24.6 C
Uberlândia
quinta-feira, novembro 21, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioNotíciasPesquisa técnica auxilia produtores na escolha do híbrido de milho 

Pesquisa técnica auxilia produtores na escolha do híbrido de milho 

Fundação Rio Verde/Divulgação

A escolha do híbrido de milho merece toda a atenção do agricultor. Para orientar o produtor a fazer o investimento correto dos híbridos que irá plantar, a Fundação de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico Rio Verde (Fundação Rio Verde) realiza, todos os anos, a avaliação dos híbridos de mercado e lançamentos. 

Além de escolher sementes com alto vigor, o produtor deve estar sempre atento às características dos materiais mais adaptados à sua região. A pesquisa de competição de híbridos de milho – segunda safra 2021/2022 – avaliou 32 híbridos de milho em médio e alto investimento.  

A Fundação Rio Verde analisou as condições climáticas, manejo de pragas e adubação. O resultado apontou que: “Diferentemente do esperado, o manejo com menor aporte de nutrientes e fungicidas apresentou os melhores resultados produtivos, diversos fatores podem ter influenciado esse resultado, entre eles as condições climáticas adversas e o maior ataque de cigarrinhas nos híbridos com manejo de alto investimento, o que prejudicou o peso dos grãos e a produtividade”.  

O aumento de ataque de cigarrinhas nas lavouras de Mato Grosso é um dos fatores observados. “De maneira geral não encontramos dificuldades no manejo de percevejos e lagartas, porém, a incidência de ataque de cigarrinhas tem aumentado em relação às últimas safras, neste ano foram observados maiores sintomas de enfezamento nos híbridos com o manejo de alto investimento, em média a porcentagem de plantas com sintomas foi 4 vezes maior, o que pode ter favorecido o aumento de plantas quebradas e acamadas”.  

LEIA TAMBÉM:

Pesquisador do Setor de Fitotecnia e Plantas Daninhas da Fundação Rio Verde, Rodrigo Pengo Rosa explica que essa pesquisa é para tentar identificar qual é o híbrido de milho mais recomendado para a região de Mato Grosso, na questão do manejo nutricional e fungicidas para cada material.  

“São informações muito importantes que a Fundação Rio Verde passa ao produtor como forma de ajudá-lo a escolher o que ele irá plantar na próxima safra. Qual híbrido é suscetível e resistente a cigarrinha e a produtividade de cada material, qual irá produzir mais nessas condições”, frisou o pesquisador. 

A Fundação Rio Verde é credenciada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) para realização de ensaios. 

ARTIGOS RELACIONADOS

O que vai acontecer com o milho: Hedgepoint analisa importações, exportações e cenário atual

Importações, exportações e situação atual "Muito se tem falado sobre as atuais compras de soja na China, onde o gigante asiático tem comprado volumes acima...

Milho safrinha

O cultivo de milho de segunda safra, conhecido como milho safrinha, já é ....

Safra 23/24 de soja e milho nos EUA

Confira projeções e análises de produção e produtividade da hEDGEpoint Global Markets

Tecnologias biológicas fortalecem o combate à cigarrinha-do-milho

Abramilho alerta para controle da praga desde as etapas iniciais da cultura e Vittia destaca atuação dos biológicos no manejo integrado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!