17.6 C
Uberlândia
quinta-feira, julho 18, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioEventosVinícola Legado dá início às festividades da colheita da uva

Vinícola Legado dá início às festividades da colheita da uva

Divulgação

Já pensou vivenciar um amanhecer especial neste verão? Imagine a experiência de iniciar o dia com um passeio em um vinhedo e em meio ao frescor e os aromas da natureza e de uvas que acabaram de amadurecer, prontinhas para colher e serem saboreadas. E ainda com direito a uma bela mesa gastronômica e curtir a tarde em áreas sombreadas no bosque da Vinícola.

Assim será a Festa da Colheita promovida pela Vinícola Legado, em Campo Largo, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC). “O verão é a época de desfrutar dos frutos que cultivamos com muita dedicação e paixão, que servem de base para os produtos oferecidos aos nossos clientes e visitantes”, diz Heloise Merolli, fundadora e sócia-proprietária da Vinícola Legado. 

A Vinícola irá oferecer duas experiências distintas. Nos dias 21 e 22 de janeiro, das 10h30 às 16h, acontece o Amanhecer no Vinhedo, com a colheita de uvas bordô, em que cada visitante adulto pode levar um quilo de uva para casa. As uvas bordô são as tradicionais uvas tintas de mesa, de casca fina e delicada, deliciosas de se degustar ao pé e também usadas na fabricação de sucos Sapienza e na elaboração de doces e geleias. 

Já nos dias 4 e 5 de fevereiro será a vez da Colheita com Espumante, também das 10h30 às 16h. Nestes dias serão colhidas as uvas viníferas Merlot e Viognier, para produção do sempre premiado espumante Flair, em suas versões Rosé e Brancos, também com serviço de espumante no vinhedo incluso.

O passeio para a colheita das uvas começa na casa sede da Vinícola Legado, com as boas-vindas, explicações sobre o processo e entrega de kits que vão auxiliar a atividade. Nele o cliente recebe chapéu, avental, tesoura e cesta. Então, o grupo é guiado até o próprio vinhedo, onde serão acompanhados pelos proprietários da Vinícola e terão tempo para desfrutar da experiência e também fazer fotos desse momento tão especial.

O momento da colheita, segundo Heloise, é o mais importante do ano para a vinícola. “Todos os cuidados ao longo do ano mostram seu resultado nessa hora, toda a equipe fica muito feliz de poder compartilhar essa alegria. É lindo ver as pessoas contando histórias de seu vínculo com a uva e o vinho através dos avós,  por exemplo, uma vez que temos muitos descendentes de italianos que tinham o hábito de fazer vinho em casa. É bem gratificante ver as novas gerações podendo aproveitar esse momento.”

Ao retornar do vinhedo, os visitantes têm acesso a uma mesa gastronômica na sede da vinícola, repleta de delícias, como pernil desfiado, escabeche de carne, quiches, empanadas, mix de pães, salada de grãos e grega, caponatas, queijos, frios e folhado de chocolate. Além de toda a experiência, os participantes podem usufruir das áreas de bosques do winebar, que tem estrutura de pallets, futtons e redes.

O objetivo de oferecer esta interação com o vinhedo da Legado, revela Heloíse, é de valorizar a cada safra e a cada ano o que ele oferece em cada uma de suas castas. “Além disso, temos a missão de trazer as pessoas mais próximas da cultura do vinho. Fazemos isso três vezes ao ano, na Festa da Colheita, no lançamento das safras no inverno e no verão”, afirma a empresária. 

Os ingressos variam conforme o pacote escolhido e a idade do participante. Eles vão de R$ 90 a R$ 225. Crianças menores de 5 anos não pagam. Os ingressos podem ser adquiridos no hotsite do evento e costumam acabar rapidamente. 

ARTIGOS RELACIONADOS

Cultivares de atemoia – Qual escolher?

São conhecidas cerca de 15 cultivares de atemoia, das quais algumas foram introduzidas no Brasil. Dentre estas, as mais conhecidas e plantadas por aqui são Gefner e Thompson, sendo a cultivar Gefner mais plantada nas regiões norte e nordeste e a cultivar Thompson (a mais plantada no Brasil) nas regiões mais ao sul.

Mancha de phoma: Como identificar sua presença no cafeeiro?

AutoresCássio Pereira Honda Filho Doutorando em Fitotecnia – Universidade Federal de Lavras (/UFLA) cassiop.hondafv@gmail.com Mariana Thereza Rodrigues Viana Doutora em Fitotecnia – UFLA...

O checklist de uma floresta plantada

Os plantios florestais desempenham um papel de extrema importância do ponto de vista econômico, social e ambiental, não apenas no Brasil, mas em diversos países onde espécies exóticas de rápido crescimento foram introduzidas.

Conheça os diferentes pontos de colheita de tomates

Esta é a segunda matéria da Coprodução de conteúdos entre o Canal do Horticultor ...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!