23.6 C
Uberlândia
terça-feira, abril 16, 2024
- Publicidade -
InícioNotíciasTecnologia em motores elétricos evita danos

Tecnologia em motores elétricos evita danos

A área rural possui um grande déficit, quando se fala em eletricidade. Diferente das zonas urbanas, no final das linhas de transmissão nas zonas rurais a tensão correta não chega ao local, ocorrendo assim uma oscilação energética.  Por isso, muitas vezes os equipamentos utilizados no agronegócio como trituradores, moenda de cana, moinhos, entre outros, podem queimar ou sofrer uma avariação, prejudicando o agricultor pelas falhas repetitivas dos motores, que podem prejudicar o potencial de crescimento na produção.

Créditos: Divulgação

Hoje em dia há tecnologias avançadas capazes de se adequarem às exigências do agricultor. Segundo Drauzio Menezes, diretor da Hercules Motores Elétricos, é importante que as companhias rurais invistam em motores modernos e tecnológicos, desenvolvidos especificamente para trabalharem mesmo nessas situações de variação energética nas áreas rurais. “Para áreas com oscilação de tensão, a Hercules Motores desenvolveu a linha de motores padrões — com o chamado click rural, suportando subtensão e sobretensão — que atendem a tensão entre 110 e 127 V; de 220 até 254 V; de 440 até 508 V. Já para os equipamentos expostos a ambientes com pó e umidade, como é o caso dos trituradores forrageiros e picadores, são direcionados os motores resistentes a essas aplicações, que são os da linha IP 44 e IP 55”, salienta Menezes.

Ele explica também que diversas empresas de agronegócio dão preferência a motores com flexibilidade e facilidade de alteração da forma construtiva: “Por isso, na Hercules, fabricamos motores que têm essa multimontagem, oferecendo a possibilidade da caixa de ligação girar de 90 em 90 graus, tendo pés removíveis e linha completa de flanges. Com peças de reposições disponíveis para compra, tendo a vantagem de serem fabricados em uma empresa 100% nacional, que fornece 24 meses de garantia”.

Outra alternativa bem interessante para o agronegócio é o investimento em motores com carcaça de alumínio, pois, há diferenciais técnicos e vantagens que merecem ser levados em conta. “Eles são mais leves, o que facilita a instalação em locais difíceis e descomplica qualquer tipo de movimentação, além disso, o alumínio é um ótimo dissipador de calor, tornando assim o motor mais eficiente”, explica Menezes. Com isso, os produtores garantem máxima agilidade das ações de plantio e colheita, mais facilidade para manejo e manutenção das lavouras e também maior produtividade e padronização dos processos.

ARTIGOS RELACIONADOS

Drones na agricultura

De acordo com a legislação brasileira, os drones ou veículos aéreos não tripulados (VANTs), como o próprio nome diz, são aeronaves comandadas remotamente, sem a presença de piloto embarcado.

Cresol protocola mais de R$ 284 milhões durante Show Rural

A cooperativa de Crédito que encerrou 2022 com um crescimento total de 44%, projeta para este novo ano fechar a sua carteira do agro em R$ 15 bilhões.

A inovação dos pisos radiantes

Os pisos radiantes (aquecidos) além de promoverem um conforto tátil nas superfícies também têm ...

Ubyfol celebra 35 anos e é uma das líderes em Nutrição Vegetal

Ubyfol investe em P&D e novas tecnologias, amplia portfólio para novas culturas, reestrutura sua estratégia de cobertura de área e acesso a mercado e registra crescimento acima de 20% no primeiro semestre desde ano

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!