24.6 C
Uberlândia
quinta-feira, novembro 21, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioDestaquesTela vermelha melhora brix da uva

Tela vermelha melhora brix da uva

A tela vermelha aumenta a produtividade, com cachos maiores, ótima coloração e boa uniformidade, além da proteção contra chuvas, granizos, ventos e sol

José Antônio Silva SouzaGraduando em Agronomia – Universidade Estadual do Maranhão (UEMA)

Thiago Feliph Silva FernandesEngenheiro agrônomo e mestrando em Agronomia/Produção Vegetal –FCAV/UNESPthiagofeliph@hotmail.com

A tela de sombreamento vermelha é composta por polietileno virgem e por aditivos especiais que são capazes de converter a luz solar direta em luz difusa. Ao receber a luz vermelha de forma difusa em maior quantidade, o metabolismo da planta é alterado, fazendo com que o processo de fotomorfogênese seja mais rápido e eficiente, resultando em melhorias no aspecto físico da planta.

A luz difusa no cultivo de uva influencia em diversos aspectos, gerando aumento da produção e seu teor de brix apresentando melhor qualidade.

Manejo

Para a implementação da tela é necessário fixar os balancins de 1,5 m x 0,03 m x 0,04 m em todos os postes internos, onde serão esticados e fixados em suas extremidades superiores os fios n° 14 ou com 2,10 mm de bitola, galvanização pesada, abaixo e acima da tela, nos dois sentidos, e amarrados na cabeça dos postes de três metros para a sustentação da mesma, onde a tela deve ficar posicionada a 1,0 m acima do aramado.

Os benefícios são vários, como: aumento de produtividade, cachos maiores, ótima coloração e boa uniformidade, proteção contra chuvas, granizos, ventos e sol, proteção contra pragas e doenças, plantas mais limpas e redução do uso de defensivos agrícolas.

A tela diminui a passagem dos raios ultravioleta, reduzindo a ocorrência de insetos, pois os mesmos são orientados por esse espectro de radiação, ou seja, o ambiente torna-se mais ‘invisível’ aos insetos. Tendo a possibilidade do aumento de produtividade, qualidade e precocidade da colheita em épocas desfavoráveis ao cultivo, são fatores fundamentais para proporcionar o aumento da rentabilidade.

ARTIGOS RELACIONADOS

Alta produtividade e qualidade na produção de banana nanica

Na bananicultura, a produção de banana nanica é a que menos rentabiliza o produtor, no entanto, devido a sua rusticidade em relação aos outros grupos de bananeiras (prata e maçã), é mais fácil de produzir e, consequentemente, há uma maior oferta da mesma no mercado, baixando o preço de venda.

Novos híbridos de pimentão e técnicas de cultivo

Originário do Sul do México e América Central, o pimentão (Capsicum annum) pertence à família Solanaceae. Esta família possui aproximadamente 150 gêneros e 3.000 espécies de vegetais, estando entre famílias mais diversificadas de angiospermas eudicotiledôneas.

Fosfito proporciona mais teor de sólidos solúveis em citros?

AutoresRoque de Carvalho Dias roquediasagro@gmail.com Leandro Bianchi leandro_bianchii@hotmail.com Samara Moreira Perissato samaraperissato@gmail.com Vitor Muller Anunciato  vitor.muller@gmail.com  Engenheiros agrônomos, mestres e doutorandos...

Panorama nacional da cultura da banana

Já no Brasil, a estimativa foi que a banana, nesse mesmo período, ocupou uma área de 449 mil hectares e movimentou um mercado de US$ 4,2 bilhões, chegando a produzir 6,7 milhões de toneladas por ano, alcançando uma produtividade de 15,028 toneladas por hectare, valor abaixo da média mundial (FAO, 2020).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!