28.6 C
Uberlândia
domingo, maio 19, 2024
- Publicidade -
InícioDestaquesTecnologia de secagem de grãos em menos de 24 horas

Tecnologia de secagem de grãos em menos de 24 horas

Desenvolvido com tecnologia nacional, Coffee Dryer realiza a secagem dos grãos de café sem perder a qualidade original

Uma das principais atrações da Semana Internacional do Café – SIC, que acontecerá de 8 a 10 de novembro em Belo Horizonte (MG), é a apresentação da inovadora tecnologia brasileira projetada para secar grãos de café em menos de 24 horas. A SIC é uma das maiores feiras do mundo do setor cafeeiro e tem como objetivo conectar e gerar oportunidades para toda a cadeia do café brasileiro no acesso a mercados, conhecimento e negócios.

É para esse público que a Dryeration, empresa sediada no Rio Grande do Sul com uma divisão comercial na América Central, vai apresentar o Coffee Dryer, uma tecnologia desenvolvida para realizar todo o processo de secagem do café nesse curto período, preservando a qualidade original dos grãos colhidos. Além disso, o secador permite que a área de contato com o fruto seja semelhante a um “terreiro” e inicia a injeção de volume de ar, o qual vai passando pelo café, que está estático dentro do secador, fazendo com que o fluxo passe em todas as partes e seque toda a massa com homogeneidade.

Com mais de 42 anos de atuação no mercado nacional, a Dryeration é a detentora da nova tecnologia e pioneira no desenvolvimento de inovações tecnológicas para secagem de grãos, cereais, oleaginosas e sementes. O fundador da Dryeration, Otalício Pacheco da Cunha, especialista em sistemas de secagem de grãos, destaca a importância dessa tecnologia ao afirmar: “Estamos trazendo para o mercado um novo conceito e velocidade, reduzindo o tempo de secagem e eliminando muitos problemas de secagem, como chuva, infestação de insetos e queima de matéria seca”.

Além de permitir uma secagem uniforme, a agilidade com que o secador Coffee Dryer retira a umidade dos grãos e a leva para fora do secador, com a mesma rapidez, preserva a qualidade dos grãos. Cada equipamento tem capacidade para 20 mil litros/dia – em torno de 14 toneladas.

Outro avanço no pós-colheita do café é o secador entregar ao cafeicultor grãos que tanto podem ser industrializados como também podem ser plantados, como sementes, dependendo da opção do produtor, com todo vigor e matéria seca e sem perder a germinação. Isso representa uma mudança significativa em relação ao tratamento delicado atual, que envolve etapas como despolpa, lavagem, fermentação e secagem, geralmente realizada em terreiros suspensos. “Essa tecnologia permite que os produtores coloquem o café diretamente do campo para o secador, economizando várias etapas de trabalho e mantendo a qualidade do grão tal como estava no pé, sem perda de matéria seca ou vigor”, destaca Otalício.

Palestra vai mostrar como aposentar o terreiro de café

A Dryeration estará presente na Arena Inovação, onde realizará uma palestra no dia 8 de novembro, a partir das 11h30. Um dos representantes da empresa, especialista e consultor em pós-colheita de café, Francinaldo Alves Batista, apresentará o assunto intitulado “Inovação tecnológica em secagem de café propõe aposentar o terreiro”.

O que: “Inovação tecnológica em secagem de café propõe a aposentadoria do terreiro”

Quando: 8 de novembro

Onde: Arena Inovação / Semana Internacional do Café / Expominas, Belo Horizonte (MG)

Horário: 11h30

ARTIGOS RELACIONADOS

A transformação digital avança no agronegócio

Referência no meio científico, Embrapa avança com iniciativas para melhoria dos processos, governanças e otimização dos sistemas de informação

Atualidades e tendências da tecnologia no agronegócio

O agronegócio avança com tecnologias inovadoras e sustentáveis, impulsionando a produtividade e a preservação ambiental.

50 anos de ferrugem do cafeeiro no Brasil

A ferrugem do cafeeiro, causada pelo fungo Hemileia vastatrix, apareceu no Brasil em janeiro de 1970, na Bahia, e logo se disseminou para todas as regiões cafeeiras do País.

Automação no campo revoluciona forma de trabalhar

Com robôs, produtividade da indústria de máquinas para agropecuária vive novo salto.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!