21.6 C
Uberlândia
sexta-feira, abril 26, 2024
- Publicidade -
InícioDestaquesTela termorrefletora aluminizada

Tela termorrefletora aluminizada

Vivyan Justi Conceição Departamento de Pesquisa e Desenvolvimento – Ginegar Brasilvivyan@ginegar.com.br

Gilberto Rostirolla Batista de SouzaDepartamento Comercial – Ginegar Brasilgilberto@ginegar.com.br

Tela – Foto: Ginegar do Brasil

Produzir alimentos de alta qualidade em ambientes onde a temperatura apresenta-se mais alta do que a necessidade da cultura pode ser bastante desafiador. Temperaturas consideradas elevadas causam às plantas uma situação de estresse que acarretará menor rendimento e menor qualidade das plantas produzidas. Adequar o microclima desse ambiente é fundamental para que a cultura possa expressar sua máxima capacidade produtiva.

O cultivo em ambiente protegido, desde que bem dimensionado e manejado, ajuda a criar um microclima favorável, pois proporciona o controle de variáveis como temperatura, umidade, radiação solar e vento. A escolha de filmes plásticos e telas de sombreamento interferem de maneira direta nesse objetivo.

Hortaliças de folha, como a alface, almeirão, escarola, couve, rúcula, agrião, tomate, pimentão, entre outras, têm melhor desempenho produtivo quando cultivadas em climas mais amenos, e por esse motivo o emprego de tecnologias adequadas pode reduzir as variações do clima, resultando em ganho de eficiência produtiva estimado em 40%.

Solução

A tela termorrefletora Aluminet® da Ginegar é uma malha de sombra aluminizada que possui como benefício principal a reflexão de parte da radiação solar, principalmente radiação infravermelha (responsável por aquecer o ambiente).

Esse importante efeito da malha Aluminet possibilita o controle do microclima, pois reflete parte da radiação de calor para fora do ambiente protegido quando mantida estendida durante os dias de alta temperatura e, com isso, reduz a entrada de calor para o ambiente, promovendo o microclima ótimo para a maior produtividade com menor ciclo produtivo e reduz problemas de abortamento floral, fundo preto, queimas por golpe de sol. A tela termorrefletora Aluminet® é a única tela no Brasil que possui de fato o efeito eficiente no controle da temperatura do ambiente protegido.

Versatilidade

A tela termorrefletora Aluminet®, além do controle térmico, promove alta difusão da luz solar que entra para o ambiente, aumentando a quantidade de luz que chega às folhas no interior das plantas.

A redução da temperatura em até 8°C e o aumento da luz difusa reduz o estresse causado nas plantas devido à alta incidência luminosa, aumentando a taxa fotossintética e, em última instância, a produtividade.

Como utilizar

A Aluminet® aplicada em telados ou viveiros deve ser instalada em estrutura semelhante à das telas fotoconversoras, porém, quando associada com plástico (em estufas), recomenda-se o uso em sistemas de cortinas móveis.

Para o manejo da malha termorrefletora Aluminet®, o ideal é basear-se nos fatores climáticos encontrados no interior do ambiente protegido, por meio de registros de dados de variáveis, como: radiação PAR, temperatura e umidade relativa do ar realizados previamente.

Após instalada, quando a temperatura ideal determinada para a cultura em questão for atingida, a tela deve ser estendida a fim de evitar a entrada do calor de radiação em excesso, até que o ambiente atinja a temperatura desejada.

Quando a temperatura externa voltar a patamares mais baixos, a tela deverá ser recolhida. Caso o produtor não possua dataloggers, é importante consultar os técnicos especializados da Ginegar para orientações do correto manejo do microclima do ambiente protegido de acordo com cada região.


Mais sobre o uso da Aluminet® 

Além da melhora das condições climáticas do ambiente para maior desenvolvimento das plantas, a Aluminet® também tem função na redução de temperatura da solução nutritiva em sistemas hidropônicos, reduzindo a ocorrência de doenças do sistema radicular, como Pythium e distúrbios fisiológicos, como deficiência de cálcio (“tip burn”).

Na medida em que há maior incidência de radiação e temperatura, ótimos resultados são percebidos com o uso da Aluminet® já que parte da radiação será refletida. Quando comparado ao uso de uma tela preta, por exemplo, observa-se que a temperatura ficará em média 5°C a menos, com o uso da Aluminet®.

Uma tela preta comum absorve radiação durante o dia e reflete essa energia para dentro do ambiente na forma de infravermelho, o que causa o aquecimento do ambiente protegido.

Assim como a redução da temperatura em dias quentes, a Aluminet® preserva o calor adquirido ao longo do dia em noite de baixa temperatura externa. Nesta condição de clima, a tela termorrefletora Aluminet® deve ser estendida no final da tarde e durante a noite, pois a radiação que entra durante o dia demora mais a se dissipar pela reflexão da energia na parte interna da tela, mantendo a temperatura constante durante a noite. Esse manejo reduz o surgimento de doenças fúngicas, como o míldio.

Custo-benefício

O nosso contínuo investimento em pesquisa e desenvolvimento garantem ao produtor agrícola brasileiro a segurança em adquirir tecnologias comprovadamente eficientes aos seus cultivos, promovendo maior rendimento financeiro.

Acesse o portal ginegar.com.br e conheça nossos trabalhos de pesquisa com os resultados alcançados e suas respectivas análises econômicas de viabilidade de implantação. Nosso corpo técnico especializado tem por função orientar sempre o produtor agrícola na escolha mais assertiva para o seu produto e no melhor material do cultivo protegido para cada região.

Ginegar Brasil, conhecendo suas necessidades, contribuindo para o seu crescimento!

ARTIGOS RELACIONADOS

Aprenda a plantar cenoura

A cenoura é uma hortaliça da família Apiaceae, do grupo das raízes tuberosas, cultivada em larga escala

Coloração da casca é atrativo para consumidores de cebola

  O mercado busca cebola de formato arredondado e coloração de casca ideal. Para isso, os cebolicultores podem contar com híbridos que proporcionam as características...

Produção de feijão-vagem no Brasil

Produzido principalmente por pequenos produtores, o Brasil produz 57 mil toneladas de feijão-vagem O feijão-vagem, feijão-de-vagem ou simplesmente vagem, como é conhecido, é um alimento...

Pedro Afonso (TO) se destaca na produção de grãos

Mesmo com chuvas abaixo da média, produção de soja é boa na região O Sudeste enfrenta uma complicada crise hídrica que afeta a população e,...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!