Comprometida em promover a transformação
do setor por meio da digitalização, a Yara, líder mundial em nutrição de
plantas, anuncia sua entrada na ConectarAgro, uma associação civil sem fins
lucrativos que visa fomentar a expansão do acesso à internet nas áreas remotas
do Brasil, para conectar pessoas, máquinas e instrumentos, viabilizando a
Internet das Coisas (IoT) na agricultura. O ingresso está em linha com as
últimas movimentações da empresa, que lançou neste ano suas plataformas
digitais para comercialização online de soluções nutricionais e a aquisição de
parte da Orbia.
“Ampliar a conectividade no campo é
fundamental para acelerar a transformação do setor e, consequentemente, para a
promoção de melhorias sociais que somente a inclusão digital possibilita. Por
isso, investimos cada vez mais em inovação aberta e ferramentas digitais
inovadoras e eficientes em termos de recursos para que os agricultores possam
produzir mais, otimizando os recursos que já têm e assim, cultivar um futuro
alimentar positivo para a natureza com escolhas inteligentes e de baixo
carbono”, comenta Chantal Ghannam, diretora de Soluções Digitais da Yara
Brasil.
Formada por grandes empresas do
agronegócio e da área de tecnologia, a associação ConectarAGRO tem como missão
ampliar a conectividade nas áreas remotas e transformar a eficiência do
agronegócio, promovendo a inclusão digital para quem vive no campo. “Um
dos grandes diferenciais da Associação ConectarAGRO é a diversidade das
empresas associadas, numa iniciativa inédita de cooperação com o mesmo
objetivo: conectar máquinas, coisas e pessoas. Novos integrantes, como a Yara,
poderão contribuir positivamente para a conectividade e outras soluções
importantes que irão compor o ecossistema no meio rural, trazendo novas alternativas
para aumentar eficiência, produtividade, controle de custos e a melhoria
contínua da operação”, afirma Gregory Riordan, presidente da Associação
ConectarAGRO.
Até 2021, a Associação já possibilitou a
conexão de mais de 600 mil pessoas no campo, em mais de 220 cidades em oito
estados do Brasil e mais de 25 mil quilômetros de rodovias e estradas, o
equivalente a mais de seis milhões de hectares conectados.
Estratégia de digitalização da Yara
A Yara está focada em se firmar como a
principal parceira de agricultores e cadeia de produção de alimentos de
forma sustentável por meio de iniciativas com base na digitalização. A empresa
anunciou neste ano o objetivo de, até 2025, alcançar 25% do total das vendas de
produtos no Brasil por meio das plataformas digitais.
Recentemente, a companhia passou a
comercializar seus insumos online por meio de duas plataformas digitais, o
E-commerce e o marketplace Orbia. O objetivo é colaborar para a experiência do
cliente, com novas formas de acesso às soluções nutricionais da empresa e
proporcionar mais visibilidade e alcance aos canais parceiros, cooperativas e
revendas. Em ambos os canais online, o consumidor pode selecionar o produto que
deseja, de forma autônoma e contar com suporte e assistência da Yara.
Além disso, a Yara lançou em março o Boa Colheita Produtores Rurais, seu programa de relacionamento com clientes. O Programa disponibiliza aos clientes pontos que podem ser trocados por serviços e soluções na plataforma de marketplace da Orbia. Para participar, basta realizar a compra de qualquer insumo da marca em um dos canais de vendas físico ou online e cadastrar a nota fiscal no Programa Boa Colheita Produtores Rurais pelo site Orbia. Todo o regulamento pode ser conferido no site: www.orbia.ag/parceiros/yara-brasil.
Sobre a Yara
A Yara, líder
mundial em nutrição de plantas, cultiva conhecimento para alimentar o mundo e
proteger o planeta de forma responsável. Para concretizar esses compromissos,
desenvolve ferramentas agrícolas digitais destinadas à agricultura de precisão
e trabalha em estreita colaboração com seus parceiros em toda a cadeia de valor
de alimentos. Fundada na Noruega, em 1905, para resolver a emergente crise de
fome na Europa, está presente no mundo todo, com mais de 17 mil colaboradores e
operações em mais de 60 países, com um objetivo comum: ser a empresa de
nutrição de plantas do futuro. Em 2020, a companhia passou a adotar uma nova
estrutura global organizacional, com operações direcionadas para suas unidades
regionais (Américas, Europa, Ásia/África), uma unidade de Plantas
Globais/Excelência Operacional, e uma nova função de Farming Solutions,
refletindo maior foco no cliente.No Brasil, a Yara está presente em todos os
principais polos agrícolas – são 5 unidades de produção de fertilizantes e
misturadoras em mais de 20 cidades, além de 2 escritórios corporativos. Com 6,2
mil colaboradores, a empresa busca desenvolver soluções nutricionais
sustentáveis para todos os perfis de produtores e culturas, colaborando com o
crescimento da agricultura e o protagonismo do país no desafio de alimentar uma
população mundial crescente. Desde que se instalou no Brasil, na década de 70,
a Yara vem trabalhando para fomentar a produção nacional de fertilizantes,
reduzindo a dependência de importação de matéria-prima e, consequentemente, o
custo final dos insumos ao produtor. A companhia também fornece soluções
industriais para a redução de poluentes, melhorando a qualidade do ar das
cidades.