21.6 C
Uberlândia
segunda-feira, junho 24, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioArtigosHortifrútiTipos e variedades de melão

Tipos e variedades de melão

Existem melões com casca amarela, verde ou com uma mistura das duas cores, redondos ou alongados e com polpa de cor variável

Crédito DuPont
Crédito DuPont

A escolha do material de plantio adequado é uma decisão importante para o sucesso do cultivo do meloeiro. Assim, o primeiro passo a ser considerado pelo produtor é avaliar aspectos de cultivares de polinização aberta e de híbridos disponíveis no mercado, tais como: potencial produtivo, duração dos estádios de desenvolvimento (vegetativo, reprodutivo), características do fruto (formato, peso médio, espessura da polpa e da casca), sabor, aroma, conteúdo de sólidos solúveis e textura).

 

Características

Os principais tipos de melão produzidos comercialmente pertencem a dois grupos: inodoros ou aromáticos, que são facilmente reconhecidos por terem características claramente observáveis.

â–º Amarelo: pertencente ao grupo dos inodoros, é também conhecido como melão espanhol. Tem casca amarela e polpa variando de branca a creme. Os frutos apresentam formato redondo ovalado. Por ser mais resistente ao manuseio e por apresentar boa conservação pós-colheita, é o tipo mais cultivado em todo o Brasil.

â–º Cantaloupe: pertence ao grupo dos aromáticos. Apresenta a casca rendilhada, com formato esférico e polpa salmão. Exige um manuseio mais cuidadoso e utilização de processo de refrigeração durante a pós-colheita.

â–º Charentais: pertencente ao grupo dos aromáticos, possui casca lisa, verde-clara e reticulada (costelada), forma arredondada e às vezes achatada, e polpa salmão. Algumas variedades possuem leve rendilhamento.

â–º Gália: pertencenteao grupo dos aromáticos, é arredondado, com casca verde no início e amarela quando o fruto está maduro. A coloração da polpa varia de branco a branco-esverdeada. Possui rendilhamento menor que os cantaloupes.

â–º Orange: pertence ao grupo dos aromáticos, é redondo, de casca lisa e cor creme, com polpa laranja-escura ou creme-esverdeada. Exige manuseio cuidadoso.

â–º Pele de sapo: pertencente ao grupo dos inodoros, recebeu esse nome pela coloração de sua casca: verde-clara com manchas verde-escuras, levemente enrugada e dura, com polpa creme-esverdeada. Dentre os melões comercializados, é o tipo de maior tamanho.

Demanda

No Brasil plantam-se, principalmente, cultivares de melão do grupo Inodorus, tipo “amarelo“, entretanto, há uma tendência de mercado no aumento da demanda por melões do grupo Cantalupensis, aromáticos, de polpa salmão, com bom sabor e maior teor de açúcar (ºBrix).

Fonte: CTP (www.cpt.com.br)

 

 

Essa matéria você encontra na edição de dezembro 2016  da revista Campo & Negócios Hortifrúti. Adquira já a sua.

ARTIGOS RELACIONADOS

Novidade – Cultivo de folhosas em areia

Durante o verão o consumo de folhosas aumenta significativamente, e o grande desafio de entregar verduras frescas, bonitas e sadias é lançado aos produtores, em especial os hidroponistas.

Expocitros chega à 41ª edição com sucesso

  A 41ª Expocitros, 46º Dia do Citricultor e 37ª Semana da Citricultura ocorrerão de 25 a 28 de maio, no Centro de Citricultura Sylvio...

Investir em sementes de soja tratadas é rentável?

Autores Thaís Vitória dos Santos thaisvitoria104@gmail.com Denilze Santos Soares denilzesoares@gmail.com Luana Keslley Nascimento Casais luana.casais@gmail.com  Fabiana das Chagas Gomes Silva fabianachagasfa@gmail.com Graduandas em...

Dia Nacional da Abelha

Inseto de extrema importância econômica e ecológica, a abelha é responsável por 35% da produção agrícola global, bem como 85% das plantas selvagens, através da sua função como principal polinizadora no planeta.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!