26.6 C
Uberlândia
quarta-feira, abril 24, 2024
- Publicidade -
InícioNotíciasSoluções agroquímicas atendem cafeicultor brasileiro

Soluções agroquímicas atendem cafeicultor brasileiro

Manejo fisiológico, controle de ácaros, insetos e doenças ancoram portfólio robusto e transferem resultados consistentes à cultura

Companhia a cada safra mais competitiva na oferta de soluções para diferentes cultivos, a Sipcam Nichino Brasil se consolidou também entre as principais desenvolvedoras de tecnologias voltadas à cafeicultura. A empresa aparece hoje à frente de importantes inovações na área, com destaque ao lançamento, recente, de bioestimulantes de última geração. Seu portfólio abrange ainda uma relação de agroquímicos de ponta, em suporte à produtividade, rentabilidade e à qualidade da bebida do café, afirma a empresa.

“São bioestimulantes, inseticidas, acaricidas, herbicidas e fungicidas, indicados ao manejo das plantas e ao controle de pragas e doenças cujo potencial para transferir danos ao cafeeiro é elevado”, resume o engenheiro agrônomo Sergio Camargo, consultor da Sipcam Nichino.

Créditos: Divulgação

Ao “amplo portfólio distribuído para o café”, segundo o agrônomo, ele associa indicadores significativos, obtidos a campo, com a correta utilização dos produtos Fujimite® 50 SC (acaricida), Trebon® 100 SC (inseticida) e dos fungicidas Brisa®, Fezan® Gold, Metiltiofan® e Cuprozeb®, além dos bioestimulantes Abyss®, Blackjak®, Stilo® Verde e Nutex® Premium.

Manejo estratégico e preciso

Segundo Camargo, o acaricida Fujimite® 50 SC controla com eficácia os ácaros da mancha anular (Brevipalpus phoenicis) e vermelho (Otyghonichus ilicis). “Trata-se de uma ferramenta ideal na execução do MIP ou manejo integrado de pragas. Esse acaricida age por contato e ingestão, é seletivo à cultura e a insetos benéficos ao cafeeiro”, salienta.

O inseticida Trebon® 100 SC, por sua vez, observa o consultor, “permanece reconhecido entre as tecnologias estratégicas visando o controle da broca-do-café (Hypothenemus hampei)”. A praga, ele lembra, é considerada uma das mais severas quanto ao potencial para ocasionar danos. “Testes e ensaios demonstram que Trebon® 100 SC funciona logo depois de aplicado. Usado conforme orientações da empresa, proporciona controle acima de 80% da população da broca”, revela.

Camargo alerta ainda para a necessidade de o produtor atentar à ocorrência de quatro doenças fúngicas economicamente relevantes: a ferrugem-do-café ou ferrugem alaranjada, a cercosporiose, a mancha Phoma e a antracnose do cafeeiro. “Pesquisas da Sipcam Nichino, em parceria com consultores de renome, respaldam os fungicidas Cuprozeb®, Brisa®, Fezan® Gold e Metiltiofan® no manejo estratégico e preciso dos patógenos causadores dessas doenças”, afirma.

Já os bioestimulantes Abyss®, Blackjak®, Stilo® Verde e Nutex® Premium, enfatiza Camargo, “entregam mais vigor às plantas do café ante condições ambientais que culminem no estresse”. Estudos da equipe técnica da Sipcam Nichino, informa ele, apuraram que o estresse hídrico, temperaturas elevadas e chuvas de granizo são fatores responsáveis por perdas representativas na produtividade, qualidade da bebida e na rentabilidade ao cafeicultor.

ARTIGOS RELACIONADOS

Cafeicultor mineiro vence prêmio nacional de cafés especiais

Premiação, realizada pela Alltech Crop Science, comprovou que tecnologias nutricionais ...

Com projeto de irrigação, cafeicultor aumenta produtividade em 28%

Cafeicultor enaltece oportunidades após conseguir salvar seu cultivo e aumentar sua produtividade. Conheça essa história.

Cafeicultor mineiro supera desafios climáticos com auxílio da irrigação

Conheça a história do agricultor Edélcio Natan que superou as mudanças climáticas.

8ª Feira do Cerrado da Cooxupé recebe mais de 4.3 mil cafeicultores

Produtores da região do Cerrado Mineiro visitaram evento de negócios da cooperativa cafeeira entre os dias 15 e 16 de março.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!