26.6 C
Uberlândia
terça-feira, abril 23, 2024
- Publicidade -
InícioDestaquesCarbonato de potássio é peça-chave

Carbonato de potássio é peça-chave

O uso eficiente do carbonato de potássio em fertilizantes especiais se mostra uma estratégia fundamental para alcançar colheitas saudáveis e produtivas.

A indústria de fertilizantes, fundamental para garantir safras abundantes e de alta qualidade, tem buscado maneiras inovadoras de melhorar seus processos produtivos. O uso da potassa cáustica e do carbonato de potássio na formulação dos fertilizantes é uma delas. O potássio (K) é um nutriente essencial para o crescimento e desenvolvimento saudável das plantas. O Manual de Fertilidade do Solo, publicado pela Associação Brasileira para Pesquisa da Potassa e do Fosfato, revela que fertilizantes que contêm potássio aumentam a produtividade agrícola, auxiliam na resistência das plantas contra doenças e estresse hídrico, e melhoram a qualidade dos alimentos produzidos.

Carbonato de Potássio
Reprodução: Internet

O potássio é um elemento fundamental para a fotossíntese das plantas, sendo essencial também para a síntese de proteínas, na decomposição dos carboidratos, no controle do balanço iônico, e para atenuar os efeitos de doenças que acometam a plantação. Também melhora a tolerância ao frio e a qualidade dos frutos.

A indústria de fertilizantes é um mercado em expansão, com um valor global estimado em mais de US$ 230 bilhões em 2021. A crescente demanda por alimentos, impulsionada pelo aumento da população mundial, tem levado à busca por alternativas eficientes na produção de fertilizantes, como o uso da potassa cáustica. Bernardo Silva, diretor-executivo do Sindicato Nacional das Indústria de Matérias-primas para Fertilizantes (Sinprifert), afirma que nos próximos quatro anos a indústria de fertilizantes deve realizar investimentos da ordem de R$ 21 bilhões no Brasil.

De acordo com José Rosenberg, diretor-presidente da Katrium Indústrias Químicas, além de aumentar a produtividade das safras, fertilizantes foliares e sais de potássio de ácidos húmicos desempenham um papel fundamental na promoção de práticas agrícolas sustentáveis, desempenhando um papel fundamental na promoção de práticas agrícolas sustentáveis, minimizando o impacto ambiental, protegendo os recursos hídricos e favorecendo safras abundantes e de alta qualidade — além de gerar impacto positivo na produtividade agrícola e na segurança alimentar global.

Rosenberg afirma que os avanços na aplicação de sais de potássio na produção de fertilizantes também reforçam a importância da inovação e do investimento em pesquisa e desenvolvimento que ocorre no setor de fertilizantes especiais. “A adoção de tecnologias e práticas sustentáveis, como o uso de potassa cáustica, será fundamental para enfrentar os desafios do aumento da população mundial e das mudanças climáticas. É crucial que a indústria de fertilizantes busque otimizar ainda mais o uso da potassa cáustica e do carbonato de potássio para contribuir com um futuro alimentar seguro e sustentável para todos”.

ARTIGOS RELACIONADOS

Produtora conquista prêmio de melhor café especial após adotar fertilizantes biotecnológicos

A produtora de um sítio localizado em Minas Gerais obteve excelentes resultados em sua plantação de café utilizando os fertilizantes biotecnológicos e conquistou o primeiro lugar no Concurso de Cafés Especiais da Coopervas (Cooperativa Agropecuária do Vale do Sapucaí), também em Minas.

Automação eleva a produtividade final na lavoura

Com a tecnologia de acionamento elétrico para taxa fixa, através de dispositivos móveis, a dosagem e deposição no solo é mais precisa e há real controle do que acontece com o implemento durante a atividade,

Com cenário de fertilizantes desafiador, produtores apostam na agricultura digital

Condições de mercado têm aumentado a demanda por soluções digitais como a prescrição de fertilizantes de Climate FieldView

Governo Federal lança Plano Nacional de Fertilizantes para reduzir importação dos insumos

O Plano traz medidas para os próximos 28 anos focadas em diminuir a atual dependência do ...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!