23.6 C
Uberlândia
terça-feira, abril 16, 2024
- Publicidade -
InícioDestaquesUm olhar sobre o potencial da safra de café em 23/24

Um olhar sobre o potencial da safra de café em 23/24

Confira o relatório semanal de Café da hEDGEpoint Global Markets, com vistas aos preços da commodity no cenário internacional.

Na última semana (03 a 07 de julho), os preços do café testaram a faixa de sobrevenda. O segundo contrato recuperou o patamar de 160 c/lb, e com a posição líquida dos especuladores em território negativo, se abriu a possibilidade de alguma cobertura de vendidos. Neste relatório, veremos um dos marcadores de alta que podem apoiar esse movimento: o desenvolvimento da safra 23/24 e a questão do desinvestimento nas origens.
 

Em Honduras, Lempira registra chuvas abaixo da média para a produção deste ano, enquanto Comayagua e outras regiões do Centro-Oeste registram chuvas normais para o período. Historicamente, há uma interação positiva entre precipitação acumulada e produção (Anexo I).


No entanto, o índice de vegetação indica um momento pessimista para Honduras em geral. Apesar das chuvas adequadas nas regiões Centro-Oeste do país, o NDVI ainda está longe do ideal, com a região registrando temperaturas acima da média no mesmo período (Anexo II).


Do lado do desinvestimento, com queda nos preços do gás natural, os preços dos fertilizantes moderaram em 2023 (Gráfico #1).

Desde janeiro, os preços do gás natural vêm caindo, contribuindo para a queda dos preços dos fertilizantes. Os preços em Lempira subiram com a desvalorização da moeda local. Por outro lado, a mão de obra ficou mais cara em Honduras.


Os salários mínimos agrícolas cresceram 10% em relação ao ano anterior, enquanto os preços médios de NY em Lempira caíram quase 20% em 2023, impactando negativamente as margens do produtor.


Consequentemente, a produção em Honduras se recuperará apenas marginalmente. Esperamos 5,63 milhões de sacas em 23/24, contra as 5,5 milhões de sacas registradas em 22/23. Além disso, com estoques iniciais menores para o ciclo 23/24, a disponibilidade diminui. Para o ciclo atual, esperamos que as exportações retornem aos níveis médios até setembro.


A questão também não é exclusiva da América Central. Na Colômbia, os preços domésticos da FNC também caíram cerca de 20% em 2023, enquanto os custos da safra aumentaram, principalmente o salário mínimo (+16%).

ARTIGOS RELACIONADOS

O papel da resistência genética na safra gaúcha de trigo

Em meio à ocorrência de um severo El Niño, dia de campo realizado em Ijuí (RS) destaca práticas de manejo que visam maior segurança na lavoura

Pesquisadores registram a cochonilha-vermelha do cafeeiro em Minas Gerais

  Ernesto Prado Pesquisador da EPAMIG Sul de Minas/EcoCentro, Bolsista Consórcio Café epradoster@gmail.com Lenira V.C. Santa-Cecília Paulo Rebelles Reis Pesquisadores da EPAMIG Sul de Minas/EcoCentro Eduardo Mosca Consultor em cafeicultura   Durante a primavera...

Safra de arábica no Sul de Minas Gerais pode superar 2023

Os dados são do Radar Agro Mensal, relatório divulgado pela Consultoria Agro do Itaú BBA

Agro Usados – O usado que vira novo nas mãos de quem sabe o que faz

A Femec é a feira de máquinas, equipamentos, implementos, insumos agrícolas, veículos utilitários e de passeio promovida pelo Sindicato Rural de Uberlândia desde 2012. Em todas as suas edições contou com exposição dos produtos da empresa Agro usados.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!