27 C
Uberlândia
domingo, novembro 24, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioArtigosHortifrútiTomate italiano premium chega ao mercado

Tomate italiano premium chega ao mercado

 

Sakata - Crédito Luize Hess
Sakata – Crédito Luize Hess

Lançado recentemente pela empresa de sementes Sakata, o tomate Ravena representa uma grande evolução no mercado de tomate italiano, cujos diferenciais são identificados facilmente pelo consumidor. A padronização dos frutos, ótimo sabor e durabilidade deste tomate premium proporcionam aos varejistas e atacadistas maior valor agregado na comercialização, além de um menor descarte na seleção para as gôndolas.

“Hoje o segmento italiano é cada vez mais demandado pelo consumidor, por conta da qualidade e do sabor que apresenta tanto para o consumo in natura quanto no preparo de molhos. O Ravena foi desenvolvido para satisfazer os consumidores mais exigentes, que buscam um tomate com textura firme, polpa suculenta, coloração intensa e durabilidade“, salienta Gustavo Veiga, gestor de produtos da Sakata, especialista em tomates.

No ano de 2015, o segmento Italiano teve valorização média de 15% em relaçãoao Salada nos principais entrepostos atacadistas do país, sendo, por isso, uma ótima opção para a maximização de lucros do produtor.

Demanda de mercado

Este tomate foi desenvolvido pela Sakata para atender demandas específicas dos produtores, sobretudo do estado de São Paulo e da região Sul do Brasil, locais que apresentam dois dos principais problemas no cultivo do tomate: a pressão de vira-cabeça e a dificuldade de produção em condições chuvosas.

Neste sentido, o Ravena agrega à sua genética um pacote de resistências às principais viroses e bacterioses que causam deformidades nos frutos e perdas na produção, além de características que permitem um excelente desempenho em períodos chuvosos, minimizando, assim, o aparecimento de manchas e rachaduras nos frutos.

 Esta variedade possui também o maior potencial produtivo do segmento para cultivo em campo aberto, com alto pegamento de frutos uniformes e de calibre grande, da base ao ponteiro. As principais regiões de produção do Ravena atualmente são o Sudoeste e Norte paulistas, a região metropolitana de Campinas (RMC) e o Sul do Brasil.

Essa matéria você encontra na edição de julho da revista Campo & Negócios Hortifrúti. Adquira a sua.

 

 

ARTIGOS RELACIONADOS

Importância da utilização de Porta Enxerto em Tomate

Enza Zaden traz um conteúdo sobre a técnica da enxertia no tomate em parceria com a Campo & Negócios.

Pré e pós-colheita do café – Etapas essenciais para a qualidade do grão

  Carlos Henrique Cardeal Guiraldeli Graduando em Agronomia pela Universidade Federal de Lavras " UFLA Murilo Ferraz Tosta Doutorando em Engenharia Agrícola - UFLA Giovani Belutti Voltolini Graduando em...

Benefícios do mulching para tomate

O mulching no cultivo de tomate não é apenas uma cobertura para o solo, mas sim um aliado que conserva a umidade.

Agrocinco – Inovando Sempre

Há 15 anos a Agrocinco participa da Hortitec. “Trata-se de uma vitrine para horticultores de todo o País, os quais estão em busca de...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!