a sua assinatura. 

Inicio Revistas Hortifrúti Silício - Aliado no controle da requeima em batata