16.6 C
Uberlândia
quarta-feira, maio 29, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioArtigosSubstratos, horticultura e sustentabilidade

Substratos, horticultura e sustentabilidade

Descubra como a Mecplant está liderando o caminho para soluções sustentáveis nesta área crucial

Carlos André Stuepp
Engenheiro florestal e doutor em Produção Vegetal
caar@uepg.br

Sim, os substratos desempenham um papel crucial na horticultura, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo, influenciando diretamente o crescimento e a produtividade das plantas. Eles constituem a base onde as raízes se desenvolvem, fornecendo suporte estrutural, nutrientes essenciais e regulando a disponibilidade de água.

As características de um bom substrato são bem conhecidas: ele deve proporcionar uma boa aeração e, ao mesmo tempo, um eficiente armazenamento de água, além de possuir uma estrutura que não limite fisicamente o desenvolvimento das raízes.

Tudo isso deve ser alcançado com uma baixa densidade, mantendo a sanidade do substrato e com custo acessível. O substrato é tão essencial para a qualidade da muda quanto a laranja é para o suco de laranja.

Trata-se de um elemento fundamental, indispensável para garantir o desenvolvimento saudável e vigoroso das plantas desde o início de seu ciclo de vida. Mas, sua essencialidade não se restringe apenas ao bom desempenho na produção vegetal, reflete também na sustentabilidade desse setor.

Cabe à indústria de plantas buscar substratos que atendam a esses critérios específicos, pois a escolha do substrato deve levar em consideração a sua origem e impacto ambiental causado pela sua produção. Optar por materiais renováveis e de baixo custo ambiental é crucial para minimizar o impacto negativo no ecossistema.

Composição

A construção desse substrato, com características físicas e químicas adequadas passa pela ciência, que traz luz aos processos bioquímicos que transformam “resíduos” em um produto de elevado valor ambiental.

Isso implica seguir normas e procedimentos estabelecidos para garantir a qualidade do substrato, em diferentes lotes de produção. Assim, chegamos ao principal substrato hortícola consumido no Brasil atualmente. Trata-se do substrato produzido a partir de casca de Pinus spp., uma espécie-chave na silvicultura brasileira que tem em sua casca uma fonte renovável de alta qualidade para a fabricação de substratos.

Os substratos à base de casca de Pinus spp. compostada oferecem uma alternativa sustentável e eficaz. Proporcionam boa aeração, retenção de água e adaptabilidade em relação às características específicas exigidas por cada espécie, possibilitando ajustes na sua granulometria conforme necessário.

Essa característica permite que a casca de pinus tenha uma ampla gama de aplicações em diferentes sistemas de produção, incluindo a horticultura, silvicultura e fruticultura, atendendo às exigências técnicas específicas de cada um desses segmentos.

A utilização desses substratos não só beneficia o desenvolvimento das plantas, mas também contribui para a redução do impacto ambiental, aproveitando um recurso renovável e promovendo a sustentabilidade na produção agrícola.

Solução

A Mecplant tem buscado, neste modelo, a excelência no fornecimento de substratos, fundamentada no controle de qualidade em todas as etapas do processo de produção.

Diariamente, constrói soluções inteligentes baseadas na natureza, mantendo-se atenta às demandas do mercado e às necessidades específicas de cada cliente. A Mecplant entende que a integração da sustentabilidade no setor agrícola não apenas fortalece sua resiliência a longo prazo, mas também impulsiona sua viabilidade econômica e ambiental.

Portanto, a adoção de estratégias sustentáveis é imprescindível para fortalecer e garantir o futuro do setor agrícola.

ARTIGOS RELACIONADOS

Quais as tendências de controle biológico?

Especialista comenta o crescimento considerável dessa prática no Brasil.

O Brasil é líder mundial em tecnologias de controle biológico?

Com aplicação desse tipo de manejo em mais de 23 milhões de hectares, o Brasil está na liderança mundial no uso do controle biológico nas lavouras...

Produção agrícola e sustentabilidade no Cerrado são tema de encontro na Embrapa

Como elevar a produção e a produtividade agrícola no Cerrado brasileiro, de forma sustentável, até 2040? Esta é uma das questões a serem discutidas...

Agrousados – Sustentabilidade é seu forte

  A Agrousados participa da Femec desde o início da feira, e expôs nessa edição dois microtratores e móveis feitos de pneus reciclados. “A Agrousados...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!