Inicio Destaques Tela termorrefletora aluminizada

Tela termorrefletora aluminizada

0
76

Vivyan Justi Conceição Departamento de Pesquisa e Desenvolvimento – Ginegar Brasilvivyan@ginegar.com.br

Gilberto Rostirolla Batista de SouzaDepartamento Comercial – Ginegar Brasilgilberto@ginegar.com.br

Tela – Foto: Ginegar do Brasil

Produzir alimentos de alta qualidade em ambientes onde a temperatura apresenta-se mais alta do que a necessidade da cultura pode ser bastante desafiador. Temperaturas consideradas elevadas causam às plantas uma situação de estresse que acarretará menor rendimento e menor qualidade das plantas produzidas. Adequar o microclima desse ambiente é fundamental para que a cultura possa expressar sua máxima capacidade produtiva.

O cultivo em ambiente protegido, desde que bem dimensionado e manejado, ajuda a criar um microclima favorável, pois proporciona o controle de variáveis como temperatura, umidade, radiação solar e vento. A escolha de filmes plásticos e telas de sombreamento interferem de maneira direta nesse objetivo.

Hortaliças de folha, como a alface, almeirão, escarola, couve, rúcula, agrião, tomate, pimentão, entre outras, têm melhor desempenho produtivo quando cultivadas em climas mais amenos, e por esse motivo o emprego de tecnologias adequadas pode reduzir as variações do clima, resultando em ganho de eficiência produtiva estimado em 40%.

Solução

A tela termorrefletora Aluminet® da Ginegar é uma malha de sombra aluminizada que possui como benefício principal a reflexão de parte da radiação solar, principalmente radiação infravermelha (responsável por aquecer o ambiente).

Esse importante efeito da malha Aluminet possibilita o controle do microclima, pois reflete parte da radiação de calor para fora do ambiente protegido quando mantida estendida durante os dias de alta temperatura e, com isso, reduz a entrada de calor para o ambiente, promovendo o microclima ótimo para a maior produtividade com menor ciclo produtivo e reduz problemas de abortamento floral, fundo preto, queimas por golpe de sol. A tela termorrefletora Aluminet® é a única tela no Brasil que possui de fato o efeito eficiente no controle da temperatura do ambiente protegido.

Versatilidade

A tela termorrefletora Aluminet®, além do controle térmico, promove alta difusão da luz solar que entra para o ambiente, aumentando a quantidade de luz que chega às folhas no interior das plantas.

A redução da temperatura em até 8°C e o aumento da luz difusa reduz o estresse causado nas plantas devido à alta incidência luminosa, aumentando a taxa fotossintética e, em última instância, a produtividade.

Como utilizar

A Aluminet® aplicada em telados ou viveiros deve ser instalada em estrutura semelhante à das telas fotoconversoras, porém, quando associada com plástico (em estufas), recomenda-se o uso em sistemas de cortinas móveis.

Para o manejo da malha termorrefletora Aluminet®, o ideal é basear-se nos fatores climáticos encontrados no interior do ambiente protegido, por meio de registros de dados de variáveis, como: radiação PAR, temperatura e umidade relativa do ar realizados previamente.

Após instalada, quando a temperatura ideal determinada para a cultura em questão for atingida, a tela deve ser estendida a fim de evitar a entrada do calor de radiação em excesso, até que o ambiente atinja a temperatura desejada.

Quando a temperatura externa voltar a patamares mais baixos, a tela deverá ser recolhida. Caso o produtor não possua dataloggers, é importante consultar os técnicos especializados da Ginegar para orientações do correto manejo do microclima do ambiente protegido de acordo com cada região.


Mais sobre o uso da Aluminet® 

Além da melhora das condições climáticas do ambiente para maior desenvolvimento das plantas, a Aluminet® também tem função na redução de temperatura da solução nutritiva em sistemas hidropônicos, reduzindo a ocorrência de doenças do sistema radicular, como Pythium e distúrbios fisiológicos, como deficiência de cálcio (“tip burn”).

Na medida em que há maior incidência de radiação e temperatura, ótimos resultados são percebidos com o uso da Aluminet® já que parte da radiação será refletida. Quando comparado ao uso de uma tela preta, por exemplo, observa-se que a temperatura ficará em média 5°C a menos, com o uso da Aluminet®.

Uma tela preta comum absorve radiação durante o dia e reflete essa energia para dentro do ambiente na forma de infravermelho, o que causa o aquecimento do ambiente protegido.

Assim como a redução da temperatura em dias quentes, a Aluminet® preserva o calor adquirido ao longo do dia em noite de baixa temperatura externa. Nesta condição de clima, a tela termorrefletora Aluminet® deve ser estendida no final da tarde e durante a noite, pois a radiação que entra durante o dia demora mais a se dissipar pela reflexão da energia na parte interna da tela, mantendo a temperatura constante durante a noite. Esse manejo reduz o surgimento de doenças fúngicas, como o míldio.

Custo-benefício

O nosso contínuo investimento em pesquisa e desenvolvimento garantem ao produtor agrícola brasileiro a segurança em adquirir tecnologias comprovadamente eficientes aos seus cultivos, promovendo maior rendimento financeiro.

Acesse o portal ginegar.com.br e conheça nossos trabalhos de pesquisa com os resultados alcançados e suas respectivas análises econômicas de viabilidade de implantação. Nosso corpo técnico especializado tem por função orientar sempre o produtor agrícola na escolha mais assertiva para o seu produto e no melhor material do cultivo protegido para cada região.

Ginegar Brasil, conhecendo suas necessidades, contribuindo para o seu crescimento!

SEM COMENTÁRIO