21.6 C
Uberlândia
segunda-feira, junho 24, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioEventosUnesp promove Workshop sobre águas subterrâneas

Unesp promove Workshop sobre águas subterrâneas

Evento ocorre dias 12 e 13 de novembro em Rio Claro, SP

Nova ImagemOs Comitês PCJ e a Agência das Bacias PCJ realizam nesta semana o III Workshop de Águas Subterrâneas dos Comitês PCJ: Conhecer para Usar e Proteger. A organização do evento conta com o apoio do CEA (Centro de Estudos Ambientais) da Unesp de Rio Claro e da Câmara Técnica de Águas Subterrâneas dos Comitês das Bacias PCJ. O workshop será realizado nos dias 12 e 13 de novembro, das 8 às 18 horas, no Anfiteatro do CEA que fica na Avenida 18-A com a Rua 16-B, no bairro Bela Vista.

O workshop terá palestras, mesas redondas e minicursos. Entre os temas que serão abordados no evento estão outorga eletrônica, legislação, plano de bacias, monitoramento, contaminação/remediação, gestão integrada, crise hídrica, plano diretor municipal, entre outros.

O coordenador da Câmara Técnica, Vinícius Rodrigues, explica que o workshop tem como objetivo divulgar a importância das águas subterrâneas como fonte para o abastecimento de água e também aumentar o nível de conscientização dos envolvidos em relação à proteção e os riscos advindos da contaminação e da exploração irracional. Além disso, Rodrigues comenta que o evento visa ainda apresentar as águas subterrâneas como parte integrante do ciclo hidrológico e a necessidade de inserção na gestão de recursos hídricos em conjunto com as águas superficiais.

“No momento presente, o debate a respeito da potencialidade das águas subterrâneas para o suprimento das cidades do PCJ, nas suas diferentes finalidades, é muito importante. Assim como o desenvolvimento das ações para se ampliar e detalhar o conhecimento a respeito dos aquíferos da região, caracterizar as suas potencialidades e seus aspectos físico-químicos, bem como as demandas para o seu adequado monitoramento e gestão“, observa o Prof. Dr. Didier Gastmans, do CEA/Unesp.

De acordo com ele, as águas subterrâneas são uma importante reserva hídrica e podem contribuir para o abastecimento das cidades, sobretudo no momento em que a falta de chuvas e a escassez de água com qualidade é assunto cotidiano. O professor comenta que por causa da escassez de água o uso de águas subterrâneas aumentou suprindo a necessidade de muitas comunidades.

“Nesse caso inclui-se a população que vive nas bacias dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí e que totaliza cerca de 5,5 milhões de habitantes. Para essas pessoas, nos últimos sete anos, as águas subterrâneas passaram a ter destaque como fonte de suprimento“, explica Gastmans. Segundo ele, as águas subterrâneas representam menos de 10% do total de água captada nas bacias, porém esse percentual vem crescendo a cada ano, sendo que os usos mais significativos são no abastecimento urbano, na indústria e nas atividades rurais, respectivamente.

workshop-programacao_final

ARTIGOS RELACIONADOS

Aplicação de fósforo a lanço aumenta a eficiência do plantio de feijão

  Fernando Kuhnen Engenheiro agrônomo, doutor e professor titular da Faculdade Anhanguera de Dourados kuhnenf@gmail.com O feijoeiro é considerado uma planta exigente em nutrientes, em função do pequeno...

Adubação ideal para o mamoeiro

Os solos mais adequados para o desenvolvimento do mamoeiro são os de textura areno-argilosa, com pH variando de 5,5 a 6,7. Deve-se evitar os solos muito argilosos e os pouco profundos, assim como os localizados em baixadas, pelo fato de encharcarem com facilidade na época de chuvas intensas, sendo desfavoráveis ao desenvolvimento do sistema radicular do mamoeiro.

Adubação ideal para soja adensada

Claudinei Kappes, pesquisador da Fundação MT, desenvolveu um experimento para avaliar a necessidade ou não de dobrar a adubação da soja quando o plantio...

Workshop sobre Mogno Africano e Curitiba-PR

Capacite-se com as melhores práticas do IBF para produção de Mogno Africano 25 de outubro de 2014 - Sábado Das 09h às 12h Curitiba/PR.  (41) 4063-9414 Sobre o Workshop Objetivo: capacitar empresas...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!